7 destinos para conhecer na Turquia e diferenciais do país

Ruínas arqueológicas, passeios de balão, cidades vibrantes, litoral magnífico e, claro, uma gastronomia dos deuses. Fala sério: tem como esse combo não chamar a atenção? Pois saiba que a Turquia, localizada entre a Europa e a Ásia, tem tudo isso e muito mais para oferecer aos seus turistas. Portanto, nada mais justo do que conhecer um pouquinho melhor esse país fascinante, né? Vem ver agora mesmo 7 destinos para conhecer na Turquia e alguns dos principais diferenciais do país!

Reabertura da Turquia para brasileiros: confira as exigências de entrada
Afinal, para quais países brasileiros já podem ir?

Destinos para conhecer na Turquia

1. Istambul, a capital da Turquia

Antes de qualquer coisa, a Basílica de Santa Sofia, em Istambul, é uma das dicas de destinos para conhecer na Turquia | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, a Basílica de Santa Sofia, em Istambul, é uma das dicas de destinos para conhecer na Turquia | Crédito: Shutterstock

Se você se lembra das aulas de história que teve quando criança sabe que Istambul, hoje capital da Turquia, já atendeu pelo nome de Constantinopla. O destino também foi a capital dos impérios Bizantino e Romano do Oriente, até que, em meados de 1453, passou a ser a capital do Império Otomano. Embora a cidade inteira possa ser considerada um marco histórico, não há dúvidas de que seu principal atrativo é a Basílica de Santa Sofia. Se preferir, pode chamá-la de Hagia Sophia. Ela foi construída entre os anos de 532 e 537 e dedicada à Sabedoria de Deus. Inclusive, seu nome, em grego, significa “Igreja da Santa Sabedoria de Deus”. Enorme, é uma das maiores representantes da arquitetura bizantina.

Mas Istambul não decepciona e tem muitos outros lugares que valem uma visita. Esse é o caso, por exemplo, da Mesquita Azul, mesquita otomana que fica bem de frente para a Santa Sofia. A única coisa que separa as duas é um fabuloso jardim. Ao mesmo tempo, o Palácio Dolmabahçe e o Grande Bazar também são ótimas opções de points para conferir. Enfim, prepare-se para cair de amores pela arquitetura e pela majestade desses lugares, porque eles são bem bonitos.

2. Capadócia, de onde partem os voos de balão

Destinos para conhecer na Turquia: Göreme National Park – Capadócia – Turquia | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de fazer um voo de balão? Pois então você precisa (precisa!) ir ao Göreme National Park, na região da Capadócia, na Turquia | Crédito: Shutterstock

Tem grandes chances de você já ter visto um monte de fotos com balões colorindo o céu e se perguntado onde seria aquele lugar tão diferente. Acertamos? Clássico, esse passeio é uma das grandes estrelas da Capadócia. Região histórica da Turquia, as paisagens não são incríveis somente nas fotos; quem a conhece ao vivo e a cores se impressiona. Isso porque o cenário ali é bem inusitado, com rochas em formatos variados e que tem até “hotéis-cavernas”, rústicos e esculpidos nas próprias rochas. Já dá pra ter uma ideia de como a experiência é única, né?

Capadócia: conheça a mística região da Turquia

Na verdade, a Capadócia como um todo é de tirar o fôlego. Tá a fim de conhecer os principais destaques? Então guarde bem esses nomes: Love Valley, área famosa pelas formações rochosas conhecidas como “chaminés de fada”; Kaymakli, a maior cidade subterrânea da Capadócia; a Catedral de Selime; e o vale de Göreme, claro, o coração turístico da região. Inclusive, é dali de onde sai grande parte dos voos de balão. Ou seja: câmera sempre a postos, viu? Você não vai querer perder nenhum detalhe.

3. Éfeso, onde fica a Casa da Virgem Maria

Casa da Virgem Maria, em Éfeso, é mais um dos exemplos de destinos para conhecer na Turquia | Crédito: Shutterstock

Casa da Virgem Maria, em Éfeso, é mais um dos exemplos de destinos para conhecer na Turquia. Logo, não deixe de visitá-la | Crédito: Shutterstock

Lar do sítio arqueológico mais importante da Turquia e declarada como um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, Éfeso foi a segunda maior cidade do Império Romano. Guarda as ruínas do Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Ártemis (ou Diana, para os romanos) era a deusa dos bosques, da caça e dos animais selvagens. O templo ganhou renome pelas colunas de mármore em estilo jônico, enfeitadas por obras de arte, e por ter uma escultura em homenagem à deusa em seu interior, feita em ébano, ouro, prata e pedra preta.

Fora isso, a cidade abriga a Biblioteca de Celso, cujas ruínas traduzem bem sua grandiosidade, bem como a Casa da Virgem Maria, um santuário sagrado onde acredita-se que Maria tenha passado seus últimos anos de vida. Apesar de ser simples por dentro e por fora, muita gente se emociona bastante após entrar no local, dizendo sentir uma vibração forte e muito positiva lá dentro. Tem até um espacinho para fazer orações e acender velas. Ao sair de lá, vale conferir as fontes de água, um pouco abaixo de onde fica a casa: há quem diga que elas tenham propriedades curativas.

4. Antália, bem-vindo à Riviera Turca

shutterstock 1232853496

Recorte do Portão de Adriano, em Antália, na Turquia | Crédito: Shutterstock

Porta de entrada para a Riviera Turca, região com belíssimas praias banhadas pelos mares Mediterrâneo e Egeu, Antália merece uma visita. E isso se dá não apenas pelo quê de paraíso, de águas azuis-turquesa, mas também por sua arquitetura, marcada pelos estilos romano, bizantino e otomano. Inclusive, fica a dica: não deixe de conhecer o Portão de Adriano, do século 2 e criado para celebrar a chegada do Imperador Adriano à cidade. Para completar, Antália conta com uma atração um tanto quanto singular: uma cachoeira que cai diretamente no mar. Sim, é isso mesmo! Além de as águas doce e salgada se misturarem, o cenário é deslumbrante.

10 destinos pelo mundo de tirar o fôlego

5. Pamukkale, o Castelo de Algodão da Turquia

Destinos para conhecer na Turquia: além de ser um colírio para os olhos, Pamukkale também tem piscinas termais. Ou seja: não deixe de conhecer | Crédito: Shutterstock

Além de ser um colírio para os olhos, Pamukkale, na Turquia, também tem piscinas termais. Ou seja: não deixe de conhecer | Crédito: Shutterstock

A mais de 600 km da capital da Turquia, Pamukkale é um destino e tanto para aqueles que amam as belas criações da natureza. Dona de um visual surreal, a cidade abriga um conjunto de formações calcárias que, por sua vez, formam piscinas de águas termais, que descem em forma de cascata. Tudo isso em uma montanha com mais de 160 metros de altura. O calcário deixa tudo branquinho e, não à toa, o nome da cidade significa – literalmente! –“Castelo de Algodão”. A fim de garantir a preservação do local, não pode entrar de sapato ali, OK?

Outro passeio muito legal de se fazer em Pamukkale é para Hierápolis. Afinal, dá para visitar suas ruínas – que rendem fotos de cair o queixo – e a Antique Pool, também conhecida como Piscina Sagrada ou Piscina de Cleópatra. Isso porque, reza a lenda, ela foi construída a mando da rainha egípcia. A piscina também tem águas bem quentinhas, que chegam a 35°C.

6. Bodrum, sede de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Praia de Camel Bitez Bodrum Turquia shutterstock 506888551

Nada mau, né? Pois assim é a Praia de Camel, em Bodrum, na Turquia | Crédito: Shutterstock

A cidade de Bodrum não é só um dos principais destinos do litoral turco. Ela também é o endereço do Mausoléu de Halicarnasso, mais uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. No mausoléu está o túmulo do Rei Mausolo, que governou a Turquia de 370 a.C a 353 a.C.

19 ilhas paradisíacas para conhecer ao redor do mundo

Por estar localizada às margens do Mar Egeu, Bodrum exibe águas cristalinas, assim como casinhas brancas e construções antigas, que remetem aos paraísos das ilhas gregas.

7. Alaçati, balneário à la Grécia na Turquia

Alacati Turquia Credito editorial Nejdet Duzen shutterstock 1115965019

Apesar de ter um quê de Grécia, esta foto foi tirada em Alaçati, na Turquia | Crédito editorial: Nejdet Duzen/Shutterstock.com

Ao norte, no Mar Egeu, Alaçati tem conquistado fama por reunir história, gastronomia e belas praias em um único lugar. Cheio de ruas estreitas de pedras, casinhas coloridas e canteiros de flores, esse vibrante balneário de origem grega é o lugar ideal para aqueles que querem praticar windsurfe e o kitesurfe, por exemplo. Isso sem contar os cenários perfeitos para fotos. Ou seja, prepare o seu Instagram, porque seu feed vai bombar!

Além dos destinos para conhecer na Turquia, o país também tem:

Gastronomia de primeira, câmbio acessível e um povo bem carismático

Manti um dos pratos mais tradicionais da culinaria turca shutterstock 399107122

Manti é um dos pratos mais tradicionais da culinária turca | Crédito: Shutterstock

Achou que tinha acabado? A resposta é: não! Além de tudo o que a gente citou até aqui, a Turquia tende a ser um destino mais acessível, uma vez que o custo de vida por lá é considerado baixo. Inclusive, a lira turca vale menos do que o real. Em linhas gerais, isso significa que os atrativos, hotéis e alimentação são mais baratos do que em outros países.

5 destinos no exterior que cabem no bolso
O que você precisa saber antes de ir para o Egito

E, por falar em comida, por acaso você já deu uma olhada nos cardápios turcos? Eles são de dar água na boca e bem variados. Afinal, tem pratos à base de carne, carneiro, frutos do mar, peixe, ostras e opções vegetarianas. Para fechar com chave de ouro, o chá turco é encontrado em todos os lugares – ao mesmo tempo, cabe dizer que o café também é ótimo, forte e saboroso. Aproveite para provar o kebab turco, que é um delicioso wrap; a pide, versão turca da pizza; o manti, que são raviólis com molho; e o baklava, doce feito com pistache, noz ou avelã e finas fatias de massa.

Por fim, não podemos deixar de falar da simpatia única do povo turco. Experts em receber turistas, eles oferecem diversas cortesias para os seus convidados – doces, chás, cafés e descontos são alguns exemplos. Aproveite, portanto, para fazer amigos e mergulhar ainda mais na cultura local.

E aí, para quais desses destinos para conhecer na Turquia você vai querer ir primeiro? Ficou interessado(a)? Então preste atenção a essa última dica: consulte um(a) agente de viagens. Até porque esse(a) profissional vai cuidar de tudo para você, desde passagens, seguro-viagem, hotelaria e passeios. Vale a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0