Com o avanço da vacinação pelo país, algumas cidades brasileiras já começaram a mirar nas tradicionais festas de Réveillon. A menos de quatro meses para a chegada do novo ano, destinos como Rio de Janeiro e Salvador planejam celebrações com shows e as já consagradas queimas de fogos. Na capital carioca, o governo local anunciou a montagem de 13 palcos em Copacabana.
De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a expectativa do setor para a virada do ano é alta. Inclusive, deve ser um dos maiores impulsionadores da retomada. “Os números já mostram que os brasileiros estão se sentindo mais seguros para voltar a viajar. O aumento substancial no número de brasileiros vacinados reflete na confiança para a realização de grandes eventos como esse, impulsionando ainda mais o nosso setor e, consequentemente, a economia, gerando emprego e renda para a nossa população”, disse.
Por outro lado, na capital baiana a prefeitura tem a expectativa de realizar 5 dias de festas: de 29/12/2021 a 02/01/2022. As atrações já estão definidas. Outra cidade nordestina que vem planejando atrações para a virada é Fortaleza (CE). Isso porque a Secretaria Municipal de Cultura já entregou à prefeitura da capital um planejamento para a realização da festa, com a utilização de alguns mecanismos para o controle da movimentação.
Ainda no Nordeste, Tibau do Sul (RN) e São Miguel do Gostoso (RN) já agendaram as suas grandes festas para o período. No primeiro destino ela deve ter cinco dias de duração na Praia da Pipa, enquanto no segundo serão 8 dias com diversas atrações. Segundo as autoridades sanitárias dos dois municípios, os eventos podem acontecer desde que cumpram as medidas preventivas.
Já no sul do país, as cidades de Gramado (RS) e Canela (RS) também contam com celebrações. Esse é o caso, por exemplo, do Natal Luz, que este ano será entre 28/10/2021 e 30/01/2022, e o Réveillon Vida Nova. Quem também confirmou as festividades foi a prefeitura de Balneário Camboriú (SC). Conforme informou o prefeito, a virada para o ano de 2022 vai ter queima de fogos e respeitar todos os protocolos de segurança.
Ao mesmo tempo, três cidades do Sudeste do Brasil estudam ainda a possibilidade de a festa acontecer. Em São Paulo, a prefeitura anunciou, no início de julho, a intenção de realizar a celebração. No Espírito Santo, Vila Velha e Serra elaboram planos para a realização da virada do ano.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL