Porto: por que conhecer a segunda maior cidade de Portugal

Porto - Portugal | Crédito: Shutterstock

Porto – Portugal | Crédito: Shutterstock

Segunda maior cidade de Portugal, Porto encanta pelas ruas estreitas, pelo casario colorido da Ribeira e pelas construções góticas e barrocas de seu centro histórico. A cidade reúne tradições portuguesas, como os azulejos, a gastronomia e o famoso vinho do Porto, além de contar com uma bela paisagem às margens do Rio Douro. Inclusive, é dali que se tem a melhor vista do destino.

Portugal de norte a sul em uma road trip fora do comum
Quais países exigem seguro-viagem?

Com ares de cidade que cresceu sem se esquecer de suas raízes, Porto é uma metrópole com alma de povoado bucólico. Se estiver planejando uma viagem para lá, prepare-se, porque a região cativa os visitantes do momento da chegada até a hora da partida. Sentir-se em casa durante uma temporada por ali é fácil, fácil; difícil mesmo é saber por onde começar a aventura.

Quando bater a fome, não deixe de provar o tradicional bacalhau português em um dos vários restaurantes localizados na Praça da Ribeira. Afinal, nada melhor do que experimentar a culinária local para enriquecer a experiência de estar em outro país, né? Sem falar que é uma delícia!

UMA VIAGEM PELO PASSADO

Centro Histórico – Porto – Portugal | Crédito: Divulgação Porto Convention & Visitors Bureau

Patrimônio Cultural da Humanidade declarado pela Unesco, o centro histórico de Porto é uma das partes mais antigas da cidade, já que traz consigo um conjunto de heranças seculares. De quebra, é um convite irrecusável para caminhadas, portanto reserve um tempinho considerável para explorá-lo tranquilamente.

Para começar, conheça de perto a essência da cidade e visite a Praça da Liberdade, ponto de encontro entre o antigo e o moderno e um importante cartão-postal. Partindo dali, pode-se iniciar um tour por renomados monumentos, como a Estação São Bento e seus fantásticos azulejos, a Catedral Sé do Porto (construída entre os séculos 12 e 13), o Palácio da Bolsa e seu nobre Salão Árabe, a belíssima Igreja de São Francisco, uma das mais importantes obras barrocas, cujo interior é feito em talha dourada, e a medieval Muralha Fernandina.

O charme de Porto, em Portugal

Mantendo-se na mesma rota, outros dois lugares definitivamente merecem uma visita: a 15, construída no século 18 e dona de um mirante a mais de 75 metros de altura, e a Livraria Lello. Se você se amarra em curiosidades, então essa aqui é pra você: as instalações da livraria serviram de inspiração à J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter e antiga moradora do Porto.

O TRADICIONAL VINHO DO PORTO

Porto – Portugal | Crédito: Shutterstock

Além de batizar Portugal, a cidade também empresta seu nome ao vinho local, famosíssimo nos quatro cantos do mundo. Por toda a cidade, é possível adquirir garrafas da popular bebida e também fazer degustações nas adegas espalhadas por ali.

Um dos vários locais para os enófilos é a Sala de Provas Vinhos de Portugal. Ela fica instalada no Palácio da Bolsa, já quase às margens do Rio Douro. Cruzando a Ponte D. Luís I, você chega à cidade de Vila Nova Gaia, em que está a maioria das adegas e de onde se tem a melhor vista do cais do Porto.

Pós-pandemia: 12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar

E aí, se animou a visitar a cidade de Porto? Pois então não perca tempo, não, e converse com o seu agente de viagens. Dessa forma você tem acesso a todas as informações que precisa e garante uma viagem tranquila do início ao fim. Depois não se esqueça de voltar aqui pra contar como foi, viu? Assim você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0