Acima de tudo, vale a pena ter em mente o que fazer em Cabo Frio (RJ), um dos principais nomes da Região dos Lagos | Crédito: Shutterstock
A maior cidade da Região dos Lagos é, também, dona de uma coleção impressionante de belas praias. Fazendo jus à sua fama, oferece a dose certa de natureza e de infraestrutura, brindando os(as) visitantes com conforto e ar puro, facilidades e paisagens de tirar o fôlego.
O que fazer na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro
Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos
Nunca foi pra lá? Então que tal descobrir agora mesmo o que fazer em Cabo Frio e já começar a sonhar com a próxima viagem? Deixe tudo planejado desde já com o(a) seu(sua) agente de viagens e embarque rumo a esse paraíso o quanto antes! Você merece 🙂
Vista aérea da linda Praia das Conchas, em Cabo Frio | Crédito: Shutterstock
Em um lugar onde o mar dita as regras o primeiro item deste post não poderia ser diferente. Apesar de Cabo Frio ter muitas praias, algumas acabaram se tornando mais populares do que as outras. A Praia do Forte, por exemplo, é a mais conhecida da cidade e, por isso mesmo, é um dos seus cartões-postais. Tem aquela vibe de praia da Cidade Maravilhosa, com hotéis e prédios à beira-mar e inúmeros quiosques. Isso sem mencionar a faixa de areia branca e a água superlimpa, ótima para banho. Se não se importar de caminhar um pouco, de lá você acaba chegando à Praia das Dunas, cuja beleza é realçada pela formação de – adivinhe só! – dunas.
Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos
A Praia do Peró, por outro lado, tem um mar mais agitado, motivo pelo qual atrai bastante surfista. Porém, ainda assim é excelente para famílias e costuma ser mais sossegada que as demais mesmo durante a alta temporada. Assim como a Praia do Forte, também é servida por quiosques. Ah, quer saber duas coisas muito legais sobre ela? Peró tem banheiros e rampas adaptados para pessoas com deficiência e é vizinha da bela Praia das Conchas. Ou seja: não tem como não dar uma esticadinha até lá e curtir sua água calma. Dali, inclusive, dá pra fazer trilhas no Morro do Vigia e na Ponta do Arpoador. De ambas as trilhas a vista que se tem é linda, sobretudo ao pôr do sol.
Outra dica de o que fazer em Cabo Frio é curtir a Praia do Foguete, especialmente se você surfar. Pertinho de Arraial do Cabo, quase na divisa entre os dois destinos, a praia impressiona com os tons de azul do mar e, de quebra, conta com quiosques e restaurantes.
Por falar na Praia do Foguete, é no bairro de Foguete, na estrada para Arraial do Cabo, onde fica o Parque das Dunas. Área de Proteção Ambiental – o que significa que o local é protegido por lei –, o parque, conforme o nome já entrega, exibe um belíssimo conjunto de dunas. A mais famosa é a Dama Branca, de 33 metros de altura, a maior duna isolada da região Sudeste. Sob a sua imensidão de areia existe um manancial de água doce, o que torna a Dama Branca de importância vital para a sua proteção.
Dica: aproveite o lugar para tirar muitas fotos, porque a paisagem é espetacular, e para se divertir no esquibunda.
Canal de Itajuru, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro | Crédito editorial: LuizSouza/Shutterstock.com
Quem se amarra em passeios de barco precisa, necessariamente, visitar o Canal do Itajurú. Isso porque ali é o ponto de partida para as ilhas Redonda, Comprida e dos Papagaios, por exemplo. As embarcações atracadas dão um charme ao local, mas a região vai muito além: é lotada de restaurantes, sorveterias e cafeterias. Portanto, reserve um tempinho para explorar o entorno.
O que fazer em Arraial do Cabo (RJ) + melhor época para ir
Recorte da Ilha do Japonês, um dos lugares mais procurados de Cabo Frio, no Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock
Tá a fim de mais uma dica certeira de o que fazer em Cabo Frio? Pois então aqui vai: visitar a Ilha do Japonês. A água, em tons muito claros de azul e verde, é bem tranquila e rasa, o que a torna ideal para famílias com crianças. Ali dá pra brincar de stand-up paddle e fazer passeios de caiaque, assim como curtir a vista, emoldurada pela vegetação nativa. Se estiver planejando conhecer a Ilha do Japonês, lembre-se de ir cedo pra lá, pois ela costuma lotar rapidinho e o ideal é ir antes de a maré subir.
Se você ama fazer compras, preste atenção neste nome: Rua dos Biquínis. Afinal, ela tem tudo pra ser um dos seus points favoritos. Dispondo de bons preços (fique de olho nas promoções, hein!) e mais de 150 lojas, tem de tudo um pouco, mas o forte, claro, são as roupas de banho. Enfim, vale dar uma voltinha para conhecer e também garantir itens novos para o seu guarda-roupa.
Além de ser uma herança dos tempos do Brasil Colônia, o Forte São Mateus tem uma das melhores vistas de Cabo Frio | Crédito editorial: Julio Ricco/Shutterstock.com
Logo ao lado da Praia do Forte fica o Forte São Mateus, construído no século 17 – mais precisamente em 1620 – para proteger a região de possíveis invasões estrangeiras. Este se receio se devia à grande quantidade de pau-brasil da região e ao acentuado interesse de franceses, holandeses e ingleses. Um point e tanto para os(as) visitantes que amam história, o forte tem canhões preservados, os quais acabam virando um bom cenário para fotos. Além disso, descortina uma bonita vista panorâmica. Olha aí mais uma dica porreta de o que fazer em Cabo Frio!
Dica de roteiro: o que fazer no Rio de Janeiro (RJ) em 2 ou 3 dias
Igreja de São Benedito, um dos ícones do bairro da Passagem, em Cabo Frio | Crédito: Shutterstock
Embora as praias sejam as estrelas de Cabo Frio, o charmoso destino tem ainda outra carta na manga, que atende pelo nome de Bairro da Passagem. O local não só foi o primeiro reduto de povoação portuguesa da região, como ainda é um dos vilarejos mais antigos do país. Não é à toa, portanto, que suas construções históricas, que guardam os traços da arquitetura colonial, atraiam a atenção de tanta gente.
Sabe o Canal do Itajurú, que a gente já comentou aqui? Pois é, o bairro da Passagem fica às margens dele. Suas ruas estreitas, repletas de casarios antigos e de calçamento irregular, são como uma viagem no tempo. Inclusive, vale a pena também visitar a Igreja de São Benedito, construída por escravos no século 18. À noite, a região ganha ainda mais vida com os bares e restaurantes.
Antes de qualquer coisa, nenhuma ida a Cabo Frio (RJ) é completa sem uma passagem pela Ilha dos Papagaios | Crédito: Shutterstock
Se amarra em passear de barco? Então não pense duas vezes e vá à Ilha dos Papagaios. A cerca de 8 km de barco do centro de Cabo Frio, esbanja vegetação e biodiversidade tanto na água (de tonalidades incríveis) quanto na terra. Isso porque o destino é muito bem preservado e não é nada incomum ver tartarugas e peixes das mais variadas espécies, além de maitacas (ave similar ao papagaio), motivo pelo qual a ilha leva este nome.
Dicas de viagem para praticar esportes: 12 destinos pelo Brasil
Ao mesmo tempo, a região dispõe de diversos pontos de mergulho, com profundidades que variam de 18 a 40 metros. Entretanto, atenção: apenas embarcações autorizadas conseguem acessar a Ilha dos Papagaios, OK?
Sim, muito provavelmente você está pensando exatamente nisso: os Lençóis do Peró fazem referência aos icônicos Lençóis Maranhenses. Sendo assim, já dá pra ter uma ideia de como é este refúgio natural, não é? Localizado a apenas 8 km do centro de Cabo Frio, os Lençóis do Peró correspondem a uma região totalmente preservada com dunas e piscinas naturais de água doce.
Além da Cidade Maravilhosa: para onde ir no estado do Rio de Janeiro
O cenário lembra um deserto em pleno litoral. Dessa forma, garanta uma boa câmera fotográfica para registrar tudo. Além disso, uma boa dica é aproveitar para contemplar um belíssimo pôr do sol enquanto estiver nesta região privilegiada.
Se animou e não vê a hora de incluir os Lençóis do Peró na sua listinha de o que fazer em Cabo Frio, né? Contudo, para chegar lá recomenda-se estar com um(a) guia, já que é preciso encarar uma trilha de mais ou menos 1h30 e pode ser complicado fazer isso sozinho(a).
A Praça das Águas fica na Avenida do Contorno, em frente à Praia do Forte (foto)| Cabo Frio, Região dos Lagos (RJ) l Crédito: Shutterstock
Se, além de curtir uma boa praia, você também está a fim de conhecer a parte urbana de Cabo Frio, a gente promete que você não vai se decepcionar. Principalmente se for até a Praça das Águas.
De modo geral, a praça conta com uma pista de skate semiprofissional, lago com chafariz e iluminação especial à noite, além de muitos bancos e pequenas passarelas. Fora isso, exibe ótima localização, uma vez que está pertinho de hotéis, lojas e restaurantes. Em outras palavras, tem tudo a ver com um tranquilo passeio de fim de tarde ao lado da família. Anote aí o endereço: fica na Avenida do Contorno, em frente à Praia do Forte.
O que fazer em Búzios (RJ): um tour pelas praias do destino
Para viajar pelo Brasil: veja alguns dos destinos mais bonitos do país
E aí, o que você achou das nossas dicas de o que fazer em Cabo Frio? Tem alguma dica que acabou não aparecendo no nosso post? Então conta pra gente nos comentários! Afinal, é bem difícil falar tudo de um lugar tão bonito e interessante quanto esse ;)
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL