5 cachoeiras imperdíveis pelo Brasil

Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina | Crédito: Shutterstock

Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina | Crédito: Shutterstock

Potencial turístico enorme e belezas infinitas: assim pode ser resumido o Brasil. Praias, florestas e rios são apenas alguns dos atrativos que o ecoturismo do País oferece, mas você já parou para pensar nas cachoeiras escondidas pelo território?

O Ministério do Turismo reuniu cinco exemplos que valem a pena ser visitados e contemplados de pertinho. Confira abaixo!

1. Fumaça – Bahia

Segunda maior cachoeira do Brasil – atrás apenas do Eldorado, no Amazonas – com aproximadamente 340 metros, é um dos pontos mais visitados do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Para chegar até lá é preciso fazer uma boa caminhada de 6 km. Caso tenha medo de se perder na trilha, é possível contratar guias para acompanharem o início do percurso.

Pela proximidade, é mais recomendável se hospedar no Vale do Capão ou nos Lençóis, sendo que o primeiro é mais indicado, pois tem melhor infraestrutura de hospedagem e serviços. O segundo município em questão, porém, está a 70 km de distância do começo da trilha para a Cachoeira da Fumaça.

Guia de destinos: Chapada Diamantina – Bahia

2. Tabuleiro – Minas Gerais

A falta de praias não é problema para os mineiros. A maior cachoeira de Minas Gerais, com 273 metros, é tida como uma das sete maravilhas da Estrada Real e reúne nos arredores quedas d’água menores e lagos, bem como um grande poço repleto de paredões de rochas. Localizada a 19 km do município de Conceição do Mato Dentro, é preciso andar até 90 minutos para chegar à cachoeira. Lá, ainda há opções adicionais de ecoturismo, como as trilhas e cachoeiras de Três Barras e Rabo de Cavalo.

3. Salto São Francisco – Paraná

Quase vizinha das Cataratas do Iguaçu, a cachoeira Salto São Francisco está situada na cidade de Prudentópolis. Para chegar ao local, tenha em mente que o veículo irá se sujar na estrada de terra. Mas valerá a pena, pois sua altura chega a 196 metros, mais que o dobro do Iguaçu, com 82 metros.

Caso tenha interesse em visitar mais pontos como esse, a cidade paranaense possui mais de 100 cachoeiras com altura entre 80 metros a 200 metros. A Salto São João é indicada para uma visita, mas seu acesso é feito por trilhas que partem de propriedades particulares. Os governos municipal e estadual, no entanto, iniciaram a construção de uma via e um mirante.

10 motivos para visitar Foz do Iguaçu
Curitiba: 5 motivos para visitar a capital do Paraná
Pelo sul do país: onde se hospedar em Curitiba, Foz e Porto Alegre 

4. Salto do Itiquira – Goiás

A cerca de 120 km de Brasília, a cachoeira tem acesso por trilha pavimentada. Menos rústica, sua estrutura oferece estacionamento, banheiros, restaurante, parque infantil e áreas para banho ao longo do rio. A queda d’água integra o Parque Municipal de Formosa, cuja entrada custa R$ 10. Mais tranquilo para caminhar, o percurso a pé é feito em até 15 minutos.

5. Caracol – Rio Grande do Sul

Cartão-postal de Canela, cidade vizinha de Gramado, a cachoeira tem 131 metros de altura e integra o Parque Estadual do Caracol. A vista da cidade pelo mirante é indicada aos visitantes, que encontram vegetação fechada nos arredores. Além do contato com natureza, a ida à Catedral de Pedra é sugerida aos turistas.

De carro pela Serra Gaúcha: saiba o que fazer em Gramado e Canela

Fonte: Panrotas (http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2016/11/conheca-5-cachoeiras-imperdiveis-para-visitar-pelo-brasil_141739.html?destino)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0