O que fazer em Torres, no Rio Grande do Sul

torres shutterstock 1520727314

Vista da Praia da Guarita, uma das mais famosas de Torres (RS) l Crédito: Shutterstock

Fazendo divisa com Santa Catarina, Torres é a última cidade ao norte do Rio Grande do Sul. Além de possuir algumas das praias mais bonitas do estado, a região possui falésias rochosas que compõem as belas paisagens da cidade. De antemão, fique sabendo que este é um destino imperdível para quem visita a região. Apesar de ser uma cidade praiana, há muitas outras opções de o que fazer em Torres. Contudo, ter na ponta da língua os principais points e paradas obrigatórias por lá, faz toda a diferença na viagem. Sendo assim, o Segue Viagem resolveu listar as principais dicas de o que fazer em Torres. Vamos lá? 

Como escolher o carro ideal para uma road trip
Viagens curtas para sair da rotina 

O que fazer em Torres (RS): confira os melhores points para a sua viagem 

torres shutterstock 1625980363

Vista aérea de Torres (RS), na região do Molhes da Barra em meio ao Rio Mampituba l Crédito: Shutterstock

A primeira dica é: Torres pode ser visitada durante todo o ano, uma vez que possui os mais variados tipos de atrações. Entretanto, caso queira aproveitar para tomar banho de mar, a pedida é tentar ir entre dezembro e março, quando a temperatura é mais alta e o mar também não fica tão gelado.  

6 lugares para passear no Rio Grande do Sul 

Além disso, já fique sabendo que o aeroporto mais próximo é o de Jaguaruna a 120 km de distância. Entretanto, ele não possui muitas opções de voo. Sendo assim, a nossa dica é que o acesso seja feito de carro. Tanto para quem vem de Santa Catarina, ou seja, do Norte, quanto para vem do Sul, o caminho é pela rodovia federal BR-101. 

Agora sem mais delongas, vamos logo descobrir o que fazer em Torres, no Rio Grande do Sul! 

Passear pelo Rio Mampituba 

torres shutterstock 1625983411

Recorte do Rio Mampituba, em Torres (RS) l Crédito: Shutterstock

Como já falamos no início deste post, Torres está na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e é justamente o Rio Mampituba que faz a divisa dos dois estados. Sendo assim, não deixe de conhecer as paisagens à beira do rio, além de caminhar sem pressa pelas redondezas. 

De carro pela Serra Gaúcha: saiba o que fazer em Gramado e Canela 

Mas não é só isso, não. Ao rodar por lá, você vai encontrar a Ponte Pênsil, feita de arame. É possível atravessá-la e chegar em Santa Catarina no município de Passo de Torres. Além disso, no encontro do Rio Mampituba com o mar, está o Molhes da Barra. São mais de 500 metros de extensão, que servem para proteger a foz do rio, além de ser ponto de pesca e caminhada. E o mais legal: se você estiver com sorte, dá até para avistar os golfinhos pulando no mar. 

Visitar a Praça João Neves de Fontoura 

Localizada na Avenida Silva Jardim, a Praça João Neves de Fontoura também merece estar na sua lista de o que fazer em Torres. Por lá, você vai encontrar o letreiro de Torres, um dos cartões postais da cidade. Além disso, a praça está localizada em uma bela região da cidade, com edifícios altos e modernos ao redor. Com muitas flores e bancos espalhados, a praça é o point perfeito para um piquenique em família no final da tarde. 

Conhecer a Lagoa do Violão 

Com formato parecido com o instrumento, a Lagoa do Violão fica na Rua José Maia Filho e é mais um dos lugares obrigatórios para visitar em Torres. Se você curte caminhada e passeios ao ar livre, não deixe de dar uma passadinha por lá. Além de passeios a pé, lá também é possível apreciar a bela vista da região e aproveitar a estrutura presente.  

Ir para a Ilha dos Lobos 

Este passeio é perfeito para os amantes de natureza e, acima de tudo, dos animais. Isso porque a Ilha dos Lobos, nada mais é do que uma Unidade de Conservação e refúgio de lobos marinhos, por isso o nome. Além dos lobos, os leões marinhos também utilizam esta ilha para descanso em suas rotas migratórias. Anote aí: para chegar lá, é necessário fazer um passeio de barco e contornar a ilha. Um passeio imperdível, diz aí! 

Ver de perto o Morro do Farol 

torres shutterstock 1625982700

Recorte do Morro do Farol, em Torres (RS) l Crédito: Shutterstock

Este é um dos pontos turísticos mais famosos de Torres, uma vez que o Morro do Farol promove uma das vistas mais bonitas da região. O morro é a última falésia ao norte, que fica praticamente no centro da cidade. Se você gosta de aventurar e boa caminhada, anote aí: é possível realizar a subida para o morro pelas ruas Antonio Picoral ou pela rua Silvio Sartori. 

Melhores destinos para lua de mel no Brasil: confira 5 dicas 

Além disso, fique sabendo que lá de cima é possível realizar voos de parapente. Mas, se você não é muito chegado à adrenalina, o espaço também possui bancos, gramado e estacionamento gratuito para carros. E, quando você estiver lá em cima, irá conseguir avistar a Praia da Cal, Praia Grande, a Prainha e o Morro do Meio. Sendo assim, uma boa câmera fotográfica é mais que um item obrigatório neste passeio! 

Conhecer o Museu Histórico de Torres 

Curte museu? Então não deixe de inserir a visita ao Museu Histórico de Torres na sua lista de o que fazer quando estiver por lá. Tendo como principal objetivo propagar a cultura do município, o museu foi construído na década de 40 e foi erguido para ser a prefeitura local. Entretanto, em 2016, o prédio deixou de ser a sede da prefeitura e virou um museu com um acervo diversificado que conta a história e acontecimentos importantes de Torres. Lembra da Lagoa do Violão? Pois então, o museu fica bem pertinho de lá. Sendo assim, já aproveite para conhecer esses dois points. 

Passar o dia no Parque Estadual da Guarita 

torres shutterstock 1521459959

Trecho do Parque Estadual da Guarita em Torres (RS) l Crédito: Shutterstock

O Parque Estadual da Guarita é uma unidade de conservação supercompleta que dá acesso à Praia da Guarita e aos penhascos à beira-mar. Por lá, você vai encontrar um dos cenários mais incríveis da região. Composto por ciclovias, banheiros e restaurante, o parque possui uma infraestrutura completa para preencher um dia inteiro de passeio. A nossa dica é pegar um mapinha na entrada do parque e desbravar tudo que o local tem a oferecer.  

O que fazer e onde se hospedar no Sul do Brasil 

Há, ainda, algumas atrações que você não pode deixar de conhecer, como por exemplo a Torre do Meio. Ao subir as escadarias, você irá se deparar com uma vista sensacional. Além disso, no local há espaços para piquenique e para curtir um belo pôr do sol. Outro ponto que merece a sua atenção é a Praia da Guarita, onde você vai conseguir chegar bem perto da Torre Sul e da Torre da Guarita, compostas por formações rochosas de tirar o fôlego. Além disso, na praia há uma passarela e uma escada que permite que os visitantes subam nas pedras e na montanha. 

Visitar algumas das principais praias de Torres 

torres shutterstock 1625981878

Vista aérea da Praia do Cal, em Torres (RS) l Crédito: Shutterstock

Vale a pena destacar que as praias de Torres são em mar aberto. Sendo assim, é preciso de cuidado, uma vez que as ondas costumam ser fortes e há alguns pontos que podem ser mais perigosos. Entretanto, as praias são lindas e promovem um delicioso banho de mar. Pensando nisso, o Segue Viagem resolveu reunir algumas dicas sobre as principais praias no destino. Se liga! 

Basicamente, há cinco praias mais famosas na região: Praia dos Molhes, Praia Grande, Prainha, Praia da Cal e a Praia da Guarita, e todas elas estão próximas umas das outras. Sendo assim, não será tão difícil conseguir encaixá-las no seu roteiro, assim como é bem possível conhecer todas elas. 

Afinal, o que fazer em Gramado (RS)? Dicas e diferenciais da cidade 

A Praia dos Molhes, por exemplo, é uma sequência da Praia Grande, localizada no extremo esquerdo da cidade. Além de ser muito procurada por surfistas e pescadores, ela também é bastante indicada para banho. Já a Praia Grande é a maior de todas e costuma receber um grande número de turistas durante o ano. Com três km de extensão, o mar possui boas ondas e águas limpas, além de contar com uma excelente infraestrutura turística. 

torres shutterstock 1520727314

Vista da Praia da Guarita, uma das mais famosas de Torres (RS) l Crédito: Shutterstock

A Prainha está localizada no centro de Torres e possui 500 metros de extensão. Com muitas pedras em sua orla, essa praia é procurada por famílias que desejam curtir um bom banho de mar, além de praticar esportes aquáticos. Já a Praia da Cal, entre o Morro do Farol e o Morro do Meio, é uma das melhores opções para a prática do surf 

6 dicas de passeios de trem pelo Brasil 

Por último, mas não menos importante, a Praia da Guarita, é um dos cartões postais mais famosos de Torres, sendo considerada uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Sul. Com apenas 200 metros de extensão, ela está localizada entre duas falésias. A praia faz parte da área de proteção ambiental do Parque da Guarita, que já citamos aqui. Mas fique ligado: apesar de o mar poder ser utilizado para banho, é preciso tomar cuidado com as ondas mais fortes. 

torres shutterstock 1082651492

Recorte do pôr do sol no Parque Estadual da Guarita, em Torres (RS) l Crédito: Shutterstock

E aí, gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Torres? Ficou com vontade de realizar essa viagem pra ontem, né? Então entre em contato com um(a) agente de viagens. Desse jeito, você não só terá acesso as melhores ofertas, como irá resolver tudo com muito mais conforto e segurança. Além de, claro, realizar uma trip livre de perrengues. Partiu? 

Rota do Vinho: conheça o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0