Melhores praias para surfar no Brasil: saiba quais são elas

Transcendendo as fronteiras do esporte e transformando-se em um estilo de vida, o surfe é uma experiência indescritível. Se quiser deixar tudo ainda mais especial, a dica é unir a prática do exercício à oportunidade de viajar. E sabe qual é a melhor parte? Isso não exige percorrer longas distâncias, pois o Brasil conta com um litoral cheio de praias para quem está em busca da onda perfeita.

Palco para muitos campeonatos mundiais de surfe, a rota nacional vai do estado da Bahia a Santa Catarina. E, para que você não fique só na vontade de conseguir a “batida” (manobra em que o surfista acerta a crista da onda com a parte de baixo da prancha) dos sonhos, o Segue Viagem selecionou seis lugares certeiros. Vamos dar uma quedinha rápida (gíria para “vamos surfar”)?

Melhores praias para surfar no Brasil

1. Maresias – São Sebastião (SP)

Praias de Maresias – São Sebastião - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Praia de Maresias – São Sebastião – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Célebre pelas ondulações que atraem turistas de todos os cantos, Maresias, em São Sebastião, é uma das praias mais badaladas do litoral norte paulista. Cinco quilômetros de extensão, areia branca, mar cristalino e agitado são algumas de suas características, mas o destaque realmente fica para as ondas nos mais variados tamanhos, atendendo dos surfistas iniciantes aos profissionais.

9 praias do litoral paulista que vale a pena conhecer

Ah! E você sabia que foi ali que nasceu Gabriel Medina, o primeiro campeão mundial brasileiro de surfe? Além disso, a região é considerada pela National Geographic uma das melhores praias do mundo para surfe.

2. Boca da Barra – Itacaré (BA)

praias shutterstock 469595912

Itacaré – Bahia | Crédito: Shutterstock

No litoral sul da Bahia, a praia é ideal para visitantes à procura de um lugar para curtir o mar durante o inverno brasileiro, época em que suas ondulações são ainda mais incríveis. Casa de uma das etapas do Campeonato Mundial de Surfe (WSL), ela não é indicada para os principiantes no esporte, já que tem uma das mais longas ondas do país e uma forte correnteza, o que exige muita habilidade.

3. Itaúna – Saquarema (RJ)

praias Itaúna – Saquarema - Rio de Janeiro | Crédito editorial: Rodrigo S Coelho / Shutterstock.com

Itaúna – Saquarema – Rio de Janeiro | Crédito editorial: Rodrigo S Coelho/Shutterstock.com

Famosa na pequena cidade de Saquarema, a Praia de Itaúna também foi palco para uma das fases do Mundial de Surfe em 2017 e 2018. Com ondas de até três metros, ela tem apelidos como “Capital do Surfe Brasileiro”, “Templo do Surfe” e “Maracanã do Surfe”.

Em outras palavras, é o paraíso para os surfistas. Anote aí: alguns picos por ali são Casarão, Garota de Itaúna, Point e Barrinha, por exemplo.

4. Praia do Rosa – Imbituba (SC)

Praia do Rosa – Imbituba - Santa Catarina | Crédito: Shutterstock

Praia do Rosa – Imbituba – Santa Catarina | Crédito: Shutterstock

Paradisíaca, a Praia do Rosa recebe os surfistas que amam “voar sobre as ondas”. Dona de águas azuis e 2 km de litoral, ela oferece ondas constantes que variam de meio metro a três metros de altura. Predileta de muitos praticantes da modalidade, a praia conta com duas partes: Rosa Norte (mais tranquila) e Rosa Sul (ótima para manobras mais radicais). Ou seja, é indicada para todos os estilos de viajantes.

Posteriormente e bem próximos dali estão outros locais muito propícios para dar um 360°: Praia da Ferrugem, Praia do Luz, Praia de Ibiraquera e Praia Vermelha.

5. Cacimba do Padre – Fernando de Noronha (PE)

Cacimba do Padre - Fernando de Noronha - Pernambuco | Crédito: Shutterstock

Cacimba do Padre – Fernando de Noronha – Pernambuco | Crédito: Shutterstock

O “Havaí Brasileiro” não poderia ficar de fora desta listinha. Além de muita preservação do meio ambiente, praias maravilhosas e excelente infraestrutura, o destino tem lugares como as praias da Conceição e do Cachorro, sob medida para o surfe. Contudo, o grande destaque vai para os tubos cilíndricos da magnífica Cacimba do Padre, que conquista até mesmo quem está ali só para observar.

Fernando de Noronha (PE): descubra qual praia tem a sua cara
7 motivos para visitar Fernando de Noronha (PE)

Entre dezembro e abril, a dupla águas cristalinas e grandes tubos deixa tudo mais mágico. Para quem gosta de mergulhar, este também é um dos melhores lugares no mundo. Sendo assim, Noronhe-se!

6. Itamambuca – Ubatuba (SP)

shutterstock 1501214513

Itamambuca – Ubatuba – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Por fim, que tal mais uma paulista nesta lista com as melhores praias para surfar no Brasil? Em Ubatuba, a Praia de Itamambuca é a representante da região e costuma receber competições nacionais e internacionais do esporte. Bem preservada, ela é a queridinha dos surfistas devido às suas ondas constantes. Em outras palavras, é o paraíso para aqueles que gostam de pegar as longas direitas que permitem manobras sensacionais.

O que fazer em Ubatuba (SP): praias, cachoeiras e muito mais
Afinal, por que comprar com um(a) agente de viagens?

E aí, ficou instigado a surfar em alguma dessas praias? Se quiser acrescentar algum local à nossa listinha, deixe um comentário! Isso porque, ao compartilhar sua experiência, você acaba ajudando outros viajantes a garantirem uma trip memorável ?

Ah, e lembre-se: se estiver planejando uma viagem, mesmo que seja uma curtinha, consulte um(a) agente de viagens. Dessa forma você garante um passeio livre de perrengues.

Deixe um comentário

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0