O que você precisa saber antes de ir para o Egito

Grande Esfinge Piramides de Gize Cairo Egito shutterstock 655766020

Tá a fim de ver de perto a Grande Esfinge e as pirâmides de Gizé, no Cairo? Então vem ver tudo o que você precisa saber sobre o Egito | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de ver de perto a Grande Esfinge e as pirâmides de Gizé, no Cairo? Então vem ver tudo o que você precisa saber antes de ir para o Egito | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de ver de perto a Grande Esfinge e as pirâmides de Gizé, no Cairo? Então vem ver tudo o que você precisa saber antes de ir para o Egito | Crédito: Shutterstock

Conta pra gente: você já sentiu vontade de conhecer o EgitoPois o país da Cleópatrados faraósdas pirâmides é um dos destinos mais curiosos do mundo. E o melhor de tudo é que o Egito já está de portas abertas para os brasileiros.  

Antes de mais nada, você pode encontrar mais detalhes sobre a reabertura e as medidas que estão sendo adotadas neste link. A reabertura do país está sendo feita com muita responsabilidade, a fim de garantir segurança a todos os viajantes. Sendo assim, separamos algumas dicas com tudo o que você precisa saber antes de ir para o Egito! Vamos nessa?  

O que fazer no Egito: 9 points que valem a viagem
Afinal, quais países estão abertos para brasileiros?

Quando ir, moeda, idioma e dicas gerais: tudo o que você precisa saber antes de ir para o Egito

Quando ir 

O que você precisa saber antes de ir para o Egito: o Egito também tem praias, caso da cidade turística de Sharm-el Sheikh, por exemplo | Crédito: Shutterstock

O Egito também tem praias, caso da cidade turística de Sharm-el Sheikh, por exemplo | Crédito: Shutterstock

Em primeiro lugar, saber qual é a melhor época para conhecer o Egito é fundamental, já que você vai estar no meio do deserto. Basicamente a melhor época para conhecer o país é entre outubro e marçoIsso porque esses são os meses de inverno e as temperaturas tendem a ser mais amenas, uma vez que o clima no país é bem seco e quase não há chuva. Por conta disso, se não for tão fã assim de calor, evite ir durante o verão, visto que Deserto do Saara pode registrar até 45°CJá pensou? De forma geral, novembro e março são ótimos meses para viajar pra lá, posto que dezembro, janeiro e fevereiro se enquadram no período de alta temporada.  

Dicas de viagem: quatro desertos que vale a pena conhecer

É caro se hospedar no Egito?

Em geral, hospedar-se no Egito costuma ser mais em conta do que em outros destinos, sobretudo europeus. Mas atenção: como é um país com costumes diferentes dos nossosvale a pena ficar em um bom resort, até mesmo para os turistas se sentirem mais à vontade. Porém, para saber quais são os melhores hotéis, fale com um(a)agente de viagens. Esse(a) profissional tem essas respostas na ponta da língua e vai saber indicar um que seja a sua cara e caiba no seu bolso. 

Religião e cultura

Mesquita Madrassa do Sultao Hassan Cairo Egito shutterstock 1896444325

O Egito, além de ser extremamente fotogênico, carrega uma das culturas mais ricas do mundo | Mesquita-Madrassa do Sultão Hassan, no Cairo | Crédito: Shutterstock

A religião de quase toda a população egípcia é a islâmicaportanto ela é levada bem a sério no país. Há megafones espalhados por todos os cantos e muitas mesquitas pelas redondezas para avisar que chegou a hora da oraçãoInclusive, não estranhe, porque elas são realizadas cinco vezes ao dia 

Como parte dos costumes, homens e mulheres andam com roupas que cobrem o corpo todo. Logo, para mostrar respeito às tradições – e para fazer bonito com os anfitriões, claro! -, a dica é usar roupas longas e soltas. Ainda assim os trajes dos turistas chamam a atenção, então não estranhe se alguém estiver sempre te olhando ou até mesmo pedir pra tirar uma foto com você. Eles não estão sendo rudes, mas, sim, curiosos 😉

Qual é a moeda do Egito?

A moeda do Egito é a libra egípcia (EGP). Apesar de o real valer mais que a libra egípcia, recomenda-se levar todo o dinheiro em dólar ou euro, uma vez que cartões de créditos não são tão aceitos. Para se ter uma noção, 1 dólar equivale a mais ou menos 16 EGP. Além disso, tenha sempre dinheiro trocado para gorjetas, pois elas são bem aguardadas. Isso vale para quando alguém carregar sua mala, tirar uma foto sua ou se disponibilizar a mostrar uma pintura em uma tumba, por exemplo. Ou seja: sempre que você receber algum tipo de ajuda ou prestação de serviço. 

Compras: hora de pechinchar

Cairo Egito Credito editorial Merydolla shutterstock 1087783190

Prepare-se para a hora das compras, porque os egípcios adoram negociar | Cairo, Egito | Crédito editorial: Merydolla/Shutterstock.com

Além de gostarem de gorjetas, os egípcios, assim como os marroquinos, têm muito forte a cultura da negociação. No início pode parecer chato ter de negociar para qualquer lembrancinha que quiser comprar, mas – acredite! – vale a pena. Se você entrar no jogo, provavelmente conseguirá mais de 50% de desconto. Use e abuse da sua lábia na hora das compras e você certamente vai se surpreender com os preços que vai obter.  

Curiosidade: quais são as lembrancinhas mais procuradas ao redor do mundo?

Idioma 

Embora o idioma oficial do país seja o árabe, o inglês é bem aceito, principalmente nas cidades mais turísticas e nos comércios e hotéis. Uma dica valiosa é decorar a escrita de alguns números para poder conferir os preços nos mercados e nas lojinhas. Mas nem tente ler alguma coisa em árabe: é praticamente impossível para quem é leigo no assunto. Contudo, se você se amarra em línguas diferentes, vai ficar encantado(a) com a escrita desenhada e com o som do idioma.  

Gastronomia árabe

gastronomia arabe shutterstock 563091901

Acima de tudo, a culinária árabe é famosa por seus temperos únicos e marcantes | Crédito: Shutterstock

Como um país árabe, a gastronomia árabe é dominante no país, claro. A dieta principal é baseada em grãos, como por exemplo fava, lentilha e grão de bico. Além disso, eles utilizam temperos que podem ser fortes para o nosso paladar, por isso vale pegar leve no começo até se acostumar. Em geral você vai encontrar muitos quibes, carnes, pães, saladas e os deliciosos cremes árabescaso do Tahine (pasta de gergelim) e Baba Ghanoush (pasta de berinjela feita à base de Tahine e suco de limão). Ao mesmo tempo, é sempre bom lembrar que os muçulmanos não comem carne de porco, OK?  

Atenção: evite comer comidas vendidas em barracas de rua, já que os temperos e até mesmo a água utilizada podem não cair muito bemPriorize comer em restaurantes, mais habituados a receber turistas, viu? Outra sugestão é garantir um seguroviagem a fim de ter uma viagem tranquila do início ao fimAfinal de contas, ninguém merece passar por perrengue nas férias, né?

Lugares para não deixar de ir no Egito

Museu Egipcio do Cairo Egito Credito editorial Orhan Cam shutterstock 563768896

Dá só uma olhada no interior do Museu Egípcio do Cairo, no Egito | Crédito editorial: Orhan Cam/Shutterstock.com

Viajar para o Egito é uma verdadeira viagem no tempo. Isso porque, além de visitar as Pirâmides de Gizé, navegar pelo Mar Vermelho e passear pelo deserto, você precisa conhecer outras atrações de perto. Neste sentido, cabe ressaltar Templo de Karnak, o maior do país, assim como o Templo de Abu Simbel e o Museu Egípcio do Cairo, que abriga mais de 120 mil itens que correspondem a tesouros arqueológicos milenares. Esses são apenas alguns dos principais pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro! De quebra, mantenha um celular ou uma boa câmera em mãos para registrar todos esses cenários de tirar o fôlego. 

Em alta: 25 destinos diferentes para conhecer
Qual máscara usar no avião?

Fala sério: ficou com vontade de conhecer o país agora que já tem na ponta da língua tudo o que você precisa saber antes de ir para o Egito, não é? Pois não tenha dúvidas de que este país mediterrâneo, localizado entre a África e a Ásia e dono de uma das culturas mais ricas do mundo, vai te conquistar.  

Então não perca tempo e procure um(a) agente de viagens! Assim você tem acesso a um roteiro feito exclusivamente para você e já pode começar a se preparar desde já para essa trip de cair o queixo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0