Tibau do Sul (RN): o que fazer e por que visitar a região

Praia do Amor Pipa Tibau do Sul Rio Grande do Norte Credito editorial Montelucca shutterstock 1673567533

Na maré baixa, o mar e a areia formam o contorno de um coração na Praia do Amor, em Tibau do Sul | Crédito editorial: Montelucca/Shutterstock.com

Vista aerea da Praia do Madeiro Tibau do Sul Rio Grande do Norte shutterstock 1656932326

Vista aérea da Praia do Madeiro, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, vamos começar com um chamariz: a pouco mais de 80 km de Natal, é em Tibau do Sul onde fica a Praia da Pipa. O nome soa familiar, né? E pudera! Trata-se de um dos cartões-postais mais famosos do Nordeste do Brasil e um dos mais populares do Rio Grande do Norte. Ao longo dos seus quase 15 km de costa litorânea, a qual reluz sob o sol, o destino é garantia de paz, tranquilidade e contato com a Mãe Natureza. Isso, claro, sem contar a vocação para fotos e o talento pra deixar qualquer um boquiaberto.

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?
Roteiro de 3 dias em Natal (RN): points imperdíveis

O que acha, portanto, de fazer de Tibau do Sul a sua próxima viagem? A gente vai apresentar melhor o destino a seguir e, ao final deste post, você vai ter na ponta da língua todos os motivos de por que vale a pena visitar a região. Pode acreditar!

Praia da Pipa, um dos nomes mais conhecidos

Baia dos Golfinhos Pipa Tibau do Sul Rio Grande do Norte Credito editorial Nancy van den Ende shutterstock 1338917267

A linda Baía dos Golfinhos, ou Praia do Curral, em Pipa, Tibau do Sul | Crédito editorial: Nancy van den Ende/Shutterstock.com

Pensa com a gente. O destino fica no Rio Grande do Norte e tem uma praia de fama mundial entre os seus principais atrativos turísticos. Isso só pode significar que ele manda bem demais em sol e mar, certo? Mais certo impossível.

Apesar de o seu nome hoje ser conhecido Brasil afora, a Praia da Pipa nasceu de uma pequena vila de pescadores. Embora atraia turistas com cada vez mais frequência – muitos deles gringos, inclusive –, Pipa soube se manter rústica e sofisticada, sossegada e, ao mesmo tempo, dona de uma badalada vida noturna. Muita gente que chega ali não quer ir embora, daí a quantidade de pousadas e restaurantes pertencentes a estrangeiros.

Afinal, o que fazer em Tibau do Sul?

A região é o ponto de partida perfeito para explorar outras pérolas da natureza. Uma delas é a Praia do Madeiro, cujo acesso se dá por meio de uma trilha e de uma escadaria. Parece difícil de chegar? Pois acredite: vale a pena. Ela é muito bonita e, não à toa, é considerada uma das melhores praias do Brasil. De quebra, coloca muito conforto à disposição dos visitantes, como quiosques, barracas e até mesmo aulas de surfe.

Praia do Amor Pipa Tibau do Sul Rio Grande do Norte Credito editorial Montelucca shutterstock 1673567533

Na maré baixa, o mar e a areia formam o contorno de um coração na Praia do Amor, em Tibau do Sul | Crédito editorial: Montelucca/Shutterstock.com

Vamos pegar o gancho do surfe pra falar de outro point imperdível por ali, a Praia do Amor, uma das favoritas dos surfistas. Mas, peraí, o que isso tem a ver com o nome? Nada. O nome se refere ao fato de que, na maré baixa, o mar e a faixa de areia parecem desenhar o contorno de um coração. Para ver isso de perto – e de cima –, reserve um tempinho para tirar fotos do topo da escadaria que conduz à praia. Sim, mais uma escadaria! Logo, veja direitinho se você e as pessoas que vão estar com você na viagem vão poder encará-la com segurança, OK?

De carro pela região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco

Para equilibrar, aqui vai o nome de uma praia fácil de chegar: a Praia do Centro. Como você já deve estar imaginando, ela é a mais próxima do centro de Pipa e, por isso mesmo, é uma das mais frequentadas. Isso significa que a água dela não é cristalina como as demais? De forma alguma! Entre uma mordida e outra no queijo coalho, aproveite para dar um mergulho. Quando a maré baixar, vá andando até a Baía dos Golfinhos. Além da beleza cinematográfica, ela tem outra carta na manga: costuma ser um dos pontos favoritos dos golfinhos. Sendo assim, fique sempre de olho no mar, hein!

