O que fazer em Ubatuba (SP): praias, cachoeiras e muito mais

*Conteúdo publicado originalmente em 12/06/2021, mas atualizado às 16h19 de 28/09/2021*

A cerca de 240 km de São Paulo, Ubatuba é um daqueles lugares que todo mundo precisa visitar pelo menos uma vez na vida. Parte do litoral norte paulista, tem diversas praias paradisíacas e de águas cristalinas, responsáveis por atrair muita gente. Mas, acredite, não é só de praia que vive a região, não! O destino guarda trilhas, cachoeiras, monumentos históricos e muito mais. Se animou? Então confira a seguir o que fazer em Ubatuba!

6 lugares para passear no interior de São Paulo
9 praias do litoral paulista que vale a pena conhecer

Mas calma aí, viajante! Antes de prosseguir, lembre-se de planejar as suas férias com o apoio de um(a)agente de viagens, viu? Afinal de contas, ele(a) é o seu(sua) melhor amigo(a) quando o assunto é uma viagem dos sonhos 😉

5 dicas de o que fazer em Ubatuba + principais praias

1. Cachoeira do Prumirim

Crédito: Shutterstock

Se amarra em natureza? Então você vai adorar a Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba (SP) | Crédito: Shutterstock

Se contato com a natureza for um dos seus motivos para pegar a estrada, a Cachoeira do Prumirim não pode ficar de fora da sua lista. A pouco mais de 18 km do centro de Ubatuba, ela é rodeada pela Mata Atlântica e conta com pedras e várias quedas d’água. Inclusive, essas quedas formam poços perfeitos para relaxar e tomar banhos refrescantes. Nada mau, né?

7 motivos que explicam por que viajar faz bem

2. Ruínas da Lagoinha

Crédito: Flickr / Edson Ribeiros Dos Santos

Antes de qualquer coisa, as Ruínas da Lagoinha são um passeio histórico e muito bonito em Ubatuba (SP) | Crédito: Flickr/Edson Ribeiro dos Santos

Alô, amantes de passeios históricos! Datadas do século 19, as Ruínas da Lagoinha ficam perto da Praia da Lagoinha e representam o que restou da Fazenda Bom Retiro. No século 19, o local produzia café, açúcar e cachaça e ajudava a reforçar a prosperidade de Ubatuba. Entrou em declínio na década de 1950 com o avanço das técnicas agrícolas.

Dicas de viagem para praticar esportes: 12 destinos no Brasil

Além de todo esse pano de fundo histórico e do cenário um tanto rústico, as Ruínas têm árvores centenárias e uma bela paisagem. Sendo assim, mantenha o celular ou a câmera em mãos. Para completar, a partir de lá dá pra fazer uma trilha até a cachoeira Véu da Noiva. Ou seja: vale muito a pena incluir esse point na sua relação de o que fazer em Ubatuba!

3. Pico do Corcovado

Pico do Corcovado Ubatuba Sao Paulo shutterstock 1692757096

A trilha que vai ao topo do Pico do Corcovado é opção de o que fazer em Ubatuba (SP) | Crédito: Shutterstock

Gosta de desafios e trilhas? Joia, porque esse passeio vai ser a sua cara. Um dos mais esplêndidos pontos do litoral paulista, o Pico do Corcovado conta com uma trilha de 8 km de subida. Isso significa que pode levar até 8h para chegar ao seu topo. Mas não desanime, não! Dono de um panorama único e inesquecível, no trajeto você vai passar por rios, mirantes e ainda vai poder admirar a bela natureza. Caso resolva fazer esse passeio, é importante levar água, repelente e algum alimento. Lembre-se: roupas leves são indispensáveis em trilhas, então opte pelo seu conforto e bem-estar, viu?

Para viajar pelo Brasil: veja alguns dos destinos mais bonitos do país

4. Aquário de Ubatuba

Ver a vida marinha de perto é sempre incrível, né? Pois o Aquário de Ubatuba foi inaugurado em 1996 e guarda mais de 130 espécies marinhas em seus tanques. Passeio indicado sempre, mas principalmente em dias de chuva, ele é cheio de vida e supercuidadoso. Entre os bichinhos que vivem ali estão pinguins, que ficam em uma área com climatização especial, e jacarés. Ah! Sabe o que é interessante? O local também promove campanhas para cuidar da natureza. Entre elas,cabe ressaltar a iniciativa que visa manter a limpeza das praias.

5. Ilha Anchieta

Ilha Anchieta - Ubatuba - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Você sabia que a Ilha Anchieta, em Ubatuba, é a segunda maior do litoral norte de São Paulo? | Crédito: Shutterstock

Acessada por meio de escunas e popularmente conhecida como Ilha dos Porcos, a Ilha Anchieta é a segunda maior de todo o litoral norte. Disponibiliza uma série de trilhas para quem pretende conhecer a fauna e flora locais, bem como cachoeiras próprias para banho. Isso, claro, sem mencionar as lindas praias, como a Praia do Presídio – a principal da região –, Praia Grande, Praia do Leste e Praia do Sul, por exemplo.

Tá a fim de saber um lugar que é obrigatório conhecer por lá? O antigo presídio de Ubatuba, já que ali podem ser encontrados moradores e marinheiros, dispostos a compartilhar diversas histórias e curiosidades locais.

O que fazer em Bertioga (SP): 6 passeios na região

6. Centro Histórico de Ubatuba

Paróquia Exaltação da Santa Cruz

Paróquia Exaltação da Santa Cruz, no centro de Ubatuba (SP) | Crédito editorial: Leonidas Santana/Shutterstock.com

É claro que esse pedacinho da cidade não ia ficar de fora do nosso post. Muito agradável, o centro de Ubatuba é perfeito pra quem quer mergulhar na história e na cultura da região. Dá uma espiadinha no que dá pra conferir por lá: Museu Histórico de Ubatuba, que fica no prédio da Cadeia Velha, projetado pelo escritor Euclides da Cunha, e o Sobradão do Porto, sede da Fundação de Arte e Cultura. Ao mesmo tempo, vale a pena conferir o Píer do Itaguá, a Paróquia Exaltação da Santa Cruz e, por fim, a Praia de Iperoig (ou Praia do Cruzeiro). Inclusive, visitar os casarões, a igreja e o museu, por exemplo, são ótimas dicas de o que fazer em Ubatuba com chuva, viu? Portanto, já deixe anotado aí no seu roteiro 😉

A cereja do bolo: sol, mar e muita praia

Enfim, achou que não íamos falar nada sobre as praias de Ubatuba? Que nada! Embora a região ofereça muitas atividades, as praias continuam sendo sua marca registrada. E, acredite, não faltam opções para curtir um dia inteirinho à beira-mar.

Crédito: Shutterstock

Tá a fim de curtir sol e mar? A Praia Grande, em Ubatuba (SP), é uma boa dica | Crédito: Shutterstock

Ao sul de Ubatuba estão as praias para quem busca infraestrutura na areia. Ou seja: barracas e ambulantes. Anote aí as que você não pode deixar de conhecer: Praia Grande, Praia das Toninhas, Praia do Tenório e Praia da Maranduba. Vai viajar com crianças? Pois a Praia da Lagoinha, além de ser uma excelente escolha, também tem um riacho. Tá a fim de algo um pouco mais rústico? As praias Dura e Brava não vão te decepcionar.

Praia do Félix - Ubatuba - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Prepare a câmera, porque a Praia do Félix, em Ubatuba (SP), é muito bonita | Crédito: Shutterstock

O que fazer em Ilhabela, em São Paulo
Afinal, quais são as melhores praias para surfar no Brasil?

Por outro lado, seguindo para o norte você vai se deparar com praias mais preservadas, mas com menos estrutura. A Praia do Félix é superindicada para famílias, enquanto a Praia de Itamambuco é procurada pelos surfistas. Já a Praia do Prumirim tem mar de tombo e o cenário ideal para várias fotografias. Então não se esqueça de garantir um celular ou uma câmera para fazer muitos cliques, OK?

E você, já fez esse roteiro? Conta pra gente nos comentários e compartilhe as suas dicas de o que fazer em Ubatuba! Dessa forma você ajuda outras pessoas que também querem conhecer esse maravilhoso pedacinho do litoral norte paulista.

1 Comentário

  1. SEBASTIÃO BATISTA DA SILVA disse:

    Parabéns pela matéria sobre Ubatuba faz 20 anos que tenho casa em um condomínio em Ubatuba Residencial Park Hills porém não sabia da existente do Pico do Corcovado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0