Dicas para alugar um carro no Brasil e no exterior

 

Com certeza viajar de carro pode ser uma das melhores formas de desfrutar sua liberdade e explorar diversos cantos de uma cidade, estado ou país. Isso porque quem viaja de carro pode fazer o seu próprio roteiro e, assim, aproveitar ao máximo em qualquer lugar do mundo. De toda forma, vale ter em mente que as exigências na hora da locação variam de acordo com o local em que você está. Quer saber mais? Então confira agora as principais dicas para alugar um carro no Brasil e no exterior!  

Melhores destinos para lua de mel no Brasil: confira 5 dicas 
12 destinos com vistas de outro planeta pra quem não pode viajar para o espaço   

Principais dicas para alugar um carro pelo mundo

1. Estados Unidos

Tá a fim de fazer uma viagem de carro extraordinária? Então aposte na Rota 66, um clássico dos Estados Unidos | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de fazer uma viagem de carro extraordinária? Então aposte na Rota 66, um clássico dos Estados Unidos | Crédito: Shutterstock

Antes de mais nada, todo mundo sabe que o destino queridinho entre os brasileiros são os Estados Unidos. Mas isso não é à toa, não, uma vez que que o país reserva experiências inesquecíveis pra quem gosta de dirigir. Seja para conhecer itinerários famosos, como a Rota 66, ou para fazer compras, o aluguel de carros facilita a vida dos viajantes e é muito comum no país. Contudo, para a locação na terra do Tio Sam é necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva e passaporte válidos. Ao mesmo, é preciso ter em mãos um cartão de crédito internacional no nome do condutor principal para servir como caução de garantia e pagamento. 

Uma observação importante é a questão da idade. Para condutores entre 21 e 24 anos existe a possibilidade de que seja cobrado um valor extra por dia. Chamado de under age, corresponde a uma taxa de risco por motorista jovem.  

Tá a fim de conhecer a Rota 66? Vem ver 
Dicas sobre Miami: o que você precisa saber antes de ir para a cidade da Flórida 

2. Europa

Acima de tudo, a região da Toscana, na Itália, é ótima para road trips | Crédito: Shutterstock

Com paisagens encantadoras, a Europa é perfeita para quem está a fim de sair da rotina e cair na estrada em busca de paisagens deslumbrantes. Repleto de ruínas e tesouros arqueológicos, o Velho Continente tem muita história pra contar. Além disso, dirigir por lá é mais simples do que parece! Desde a Convenção de Viena a carteira de motorista brasileira passou a valer por até seis meses a partir da data de entrada do(a) turista na região. 

12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar 
O que fa zer em Lisboa: sugestão de roteiro pela capital de Portugal 

Vista aérea da Champs-Élysées, a avenida mais famosa de Paris, na França | Crédito: Joe MFive

Sendo assim, visando explorar melhor os destinos europeus, alugar um carro figura como uma ótima escolhaEntretanto, assim como nos EUA, para fazer uma locação é necessário portar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva e passaporte, ambos dentro do prazo de validade. Outra exigência é ter um cartão de crédito internacional da titularidade do condutor. O cartão, porém, também não pode estar vencido, viu? 
De carro pela Itália: um tour de Roma a Florença com a Avis 

De qualquer modo, não deixe de consultar um(a) agente de viagens. Mesmo porque ele(a) vai saber te orientar direitinho sobre as condições gerais das locadoras e te dar ainda mais dicas para alugar um carro. Afinal, ninguém merece passar perrengue na gringa, né? 

3. Brasil

Recorte da Avenida Paulista, um dos cartões-postais de São Paulo | Crédito: Shutterstock

Recheado de destinos turísticos, o Brasil conta com rotas incríveis para quem procura por aventuras em quatro rodasDá pra fazer um passeio histórico pela Estrada Real (SP, MG e RJ), admirar a beleza da Rota Romântica, no Rio Grande do Sul, ou conhecer todas as praias de Floripa, por exemploLogo, motivos não faltam para visitar cada trecho do país, alugar um carro e se jogar em uma road trip de sucesso. 

Estrada Real: veja quais cidades visitar e viaje de volta ao Brasil colônia 
O que fazer em São Paulo: principais cartões-postais do destino 

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil | Crédito: Shutterstock.com

Florianópolis, em Santa Catarina, é uma boa pedida para viagens de carro | Crédito: Shutterstock

No entanto, o Brasil também tem algumas regras. Ou seja: é preciso ter no mínimo 21 anos e habilitação permanente há pelo menos dois anos, bem como apresentar RG e CPF. Além disso, deve-se portar um cartão de crédito no nome do condutor com limite para cobrir a franquia do seguro do automóvel. 

Lugares para conhecer em Santa Catarina: 6 dicas além de Floripa 

Dicas extras para alugar um carro 

1. Muita atenção no momento da locação 

Uma dica muito importante para a locação de carros é ler com cuidado o contrato para verificar se está tudo OK. Em outras palavras, descobrir se a cobrança é feita por dia ou quilometragem, o tempo de locação, o tipo de seguro e se o tanque deverá estar cheio na devolução. De quebra, não se esqueça de confirmar o local de retirada e devolução do carro, pois algumas lojas podem cobrar uma taxa adicional se os destinos forem diferentes. 

2. Acompanhe a vistoria do carro 

Recomenda-se acompanhar a vistoria do carro e solicitar seu comprovanteCabe ressaltar que, caso queira dividir o volante com algum amigo, é preciso avisar a locadora, combinado? 

3. Fique atento aos documentos 

Antes de qualquer coisa, visando maior tranquilidade durante viagens internacionais, o condutor pode solicitar ao Detran a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Este documento é uma “tradução” da carteira de habilitação nacional e, portanto, facilitará a checagem das informações no caso de uma fiscalização policial. 

Se você quer mais dicas para alugar um carro, procure um(a) agente de viagens. Dessa forma você esclarece todas as dúvidas | Crédito: Shutterstock

7 motivos para visitar Madri, a capital da Espanha 

Agora que você já está por dentro das principais dicas para viajar de carro, entre em contato com um(a) agente de viagens. Assim você vai ter acesso a um roteiro personalizado para essa viagem superespecial! Ah, e, se você tiver mais alguma sugestão pra compatilhar, não se esqueça de deixar um comentário com as suas dicas para alugar um carro 😉 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0