Natureza e ar livre: conheça os principais parques nacionais

Para curtir a liberdade e manter um contato bem próximo com a natureza depois que acabar esse longo período em casa, viajar para destinos de ecoturismo tem tudo para ser a pedida certa. E a melhor parte é que o Brasil abriga várias áreas de parques nacionais – lotados de cachoeiras, trilhas, vistas panorâmicas e muito espaço ao ar livre.

Você é o nosso convidado para conferir agora mesmo uma seleção de parques nacionais imperdíveis para quem ama a liberdade e muito verde. Vamos conferir juntos?

Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos

Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí

shutterstock 533096047

Parque Nacional da Serra da Capivara | Crédito: Shutterstock

Tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional da Serra da Capivara está localizado no estado do Piauí. Tendo a Pedra Furada como cartão-postal, o local é endereço para a  maior e mais antiga concentração de sítios arqueológicos das Américas, exibindo pinturas rupestres superinteressantes, que têm de 6 mil a 12 mil anos de idade.

O que fazer por lá?

Para os turistas de primeira viagem, a recomendação é optar pelo Circuito Baixão da Pedra Furada, um dos mais populares. O circuito inclui algumas das principais atrações do parque, como é o caso da Toca do Boqueirão da Pedra Furada, que corresponde ao maior sítio arqueológico do lugar.

Outros destaques são o Desfiladeiro da Capivara, Serra Branca, a Trilha Interpretativa Hombu e os Circuitos Esportivos da Chapada, só para citar alguns exemplos.

Parque Nacional do Iguaçu – Paraná

Foz do Iguaçu -Paraná | Crédito: Shutterstock.com/R.M. Nunes

É na cidade paranaense de Foz do Iguaçu que fica este parque, fundado em 1939 e dono de um cenário capaz de deixar qualquer um de queixo caído. Point de um espetáculo e tanto da natureza, seu principal atrativo são as famosas Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade que consta entre as mais belas quedas d’água do planeta.

O que fazer por lá?

Existem diversas trilhas imperdíveis, como a do Poço Preto, que se estende por 9 km e serve de habitat para plantas e animais silvestres, podendo incluir, além do trecho a pé, tour de bicicleta e passeio de caiaque.

Outra opção, essa mais voltada para quem ama adrenalina, é o Macuco Safari, que leva os visitantes bem pertinho das quedas, indo com o barco praticamente até debaixo delas, e oferecendo um lugar privilegiado para se admirarem com sua força e beleza inigualáveis.

Câmeras são permitidas, é claro, mas aqui vai uma dica: quando estiver perto das cataratas, aposte em proteções para câmeras e celulares contra a água.

Foz do Iguaçu: um passeio pelo Marco das Três Fronteiras

 

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão

lençois maranhenses

Lagoa Azul – Lençóis Maranhenses | Crédito: Shutterstock

Área protegida na costa atlântica norte do Brasil, sua paisagem é formada por várias dunas e pequenos vales com lagoas sazonais, rios e manguezais. São 186 mil hectares no total, espaço ocupado por uma paisagem paradisíaca que atrai milhares de viajantes e que, de tão bonita, já foi cenário de novela.

O que fazer por lá?

Andar de quadriciclo, explorar as dunas, tomar um banho refrescante nas diversas lagoas, sobrevoar o parque nacional e assistir ao pôr do sol estão entre as atividades preferidas dos visitantes, já que descortinam toda a beleza do local.

Lençóis Maranhenses: um oásis verde-amarelo

Parque Nacional do Itatiaia – Rio de Janeiro

shutterstock 1526783915

Parque Nacional do Itatiaia | Crédito: Shutterstock

Situado no estado do Rio de Janeiro, este foi o primeiro parque nacional do Brasil. Inaugurado por Getúlio Vargas em 1937, oferece trilhas para os mais aventureiros e uma série de poços e cachoeiras, perfeitos para uma aventura em família.

O que fazer por lá? Admirar a vista dos picos da Prateleira e Agulhas Negras, conferir o Poço do Marimbondo e conhecer o Lago Azul e a Cachoeira Véu de Noiva são excelentes pedidas. Ah, e não se esqueça: mantenha a câmera sempre a postos, porque a viagem vai render ótimos cliques.

Parque Nacional da Chapada Diamantina – Bahia

Chapada Diamantina – Bahia | Crédito: Kenned Silva

Despontando como um dos principais destinos escolhidos pelos fãs de ecoturismo e aventuras, a região é marcada por belas cachoeiras, poços de água transparente, grutas com formações raras, montanhas, chapadões, rios e paisagens grandiosas.

Curiosidade: o Parque Nacional da Chapada Diamantina se equipara, em tamanho, à capital paulista. Impressionante, não? Só com isso já dá para imaginar a quantidade de atrativos que podem ser encontrados ali!

O que fazer por lá?

Considerado o grande símbolo da Chapada, o Morro do Pai Inácio é parada obrigatória em qualquer roteiro. Vale também fazer o trekking do Vale do Paty, considerado um dos mais cênicos do país.

Diamantina x Guimarães: qual é a sua Chapada?

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Goiás

shutterstock 392298631

Chapada dos Veadeiros | Crédito: Shutterstock

Patrimônio Natural Mundial da Unesco, a Chapada dos Veadeiros fica a cerca de 2h30 de carro da cidade de Brasília. Localizada em Goiás, sua área se estende por vários municípios e abriga cachoeiras, paredões rochosos, piscinas naturais e trilhas.

O que fazer por lá?

Aproveite para observar espécies exóticas de pássaros, curtir belas caminhadas e praticar rapel e tirolesa. É muito válido também visitar as cidades que ficam nos arredores, entre elas: Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante.

O verde e as belezas naturais de Goiânia

Parque Nacional da Serra da Canastra – Minas Gerais

Parque Nacional da Serra da Canastra

Parque Nacional da Serra da Canastra | Crédito: Shutterstock

Habitat de espécies animais como lobos-guarás, tatus-canastra e tamanduás-bandeira e criado para proteger a nascente do Rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes do território brasileiro, tendo sido inaugurado em 1972. A região é mais do que indicada para quem estiver à procura de bons momentos em meio à natureza, não poupando atrativos.

O que fazer por lá?

Com contratação obrigatória de um guia, o principal passeio envolve a travessia entre a parte alta e baixa da Casca d’Anta, única cachoeira do parque.

Parque Nacional de Aparados da Serra – Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Parque Nacional de Aparados da Serra

Parque Nacional de Aparados da Serra | Crédito: Shutterstock

Lar do Cânion do Itaimbezinho, tido como o mais belo da região sul do Brasil, o Parque Nacional de Aparados da Serra é facilmente acessado pela cidade de Cambará do Sul. Esbanjando trilhas, a mais famosa é a trilha do Vértice, que oferece vista para as cachoeiras da Andorinha e Véu de Noiva.

O que fazer por lá?

Outra trilha bastante procurada é a trilha do Cotovelo. Com duração de duas horas (ida e volta), passa pela queda d’água Véu de Noiva e pelos arroios Perdiz e Preá.

Parque Nacional da Serra do Cipó – Minas Gerais

Parque Nacional da Serra da Canastra

Parque Nacional da Serra da Canastra
| Crédito: Shutterstock

Com piscinas naturais de águas cristalinas e riquíssima flora, este reduto de natureza e tranquilidade fica a 100 km de Belo Horizonte e proporciona vistas inesquecíveis, adornadas por flores ornamentais, como orquídeas e bromélias.

O que fazer por lá?

Queridinho pelos viajantes que buscam contato com a natureza, o trekking pelo Cânion das Bandeirinhas percorre poços de águas claras cercados por pedras. Vale a pena conferir!

Bonito: uma cidade para se apaixonar

Gruta do Lago Azul - Bonito - MS

Gruta do Lago Azul – Bonito – MS | Crédito: Shutterstock.com/Vinicius Bacarin

Já que o assunto são aventuras na natureza, que tal se programar para visitar Bonito no futuro? Eleita por diversas vezes como um dos melhores lugares do país para a prática de ecoturismo, a cidade fica na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Ganhadora de vários prêmios, suas exóticas paisagens naturais, mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas, além das  majestosas fauna e flora, atraem muitos turistas amantes da natureza.

O que fazer durante um feriado em Bonito, no Mato Grosso do Sul

Por fim, caso você pretenda fazer de Bonito seu próximo destino, é válido reservar os passeios com antecedência, pois muitos locais trabalham com um número limitado de visitantes. E, sempre que for planejar uma viagem, não se esqueça de contar com o apoio de um agente de viagens para que tudo saia do jeitinho que você sonhou!

2 Comentários

  1. Quero muito conhecer em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0