Praia das Minas Tibau do Sul Rio Grande do Norte Credito editorial Cacio Murilo shutterstock 1936261786

A bela Praia das Minas, em Tibau do Sul, onde acontece a desova das tartarugas-marinhas | Crédito editorial: Cacio Murilo/Shutterstock.com

Quem tiver tempo de sobra pode – e deve! – visitar também a Praia de Cacimbinhas e a Praia das Minas (semideserta e ponto de desova das tartarugas marinhas), assim como Sibaúma e suas piscinas naturais. No entanto, só dá pra chegar a esta última de buggy, bicicleta ou carro.

Onde ver o pôr do sol?

Chapadao Pipa Rio Grande do Norte shutterstock 1955639326

Prepare a câmera, porque o pôr do sol visto do Chapadão, em Pipa, no Rio Grande do Norte, é de tirar o fôlego | Crédito: Shutterstock

Não há dúvidas: o Chapadão. A falésia em tons de vermelho, a mais ou menos 500 metros da Praia do Amor, oferece uma vista privilegiada do sol se escondendo no horizonte. Ao mesmo tempo, revela toda a beleza da região, emoldurada por dunas e dona de uma aura irresistível de liberdade.

Lagoa Guarairas Tibau do Sul Rio Grande do Norte shutterstock 736273606

Entre outras atrações, a Lagoa Guaraíras, em Tibau do Sul, é famosa pelo pôr do sol | Crédito: Shuttertock

Quer mais uma dica? Então anote aí: a Lagoa Guaraíras, onde o crepúsculo acontece por cima de suas águas mansas. Por falar nelas, são mais do que propícias para passeios de barco, lancha e canoa e não é incomum avistar golfinhos ali também. O manguezal da lagoa – acessado geralmente por um desses passeios – oferece ainda uma experiência peculiar: banho de lama. Os visitantes vão à loucura com isso, espalhando a lama por sobre a pele a fim de deixá-la mais macia.

Além das praias de Tibau do Sul…

shutterstock 1656052513

Recorte do Santuário Ecológico de Pipa, uma importante área de proteção ambiental de Tibau do Sul | Crédito: Shutterstock

Conforme antecipamos já no comecinho deste post, quem vai pra Tibau do Sul tem contato garantido com o verde. Outro bom exemplo disso é o Parque Estadual Mata da Pipa, reserva natural de 290 mil hectares. Prepare-se para sentir a força da natureza em um lugar rodeado por Mata Atlântica e com uma vibe de paz gigantesca.

Da mesma forma, vale destacar também o Santuário Ecológico de Pipa. São 16 trilhas abertas ao público, que servem de habitat para espécies diferentes da fauna e flora brasileiras. Caso não esteja acostumado(a) a essa atividade, não se preocupe, porque há diferentes graus de dificuldade e você pode escolher o que tiver mais a ver com o seu preparo físico. Como esta é uma área de preservação ambiental, faça a sua parte, viu? O local até mesmo separou algumas regras para serem seguidas pelos visitantes.

Por falar nele, tá a fim de uma curiosidade? Tibau do Sul é considerado um dos destinos mais sustentáveis do Brasil nas categorias meio ambiente e clima. Parte deste reconhecimento se deve ao próprio Santuário Ecológico, uma vez que, além dos 80 hectares de área verde, ele conta com o apoio e o envolvimento da comunidade. Legal, né?

5 destinos mais sustentáveis do Brasil
Como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor: 7 dicas

Por fim, pra quem quer se divertir ao máximo mesmo longe do mar, a dica é aproveitar a estada para praticar o chamado esquibunda. Em linhas gerais, a brincadeira consiste em descer as falésias sentado(a) em um pedaço de madeira. Um dos lugares mais procurados para isso são as dunas da Praia de Cacimbinhas, por exemplo.

Quer ir para o Rio Grande do Norte? Então consulte um(a) agente de viagens

shutterstock 1681038121

O sol brilha forte em Tibau do Sul, região turística do Rio Grande do Norte | Crédito: Shutterstock

E aí, bora embarcar rumo a Tibau do Sul e ver toda a sua beleza e a sua natureza de perto? Joia! Tudo o que você precisa fazer agora é conversar com um(a) agente de viagens. Isso porque esse(a) profissional sabe como criar os melhores roteiros e fornece as melhores dicas de todas.

Só não se esqueça de voltar aqui depois pra contar pra gente como foi sua viagem! Assim você ajuda (e inspira!) outras pessoas 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0