Lençóis Maranhenses: quando ir, como chegar e o que fazer na região

Lençóis Maranhenses - Maranhão | Crédito: Shutterstock.com

Se a imensidão das dunas e lagoas que cobrem os 155 mil hectares do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já impressiona em fotografias, pessoalmente, então, não dá outra: é paixão na certa, logo à primeira vista. E que vista, hein! Tecidos com imenso capricho pela natureza, os Lençóis Maranhenses são formados por um conjunto de ecossistemas que, entre restingas e manguezais, é dominado pelas majestosas esculturas de areia. Quer saber mais sobre este destino? Confira agora as principais dicas sobre os Lençóis Maranhenses. 

10 destinos de ecoturismo no Brasil
Natureza e ar livre: conheça os principais parques nacionais 

Principais dicas sobre os Lençóis Maranhenses 

Onde ficar 

shutterstock 1110648839

Lençóis Maranhenses – Maranhão | Crédito: Shutterstock

Quem pretende visitar os Lençóis Maranhenses tem algumas opções de cidades para se hospedar, como por exemplo Barreirinhas, Santo AmaroAtins. Entretanto, uma delas merece destaqueBarreirinhas. A 254 km da capital São Luís, é o maior polo comercial e hoteleiro da região e, também, o principal ponto de acesso a alguns dos cartões-postais mais visitados do destino, como o Rio Preguiças e as lagoas Azul e Bonita. Vale a pena visitar! 

Conheça as paisagens áridas dos Lençóis Maranhenses  

Quando ir aos Lençóis Maranhenses 

Lencois Maranhenses Bruna Dinardi 1

Os Lençóis Maranhenses são, acima de tudo, um dos cartões-postais do Maranhão | Crédito: Bruna Dinardi

Por incrível que pareça a época ideal para visitar os Lençóis Maranhenses é na temporada de chuva, pois é quando as lagoas ficam cheias. Assim você consegue conhecer as diversas piscinas de água doce espalhadas por entre as dunas. A temporada de chuva geralmente vai de janeiro a junho. A partir de setembro, quando a época de chuva já cessou, as lagoas tendem a secar. Em outubro elas costumam ficar ainda mais vazias e, entre novembro e dezembro, praticamente desaparecem.  

Então anote aía alta temporada na região vai de meados de junho a agosto. Isso porque nesses meses há grande chance de os dias estarem ensolarados e, também, de as lagoas ainda estarem cheias. Quem não quiser visitar a região durante o período de chuva provavelmente não verá as lagoas com água; em contrapartida, pode investir em passeios pelas dunas e praias. 

Como chegar 

Credito editorial Luis War shutterstock 1839256630 3

Recorte de São Luís, a capital do Maranhão | Crédito editorial: Luis War/Shutterstock.com

Conforme dito no início deste post, os Lençóis Maranhenses ficam no Maranhão, a pouco mais de 250 km da capital São Luís. A melhor opção para quem deseja chegar aos Lençóis Maranhenses, portanto, é via Aeroporto Internacional de São Luís. É possível chegar lá por meio de voos diretos de diversas cidades brasileiras.  

A partir de São Luís, porém, será necessário pegar a estrada até Barreirinhas, a principal cidade dos Lençóis Maranhenses e a de acesso mais fácil. O trajeto por via terrestre demora, em média, quatro horas. Por outro lado, para quem preferir não alugar um carro, há opções de transportes públicos, ônibus e vans. 

O que fazer em São Luís: 8 dicas para curtir a capital do Maranhão 

Fora Barreirinhas, outras cidades permitem o acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como Santo Amaro e o povoado de AtinsEntretantoem qualquer uma destas duas últimas opções, você terá de contratar um transfer em pelo menos um trecho do percurso.  

Paradas tradicionais

Lencois maranhenses Credito editorial Luis War shutterstock 1919739437

Lençóis Maranhenses – Maranhão | Crédito editorial: Luis War/Shutterstock.com

Além de fazer parte do caminho para o Parque Nacional, já que é preciso fazer uma travessia de balsa, o Rio Preguiças oferece aos navegantes um apanhado e tanto de atrativos. Em outras palavras, dá pra praticar mergulho, contemplar a paisagem e se divertir em passeios de voadeira (embarcação movida a motor) que vão em direção às graciosas vilas de pescadores situadas às suas margens. Além disso, os amantes de kitesurfe, windsurfe e stand up paddle encontram todas as condições para praticar esses esportes na região. Ao mesmo tempo, aproveite também para curtir a linda vista panorâmica no Farol Preguiças. 

Passeios que não podem faltar pelos Lençóis Maranhenses

1. Caminhe pelas dunas e faça os circuitos mais conhecidos

Lencois marnahneses shutterstock 6045409

Se amarra em fotos? Então conheça a Lagoa Azul quando for aos Lençóis Maranhenses | Crédito: Shutterstock

Com um visual cinematográfico, o passeio pelo maior campo de dunas do Brasil, acessado por veículos 4×4, pode ser dividido em circuitos. Os mais conhecidos são os que passam pelas lagoas Azul e BonitaIsso porque eles englobam outras belezas naturais, como as lagoas da Preguiça, da Esmeralda, do Peixe e até a do Clone, batizada assim por ter servido de cenário para a novela de mesmo nome, exibida pela Rede Globo entre 2001 e 2002. Imperdível! 

2. Reserve um bom tempo para explorar as outras lagoas

Lencois Maranhenses Bruna Dinardi 2

As lagoas são um dos muitos pontos fortes dos Lençóis Maranhenses. Logo, conheça quantas puder | Crédito: Bruna Dinardi

De longe, nos Lençóis Maranhenses quem rouba a cena são as lagoas. Por isso mesmo, em hipótese alguma elas podem faltar no seu roteiro. Entre elas, merecem destaque as lagoas das Emendadasas de Santo Amaro do Maranhão. Na maioria das vezes o passeio até as lagoas começa em um 4×4 e termina com um trajeto feito a pé em meio às dunas. Se o volume de água permitir, mergulhos refrescantes estão liberados! 

Aproveite para se deslumbrar com as belas paisagens que só as lagoas oferecem, assim como para ficar 100% em contato com a naturezaem um local com quase nenhuma intervenção humana. Além de, claro, apreciar as incríveis formações de dunas que merecem vários registros fotográficos, sobretudo no pôr do sol, hein? 

Tá a fim de viajar pelo Brasil? Veja alguns dos destinos mais bonitos do país 

3. Conheça as praias, claro!

Praia de Cabure Lencois Maranhenses Credito editorial Everton Bento shutterstock 2104678379

Parte da Praia de Caburé, na região de Barreirinhas, ponto de parada durante a visita aos Lençóis Maranhenses. A água é morna e tem ondas moderadas | Crédito editorial: Everton Bento/Shutterstock.com

Apesar de as estrelas da região serem as lagoas, enquanto estiver nos Lençóis Maranhenses não deixe de conhecer as praiasOu seja: se você se cansou da água doceinvista em banhos de mar. Se você estiver hospedado em Atins, certamente estará bem perto das melhores praias da região. Praia do Atins, além de paradisíaca, também é ponto de encontro dos atletas de kitesurfeSabe o que isso significa? Que quem já pratica pode curtir bastante, ao passo que, quem não conhece, pode se aventurar em algumas aulas. Já pensou? De quebra, quem estiver por lá pode conhecer o Canto do Atinsvilarejo de pescadores repleto de dunas inesquecíveis. 

Outra praia muito aclamada é a Praia de Caburé, bem pertinho de Atins. Para quem está em Barreirinhas ela fica a uma hora de lancha. Sua paisagem é única, uma vez que há uma faixa de areia que divide o mar e o Rio Preguiças. Não deixe de registrar essa beleza da natureza, OK? 

Lencois Maranhenses Caio Pederneiras shutterstock 1832953987 1

A vista de tirar o fôlego do Rio Preguiça, um dos pontos turísticos mais importantes dos arredores de Barreirinhas, no Maranhão | Crédito editorial: Caio Pederneiras/Shutterstock.com

Contudo, cabe ressaltar ainda Praia da Travosamais uma boa pedida para os amantes da natureza. A praia fica afastada; portanto, para chegar lá, é preciso fazer um passeio saindo de Santo Amaro que dura o dia todo. Sendo assim, se você não está com o tempo corrido, não deixe de conhecê-laAfinal, trata-se de outro passeio imperdível! 

Ecoturismo: uma nova forma de viajar
Quais são os estados do Nordeste do Brasil: números, capitais e curiosidades 

Agora que você já está por dentro das principais dicas sobre os Lençóis Maranhenses, não deixe de entrar em contato com um(a) agente de viagens. Dessa forma você terá um roteiro exclusivo e as melhores ofertas! Conte tudo pra gente depois, OK? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0