Para curtir a liberdade e manter um contato bem próximo com a natureza depois que acabar esse longo período em casa, viajar para destinos de ecoturismo tem tudo para ser a pedida certa. E a melhor parte é que o Brasil abriga várias áreas de parques nacionais – lotados de cachoeiras, trilhas, vistas panorâmicas e muito espaço ao ar livre.
Você é o nosso convidado para conferir agora mesmo uma seleção de parques nacionais imperdíveis para quem ama a liberdade e muito verde. Vamos conferir juntos?
Tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional da Serra da Capivara está localizado no estado do Piauí. Tendo a Pedra Furada como cartão-postal, o local é endereço para a maior e mais antiga concentração de sítios arqueológicos das Américas, exibindo pinturas rupestres superinteressantes, que têm de 6 mil a 12 mil anos de idade.
Para os turistas de primeira viagem, a recomendação é optar pelo Circuito Baixão da Pedra Furada, um dos mais populares. O circuito inclui algumas das principais atrações do parque, como é o caso da Toca do Boqueirão da Pedra Furada, que corresponde ao maior sítio arqueológico do lugar.
Outros destaques são o Desfiladeiro da Capivara, Serra Branca, a Trilha Interpretativa Hombu e os Circuitos Esportivos da Chapada, só para citar alguns exemplos.
É na cidade paranaense de Foz do Iguaçu que fica este parque, fundado em 1939 e dono de um cenário capaz de deixar qualquer um de queixo caído. Point de um espetáculo e tanto da natureza, seu principal atrativo são as famosas Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade que consta entre as mais belas quedas d’água do planeta.
Existem diversas trilhas imperdíveis, como a do Poço Preto, que se estende por 9 km e serve de habitat para plantas e animais silvestres, podendo incluir, além do trecho a pé, tour de bicicleta e passeio de caiaque.
Outra opção, essa mais voltada para quem ama adrenalina, é o Macuco Safari, que leva os visitantes bem pertinho das quedas, indo com o barco praticamente até debaixo delas, e oferecendo um lugar privilegiado para se admirarem com sua força e beleza inigualáveis.
Câmeras são permitidas, é claro, mas aqui vai uma dica: quando estiver perto das cataratas, aposte em proteções para câmeras e celulares contra a água.
Área protegida na costa atlântica norte do Brasil, sua paisagem é formada por várias dunas e pequenos vales com lagoas sazonais, rios e manguezais. São 186 mil hectares no total, espaço ocupado por uma paisagem paradisíaca que atrai milhares de viajantes e que, de tão bonita, já foi cenário de novela.
Andar de quadriciclo, explorar as dunas, tomar um banho refrescante nas diversas lagoas, sobrevoar o parque nacional e assistir ao pôr do sol estão entre as atividades preferidas dos visitantes, já que descortinam toda a beleza do local.
Situado no estado do Rio de Janeiro, este foi o primeiro parque nacional do Brasil. Inaugurado por Getúlio Vargas em 1937, oferece trilhas para os mais aventureiros e uma série de poços e cachoeiras, perfeitos para uma aventura em família.
O que fazer por lá? Admirar a vista dos picos da Prateleira e Agulhas Negras, conferir o Poço do Marimbondo e conhecer o Lago Azul e a Cachoeira Véu de Noiva são excelentes pedidas. Ah, e não se esqueça: mantenha a câmera sempre a postos, porque a viagem vai render ótimos cliques.
Despontando como um dos principais destinos escolhidos pelos fãs de ecoturismo e aventuras, a região é marcada por belas cachoeiras, poços de água transparente, grutas com formações raras, montanhas, chapadões, rios e paisagens grandiosas.
Curiosidade: o Parque Nacional da Chapada Diamantina se equipara, em tamanho, à capital paulista. Impressionante, não? Só com isso já dá para imaginar a quantidade de atrativos que podem ser encontrados ali!
Considerado o grande símbolo da Chapada, o Morro do Pai Inácio é parada obrigatória em qualquer roteiro. Vale também fazer o trekking do Vale do Paty, considerado um dos mais cênicos do país.
Patrimônio Natural Mundial da Unesco, a Chapada dos Veadeiros fica a cerca de 2h30 de carro da cidade de Brasília. Localizada em Goiás, sua área se estende por vários municípios e abriga cachoeiras, paredões rochosos, piscinas naturais e trilhas.
Aproveite para observar espécies exóticas de pássaros, curtir belas caminhadas e praticar rapel e tirolesa. É muito válido também visitar as cidades que ficam nos arredores, entre elas: Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante.
Habitat de espécies animais como lobos-guarás, tatus-canastra e tamanduás-bandeira e criado para proteger a nascente do Rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes do território brasileiro, tendo sido inaugurado em 1972. A região é mais do que indicada para quem estiver à procura de bons momentos em meio à natureza, não poupando atrativos.
Com contratação obrigatória de um guia, o principal passeio envolve a travessia entre a parte alta e baixa da Casca d’Anta, única cachoeira do parque.
Lar do Cânion do Itaimbezinho, tido como o mais belo da região sul do Brasil, o Parque Nacional de Aparados da Serra é facilmente acessado pela cidade de Cambará do Sul. Esbanjando trilhas, a mais famosa é a trilha do Vértice, que oferece vista para as cachoeiras da Andorinha e Véu de Noiva.
Outra trilha bastante procurada é a trilha do Cotovelo. Com duração de duas horas (ida e volta), passa pela queda d’água Véu de Noiva e pelos arroios Perdiz e Preá.
Com piscinas naturais de águas cristalinas e riquíssima flora, este reduto de natureza e tranquilidade fica a 100 km de Belo Horizonte e proporciona vistas inesquecíveis, adornadas por flores ornamentais, como orquídeas e bromélias.
Queridinho pelos viajantes que buscam contato com a natureza, o trekking pelo Cânion das Bandeirinhas percorre poços de águas claras cercados por pedras. Vale a pena conferir!
Já que o assunto são aventuras na natureza, que tal se programar para visitar Bonito no futuro? Eleita por diversas vezes como um dos melhores lugares do país para a prática de ecoturismo, a cidade fica na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Ganhadora de vários prêmios, suas exóticas paisagens naturais, mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas, além das majestosas fauna e flora, atraem muitos turistas amantes da natureza.
Por fim, caso você pretenda fazer de Bonito seu próximo destino, é válido reservar os passeios com antecedência, pois muitos locais trabalham com um número limitado de visitantes. E, sempre que for planejar uma viagem, não se esqueça de contar com o apoio de um agente de viagens para que tudo saia do jeitinho que você sonhou!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL
2 Comentários
Quero muito conhecer em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
lugares maravilhosos!