Rota 66 pelos Estados Unidos – de carro entre Chicago até Los Angeles

Blog Segue Viagem
|
Rota 66 – Estados Unidos | Crédito: Shutterstock

Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco de carro
Rio-Santos: roteiro pela bela estrada
Recife: de carro pelo litoral pernambucano
De carro pela Toscana
Europa: três roteiros para cair na estrada

Você já teve aquela vontade de sair estrada afora para fugir da rotina ou para descobrir pelo caminho o melhor rumo a seguir? Agora imagine só se esse trajeto percorrer o Centro-Oeste dos Estados Unidos, passando por paisagens inspiradoras e locais típicos dos filmes hollywoodianos, como o Grand Canyon! Parece até sonho, mas é realidade na Rota 66, um percurso com mais de 3,8 mil km² realizado principalmente de carro, por oito estados americanos.

De Chicago a Los Angeles, como é comumente explorada, ou vice-versa, a “estrada-mãe” dos americanos é um símbolo histórico do país criada em 1926 e desativada como rodovia federal em 1985. Em geral, recomenda-se alugar um carro e reservar, no mínimo, duas semanas de viagem para explorá-la bem.

Entre os estados atravessados pela rota estão: Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia. Quer conhecer os atrativos mais famosos deles? Confira só!

Aluguel de carro nos Estados Unidos

Para alugar um veículo na terra do Tio Sam é necessário portar Carteira de Habilitação Nacional (CNH) definitiva e válida durante todo o período da locação e também o passaporte. Para a cobrança, geralmente é solicitado um cartão de crédito internacional no nome do condutor principal e que deve estar desbloqueado para compras físicas no exterior. São bandeiras amplamente aceitas: Visa, MasterCard, American Express, Discover e Diners Club.

Em relação à idade, caso o condutor tenha entre 21 (idade mínima) e 24 anos, existe a possibilidade de ser cobrada uma taxa extra por dia, chamada “under age”, a qual seria uma espécie de “taxa de risco por condutor jovem”.

As maiores locadoras do país têm sistema de cobrança de pedágio automático (similar ao que temos no Brasil) integrado aos carros – frequentemente por meio de um adesivo colado no vidro – e cobram o valor do pedágio junto ao valor do aluguel. Mas, se este não for o caso, há cabines de pedágio que aceitam o dinheiro já contado (exact coins) e outras que fornecem troco (change provided).

Por fim, é interessante comentar que as grandes empresas de locação têm diversas lojas espalhadas pelas cidades e aeroportos americanos e permitem que o veículo seja alugado em um destino e devolvido em outro.

Principais pontos turísticos

Praias, montanhas, desertos, metrópoles cosmopolitas, cidades fantasmas… na Rota 66 há de tudo um pouco! Além de inúmeros restaurantes temáticos e diversos hotéis icônicos para hospedagem – que chegam a cobrar apenas $20 por um quarto para duas pessoas –, alguns dos locais que merecem uma parada estratégica são: os museus regionais da Rota 66; The Chicago Theatre (o Teatro de Chicago); a casa e o escritório de advocacia do presidente americano Abraham Lincoln, em Springfield; o Rancho dos Cadillacs; o primeiro McDonald’s da história; o letreiro “Hollywood”, em Los Angeles; o Lago de Michigan; a cratera meteórica do Arizona; o píer de Santa Mônica, a ponte Golden Gate, em São Francisco, e por aí vai!

Para aquecer os motores

Sem freio quando o assunto é cenário digno de filme, a Rota 66 foi parar nas telas do cinema, por mais de uma vez, inclusive! E com o objetivo de ir guardando combustível para sua viagem, que tal curtir uma boa história, tendo a estrada como parte do roteiro? Seguem, então, quatro sugestões que te incentivarão a pôr o pé na estrada: “Thelma & Louise”, de Ridley Scott, “Bagdad Café”, de Percy Adlon, a animação “Carros”, da Pixar, e o “Pequena Miss Sunshine”, de Jonathan Dayton and Valerie Faris.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais