Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis

Basilica Nossa Senhora do Pilar Ouro Preto Minas Gerais Credito editorial Luis War shutterstock 1722293605

Ouro Preto tem alguns dos principais pontos turísticos de Minas Gerais: Basílica Nossa Senhora do Pilar | Crédito editorial: Luis War/Shutterstock.com

“Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais”. Não é por acaso que a canção de Tonico & Tinoco afirma que o estado é inesquecível. Afinal, o território mineiro é uma excelente pedida para aventura, lazer, ecoturismo, cultura, gastronomia de primeira e muito, muito mais. Em linhas gerais, reúne todos os atributos para uma viagem incrível do começo ao fim.

Procurando estacionamento perto do Aeroporto de Confins (MG)? Confira um comparativo de preços

Para provar que estamos falando a verdade, a gente te convida a pegar uma carona neste post e a conhecer alguns lugares para viajar em Minas Gerais. Preparado? Então vamos lá!

Atenção: a vontade de viajar vai bater forte ao ler este post, mas, no momento, importante mesmo é se cuidar. Sendo assim, aproveite este tempo para planejar a sua próxima aventura e coloque seus planos em prática mais pra frente. Em todo o caso, consulte um agente de viagens, combinado? 😉

Lugares para viajar em Minas Gerais

1. Belo Horizonte

Belo Horizonte - Minas Gerais | Crédito: Luis War / Shutterstock.com

Igreja São Francisco de Assis, também chamada de Igreja da Pampulha – Belo Horizonte – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com/Luis War

É lógico que a capital mineira não poderia ficar de fora da lista, né? Acima de tudo, Belo Horizonte é a porta de entrada para muitos tours pelo estado. Porém, a cidade conta, ainda, com muitos pontos turísticos, excelentes atrações naturais e uma série de obras arquitetônicas projetadas por Oscar Niemeyer. Portanto, já sabe: câmera ou celular sempre a postos, porque sempre vai haver algo para fotografar.

O que fazer em Belo Horizonte: 5 dicas para curtir a capital mineira

O que não pode ficar de fora da lista: Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Inhotim, Museu de Artes e Ofícios, Igreja São Francisco de Assis, Praça da Liberdade e Mercado Central.

2. Ouro Preto

Pontos turísticos deMinas Gerais - Ouro Preto - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Igreja Nossa Senhora do Carmo – Ouro Preto – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com/Sergio Shumoff

Famosa por sua arquitetura colonial, Ouro Preto está em uma das principais áreas do chamado ciclo do ouro. A apenas 95 km da capital mineira, foi fundada em 1711 e é considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1980. Mantendo viva sua rica história por meio de seus casarões e monumentos pra lá de incríveis – os quais rendem belos cliques, aliás –, a cidade tem alternativas de sobra para você incluir no roteiro. Ou seja: alguns dos principais pontos turísticos de Minas Gerais ficam no destino.

O que fazer em Ouro Preto: 10 motivos para conhecer a cidade mineira

O que não pode ficar de fora da lista: centro da cidade, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Praça Tiradentes, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Matriz Nossa Senhora da Conceição, Igreja São Francisco de Assis, Museu do Aleijadinho e Museu da Inconfidência.

3. Tiradentes

Tiradentes - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de curtir muita história? Então guarde bem este nome: Tiradentes – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com/Diego Grandi

Figurando entre as prediletas de quem visita Minas Gerais, Tiradentes encanta com sua história, artesanato e ruas de paralelepípedo, bem como com sua coleção de casas coloniais. É perfeita para aqueles que querem curtir uma vibe tranquila, já que é o lugar ideal para passear sem pressa. Tiradentes também é bastante fotogênica, então aproveite para fazer muitos cliques.

O que não pode ficar de fora da lista: centro histórico, Largo das Forras, Rua Padre de Toledo, Igreja Matriz de Santo Antônio, Igreja Santíssima Trindade, Museu de Sant’Anna, Museu Casa Padre Toledo, Passinhos (capelinhas que reproduzem as cenas da Paixão de Cristo, sendo seis ao todo) e Museu da Liturgia.

4. Monte Verde

Pontos turísticos de Minas Gerais Centro de Monte Verde - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com/Daniella Cronemberger

Centro de Monte Verde – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com/Daniella Cronemberger

Em meio a paisagens verdes compostas por araucárias, pinheiros, eucaliptos e cachoeiras, por exemplo, Monte Verde tem tudo a ver com viagens a dois. Parte do distrito de Camanducaia e a cerca de 1.500 metros de altitude, esbanja influências europeias. Por isso mesmo, um dos atrativos da cidade fica por conta da arquitetura, que traz a herança dos primeiros imigrantes, os letos, sendo possível encontrar construções no estilo alpino (que correspondem aos chalés de madeira). Caso esteja se programando para conhecer os principais destinos e pontos turísticos de Minas, Monte Verde precisa fazer parte da sua rota.

O que fazer em Monte Verde, em Minas Gerais

O que não pode ficar de fora da lista: a trilha da Pedra Redonda, Pedra Partida, Pico do Selado, Mirante do Aeroporto, Cachoeira dos Pretos, Chapéu do Bispo e Orquidário. Para uma experiência completa, não deixe de conhecer as várias galerias e, ao mesmo tempo, de se deliciar com a gastronomia local. Em outras palavras, nada de dieta durante essa viagem, hein?

5. Capitólio

o que fazer em Capitólio

Lago de Furnas – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com/By Drone Photos Videos

Localizada no centro-oeste do estado e agraciada com diversos atrativos naturais, não é nem um pouco complicado decidir se compensa ou não ir para Capitólio. Isso porque o local dá um show de beleza, com cenários naturais que incluem cânions com mais de 20 metros de altura, grutas, exuberante vegetação e cachoeiras. Enfim, difícil mesmo é saber por onde começar a curtir esse pedacinho brasileiro que é perfeito para ficar em contato com a natureza.

O que não pode ficar de fora da lista: Lagoa Azul, Mirante dos Cânions, Paraíso Perdido, Lago de Furnas, Cachoeira Fecho da Serra, Morro do Chapéu, Trilha dos Macacos e a Cascata Eco Parque.

6. São Tomé das Letras

Cachoeira Paraíso - São Thomé das Letras - Minas Gerais | Crédito: Divulgação Departamento de Turismo de São Thomé das Letras

Cachoeira Paraíso – São Thomé das Letras – Minas Gerais | Crédito: Divulgação Departamento de Turismo de São Thomé das Letras

Por fim, no sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, São Thomé das Letras atrai uma série de turistas por conta de seu clima místico e estilo alternativo. A cidade fica a cerca de 1.440 metros de altitude e foi construída em cima de um depósito de quartzito. Pode ser uma excelente opção se você estiver a fim de recarregar as energias e visitar um destino diferente.

Por que visitar São Tomé das Letras (MG): confira 9 motivos

O que não pode ficar de fora da lista: gruta São Thomé, Igreja Matriz, Casa da Pirâmide (Parque Municipal Antônio Rosa), Cruzeiro, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Cachoeira do Paraíso e, claro, a Gruta do Carimbado, ponto que muitos acreditam que serve de travessia até Machu Picchu.

E você, já foi para essas cidades ou pretende conhecer esses pontos turísticos de Minas Gerais em breve? Então conta pra gente nos comentários, já que assim você pode ajudar a tirar as dúvidas de outras pessoas. E, se for viajar, consulte um agente de viagens, viu? Dessa forma você garante um passeio bem tranquilo.

4 Comentários

  1. Maria disse:

    Ótimas dicas, obrigada.

  2. Maria disse:

    Lugares maravilhosos, parabéns.

  3. Maria disse:

    Gostei muito das dicas. muito obrigada.

  4. Maria disse:

    Só lugares lindos ,parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0