A geografia, história e diversidade do Espírito Santo são refletidas em sua gastronomia, que tem muito a oferecer além das tradicionalíssimas e deliciosas moqueca e torta capixabas. Pensando nisso, selecionamos restaurantes para que sua viagem seja completa, cheia de novas experiências e muito saborosa. Confira:
Descubra o interior do Espírito Santo
Espírito Santo e a encantadora Rota do Lagarto
A diversidade do Espírito Santo
Sob o comando dos chefs Bárbara Verzola e Pablo Pavón, a proposta do Soeta é de uma cozinha contemporânea e divertida. Além dos pratos individuais, clientes podem optar pelo menu degustação, composto por trinta pequenas porções. As receitas privilegiam os ingredientes locais e a apresentação dos pratos é uma atração à parte. Uma ótima pedida para amantes da gastronomia e de novos sabores, como camarão de água doce combinado com pedaços de barriga de porco assados, acompanhados por toranja, purê e espuma de limão-siciliano.
Página no Facebook: Facebook.com/RestauranteSoeta
Comandado por pai e filho, Osmar e Ricardo Bodevan, o restaurante tem ambiente simples, é decorado com quadros pintados pelo próprio Osmar e tem clima familiar e aconchegante. Desde 1967, conta com um cardápio à base de frutos do mar, incluindo a moqueca capixaba. O camarão no coco, porém, é a estrela da casa. A começar pela linda apresentação desse prato que é a cara da tropicalidade. O prato é composto por dois cocos recheados com camarão, acompanhados de arroz e batata palha caseira.
Página no Facebook: Facebook.com/RestauranteAtlantica
No ano de 1966, em uma antiga vila de pescadores do balneário de Guarapari, a Dona Idalina Vieira e o Senhor Nhozinho Matos inauguraram o Gaeta, restaurante popular entre moradores e turistas. A combinação de pratos gostosos e atendimento acolhedor garantem a popularidade do local, mas o fato de estar situado em uma das praias mais badaladas da cidade, Meaípe, também ajuda.
Dezesseis versões da internacionalmente famosa moqueca capixaba aparecem no cardápio da casa. Porém, existem outras opções no menu, como lagosta gratinada envolta em purê de batata e acompanhada por arroz, pirão e moquequinha de banana. Os pratos, bem servidos, podem ser divididos por duas ou mais pessoas dependendo do tamanho da fome.
Página no Facebook: Facebook.com/Gaeta
Ao passar pela cidade de Domingos Martins, na região serrana do estado capixaba, os alemães deixaram sua marca. Construções em estilo enxaimel e restaurantes servindo salsichões, chucrutes e outras iguarias germânicas são comuns na cidade.
Exemplo disso é o Restaurante e Choperia Fritz Frida. O cardápio tem boa variedade de pratos com salsichões, mas a especialidade da casa é o Kassler: bisteca suína grelhada, acompanhada de salsicha, batata, chucrute e banana-passa. Para acompanhar, são servidos chope e cervejas de rótulos nacionais e importados, além de outros refrescos.
Página no Facebook: Facebook.com/FritzFridaRestaurante
Com título de primeira colônia de imigrantes italianos no Brasil, a cidade de Santa Teresa, a 80 km da capital Vitória, não poderia deixar de oferecer opções deliciosas de restaurante – muitas delas evidenciando a história da cidade.
O Cafe Haus, comandando pela chef Kamila Zamprogno com maestria, fica em uma casa repleta de personalidade. Entre os queridinhos da clientela está o risoto de cogumelos acompanhado de filé mignon, mas o arancini (bolinho de risoto) com queijo brie também é de dar água na boca. Para fechar a refeição com chave de ouro, que tal um semifreddo com caramelo, farofa de amaretto, geleia de frutas vermelhas e telha de amêndoas?
Página no Facebook: Restaurante Cafe Haus
Refrescar-se com picolé na praia é um programa tradicional dos brasileiros. O diferencial está nos sabores capixabas bem típicos, encontrados nas praias do Espírito Santo, como picolé de cuscuz de tapioca, pé de moleque, chiclete e o bastante popular picolé de coco com abóbora. Procure pelos carrinhos vendendo a marca Ajellso .
Site: ajellso.com.br/
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL