Com certeza viajar de carro pode ser uma das melhores formas de desfrutar sua liberdade e explorar diversos cantos de uma cidade, estado ou país. Isso porque quem viaja de carro pode fazer o seu próprio roteiro e, assim, aproveitar ao máximo em qualquer lugar do mundo. De toda forma, vale ter em mente que as exigências na hora da locação variam de acordo com o local em que você está. Quer saber mais? Então confira agora as principais dicas para alugar um carro no Brasil e no exterior!
Melhores destinos para lua de mel no Brasil: confira 5 dicas
12 destinos com vistas de outro planeta pra quem não pode viajar para o espaço
Antes de mais nada, todo mundo sabe que o destino queridinho entre os brasileiros são os Estados Unidos. Mas isso não é à toa, não, uma vez que que o país reserva experiências inesquecíveis pra quem gosta de dirigir. Seja para conhecer itinerários famosos, como a Rota 66, ou para fazer compras, o aluguel de carros facilita a vida dos viajantes e é muito comum no país. Contudo, para a locação na terra do Tio Sam é necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva e passaporte válidos. Ao mesmo, é preciso ter em mãos um cartão de crédito internacional no nome do condutor principal para servir como caução de garantia e pagamento.
Uma observação importante é a questão da idade. Para condutores entre 21 e 24 anos existe a possibilidade de que seja cobrado um valor extra por dia. Chamado de “under age”, corresponde a uma taxa de risco por motorista jovem.
Tá a fim de conhecer a Rota 66? Vem ver
Dicas sobre Miami: o que você precisa saber antes de ir para a cidade da Flórida
Com paisagens encantadoras, a Europa é perfeita para quem está a fim de sair da rotina e cair na estrada em busca de paisagens deslumbrantes. Repleto de ruínas e tesouros arqueológicos, o Velho Continente tem muita história pra contar. Além disso, dirigir por lá é mais simples do que parece! Desde a Convenção de Viena a carteira de motorista brasileira passou a valer por até seis meses a partir da data de entrada do(a) turista na região.
12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar
O que fa zer em Lisboa: sugestão de roteiro pela capital de Portugal
Sendo assim, visando explorar melhor os destinos europeus, alugar um carro figura como uma ótima escolha. Entretanto, assim como nos EUA, para fazer uma locação é necessário portar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva e passaporte, ambos dentro do prazo de validade. Outra exigência é ter um cartão de crédito internacional da titularidade do condutor. O cartão, porém, também não pode estar vencido, viu?
De carro pela Itália: um tour de Roma a Florença com a Avis
De qualquer modo, não deixe de consultar um(a) agente de viagens. Mesmo porque ele(a) vai saber te orientar direitinho sobre as condições gerais das locadoras e te dar ainda mais dicas para alugar um carro. Afinal, ninguém merece passar perrengue na gringa, né?
Recheado de destinos turísticos, o Brasil conta com rotas incríveis para quem procura por aventuras em quatro rodas. Dá pra fazer um passeio histórico pela Estrada Real (SP, MG e RJ), admirar a beleza da Rota Romântica, no Rio Grande do Sul, ou conhecer todas as praias de Floripa, por exemplo. Logo, motivos não faltam para visitar cada trecho do país, alugar um carro e se jogar em uma road trip de sucesso.
Estrada Real: veja quais cidades visitar e viaje de volta ao Brasil colônia
O que fazer em São Paulo: principais cartões-postais do destino
No entanto, o Brasil também tem algumas regras. Ou seja: é preciso ter no mínimo 21 anos e habilitação permanente há pelo menos dois anos, bem como apresentar RG e CPF. Além disso, deve-se portar um cartão de crédito no nome do condutor com limite para cobrir a franquia do seguro do automóvel.
Lugares para conhecer em Santa Catarina: 6 dicas além de Floripa
Uma dica muito importante para a locação de carros é ler com cuidado o contrato para verificar se está tudo OK. Em outras palavras, descobrir se a cobrança é feita por dia ou quilometragem, o tempo de locação, o tipo de seguro e se o tanque deverá estar cheio na devolução. De quebra, não se esqueça de confirmar o local de retirada e devolução do carro, pois algumas lojas podem cobrar uma taxa adicional se os destinos forem diferentes.
Recomenda-se acompanhar a vistoria do carro e solicitar seu comprovante. Cabe ressaltar que, caso queira dividir o volante com algum amigo, é preciso avisar a locadora, combinado?
Antes de qualquer coisa, visando maior tranquilidade durante viagens internacionais, o condutor pode solicitar ao Detran a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Este documento é uma “tradução” da carteira de habilitação nacional e, portanto, facilitará a checagem das informações no caso de uma fiscalização policial.
7 motivos para visitar Madri, a capital da Espanha
Agora que você já está por dentro das principais dicas para viajar de carro, entre em contato com um(a) agente de viagens. Assim você vai ter acesso a um roteiro personalizado para essa viagem superespecial! Ah, e, se você tiver mais alguma sugestão pra compatilhar, não se esqueça de deixar um comentário com as suas dicas para alugar um carro 😉
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL