Antes de qualquer coisa, vamos começar com um chamariz: a pouco mais de 80 km de Natal, é em Tibau do Sul onde fica a Praia da Pipa. O nome soa familiar, né? E pudera! Trata-se de um dos cartões-postais mais famosos do Nordeste do Brasil e um dos mais populares do Rio Grande do Norte. Ao longo dos seus quase 15 km de costa litorânea, a qual reluz sob o sol, o destino é garantia de paz, tranquilidade e contato com a Mãe Natureza. Isso, claro, sem contar a vocação para fotos e o talento pra deixar qualquer um boquiaberto.
O que acha, portanto, de fazer de Tibau do Sul a sua próxima viagem? A gente vai apresentar melhor o destino a seguir e, ao final deste post, você vai ter na ponta da língua todos os motivos de por que vale a pena visitar a região. Pode acreditar!
Pensa com a gente. O destino fica no Rio Grande do Norte e tem uma praia de fama mundial entre os seus principais atrativos turísticos. Isso só pode significar que ele manda bem demais em sol e mar, certo? Mais certo impossível.
Apesar de o seu nome hoje ser conhecido Brasil afora, a Praia da Pipa nasceu de uma pequena vila de pescadores. Embora atraia turistas com cada vez mais frequência – muitos deles gringos, inclusive –, Pipa soube se manter rústica e sofisticada, sossegada e, ao mesmo tempo, dona de uma badalada vida noturna. Muita gente que chega ali não quer ir embora, daí a quantidade de pousadas e restaurantes pertencentes a estrangeiros.
A região é o ponto de partida perfeito para explorar outras pérolas da natureza. Uma delas é a Praia do Madeiro, cujo acesso se dá por meio de uma trilha e de uma escadaria. Parece difícil de chegar? Pois acredite: vale a pena. Ela é muito bonita e, não à toa, é considerada uma das melhores praias do Brasil. De quebra, coloca muito conforto à disposição dos visitantes, como quiosques, barracas e até mesmo aulas de surfe.
Vamos pegar o gancho do surfe pra falar de outro point imperdível por ali, a Praia do Amor, uma das favoritas dos surfistas. Mas, peraí, o que isso tem a ver com o nome? Nada. O nome se refere ao fato de que, na maré baixa, o mar e a faixa de areia parecem desenhar o contorno de um coração. Para ver isso de perto – e de cima –, reserve um tempinho para tirar fotos do topo da escadaria que conduz à praia. Sim, mais uma escadaria! Logo, veja direitinho se você e as pessoas que vão estar com você na viagem vão poder encará-la com segurança, OK?
Para equilibrar, aqui vai o nome de uma praia fácil de chegar: a Praia do Centro. Como você já deve estar imaginando, ela é a mais próxima do centro de Pipa e, por isso mesmo, é uma das mais frequentadas. Isso significa que a água dela não é cristalina como as demais? De forma alguma! Entre uma mordida e outra no queijo coalho, aproveite para dar um mergulho. Quando a maré baixar, vá andando até a Baía dos Golfinhos. Além da beleza cinematográfica, ela tem outra carta na manga: costuma ser um dos pontos favoritos dos golfinhos. Sendo assim, fique sempre de olho no mar, hein!
Quem tiver tempo de sobra pode – e deve! – visitar também a Praia de Cacimbinhas e a Praia das Minas (semideserta e ponto de desova das tartarugas marinhas), assim como Sibaúma e suas piscinas naturais. No entanto, só dá pra chegar a esta última de buggy, bicicleta ou carro.
Não há dúvidas: o Chapadão. A falésia em tons de vermelho, a mais ou menos 500 metros da Praia do Amor, oferece uma vista privilegiada do sol se escondendo no horizonte. Ao mesmo tempo, revela toda a beleza da região, emoldurada por dunas e dona de uma aura irresistível de liberdade.
Quer mais uma dica? Então anote aí: a Lagoa Guaraíras, onde o crepúsculo acontece por cima de suas águas mansas. Por falar nelas, são mais do que propícias para passeios de barco, lancha e canoa e não é incomum avistar golfinhos ali também. O manguezal da lagoa – acessado geralmente por um desses passeios – oferece ainda uma experiência peculiar: banho de lama. Os visitantes vão à loucura com isso, espalhando a lama por sobre a pele a fim de deixá-la mais macia.
Conforme antecipamos já no comecinho deste post, quem vai pra Tibau do Sul tem contato garantido com o verde. Outro bom exemplo disso é o Parque Estadual Mata da Pipa, reserva natural de 290 mil hectares. Prepare-se para sentir a força da natureza em um lugar rodeado por Mata Atlântica e com uma vibe de paz gigantesca.
Da mesma forma, vale destacar também o Santuário Ecológico de Pipa. São 16 trilhas abertas ao público, que servem de habitat para espécies diferentes da fauna e flora brasileiras. Caso não esteja acostumado(a) a essa atividade, não se preocupe, porque há diferentes graus de dificuldade e você pode escolher o que tiver mais a ver com o seu preparo físico. Como esta é uma área de preservação ambiental, faça a sua parte, viu? O local até mesmo separou algumas regras para serem seguidas pelos visitantes.
Por falar nele, tá a fim de uma curiosidade? Tibau do Sul é considerado um dos destinos mais sustentáveis do Brasil nas categorias meio ambiente e clima. Parte deste reconhecimento se deve ao próprio Santuário Ecológico, uma vez que, além dos 80 hectares de área verde, ele conta com o apoio e o envolvimento da comunidade. Legal, né?
Por fim, pra quem quer se divertir ao máximo mesmo longe do mar, a dica é aproveitar a estada para praticar o chamado esquibunda. Em linhas gerais, a brincadeira consiste em descer as falésias sentado(a) em um pedaço de madeira. Um dos lugares mais procurados para isso são as dunas da Praia de Cacimbinhas, por exemplo.
E aí, bora embarcar rumo a Tibau do Sul e ver toda a sua beleza e a sua natureza de perto? Joia! Tudo o que você precisa fazer agora é conversar com um(a) agente de viagens. Isso porque esse(a) profissional sabe como criar os melhores roteiros e fornece as melhores dicas de todas.
Só não se esqueça de voltar aqui depois pra contar pra gente como foi sua viagem! Assim você ajuda (e inspira!) outras pessoas 😉
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL