Que tal conhecer algumas rotas de chocolate pelo Brasil? Sim, é isso mesmo! Algumas cidades se destacam por produzir a iguaria em larga escala, enquanto outras apostam em uma produção artesanal. De uma forma ou de outra, se você for um chocólatra raiz, continue lendo. Você está prestes a descobrir alguns lugares espalhados pelo país que têm tudo para deixar sua viagem mais doce. Vem com a gente!
Várias fazendas de Ilhéus produzem cacau orgânico e têm um cultivo sustentável. Para saber como o cacau se transforma em chocolate, dá para visitar a Fazenda Yrerê, com mais de um século de idade. Ali, o visitante pode fazer um tour guiado a uma plantação de cacau e a uma barcaça (onde o cacau fermenta) e ainda degustar chocolates rústicos. Mas, atenção, é preciso marcar com antecedência a visita por telefone ou e-mail, por isso converse com o seu agente de viagens, OK?
Ainda em Ilhéus, entre junho e julho é realizado o Festival Internacional do Chocolate da Bahia, evento que tem shows musicais, minicursos de culinária e feira de produtos, bem como outras atrações. Em linhas gerais, é tudo de bom pra quem ama chocolate!
Descubra Ilhéus, Itacaré e Maraú, na Bahia
Separada da capital Vitória por apenas uma ponte, em Vila Velha fica a fábrica de chocolates Garoto, uma das dez maiores do mundo. Ela tem o Chocotour, que corresponde a visitas monitoradas para apresentar a história da empresa e como são feitos os chocolates. De quebra, a fábrica incentiva a degustação. Para fechar com chave de ouro, o local tem uma loja na saída para comprar guloseimas. Afinal de contas, ninguém vai querer voltar pra casa de mãos abanando, né? Mas, ó, lembre-se: é preciso reservar a visita com antecedência, porque a procura é elevada. Sendo assim, mais uma vez, a dica é conversar com o seu agente de viagens.
Um roteiro por Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo
A Tonttulakki Suklaat (gorro do gnomo, em finlandês) é uma pequena fábrica artesanal de chocolates de Penedo, região famosa que faz parte do município de Itatiaia, no Rio de Janeiro. O point existe há mais de dez anos e funciona dentro do Shopping Pequena Finlândia, principal polo turístico da cidade. A entrada do shopping procura reproduzir a atmosfera finlandesa rural, com muito colorido e madeira. As receitas da fábrica mesclam o chocolate belga com as tradições finlandesas e as peculiaridades da culinária brasileira, criando doces inusitados. Esse é o caso da trufa de cachaça, do bombom de cardamomo e de várias outras receitas próprias. Só pra se ter uma ideia, a fábrica produz mais de 50 tipos de bombons e 20 tipos de trufas. Portanto, nada de fazer dieta em uma viagem a Penedo, hein!
O que fazer em Penedo: 9 atrações imperdíveis
Famosa por suas inúmeras lojas de chocolate – e pelo charme sem igual, vale ressaltar -, a cidade de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, oferece uma infinidade de combinações. Isso porque ali dá pra se esbaldar em chocolate quente e em opções que combinam essa delícia com frutas, fondues e tabletes. Os chocolates ali são fabricados de forma artesanal, priorizando a qualidade e o melhor sabor que ele pode ter. Ou seja: é um verdadeiro paraíso para quem adora um docinho.
Campos do Jordão: o que fazer no destino
No interior do estado de São Paulo, a cerca de 100 km da capital, a cidade de Itu abriga a Fazenda do Chocolate. Seu estilo rústico preserva as características da cultura caipira, assim como sua equipe de atendimento, que mantém essa identidade. Por meio de antigas receitas trazidas da Europa pela família dos atuais proprietários, o chocolate acabou mudando até o nome histórico da Fazenda da Serra. O visitante pode observar como a delícia é cuidadosamente produzida, com ingredientes selecionados. Ao mesmo tempo, o local possui uma cafeteria que torra e mói seu próprio café e uma adega que funciona em uma antiga senzala, a qual, por sua vez, produz licores, cachaça, cerveja, manteiga e requeijão artesanal, além dos vinhos. Enfim, é um passeio para despertar todos os sentidos.
Na estrada: um tour pelo estado de São Paulo
O tradicional Festival do Chocolate é um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do estado de São Paulo. E não é muito difícil de entender o porquê: promovendo peças de teatro, danças, recitais e shows, já passaram por ali nomes como Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Paula Lima e Maria Rita, por exemplo. Além disso, conta com uma série de as atrações voltadas a comer bem. Esse é o caso dos Chalés Gastronômicos, que colocam chocolate em receitas de fondue, milk-shake, estrogonofe e outras variações criativas. Ao mesmo tempo, o evento faz a eleição da Princesa do Chocolate, que comanda o Reino dos Doces, um espaço lúdico com duendes, mágicos e palhaços. Se você está procurando um passeio para toda a família, pode apostar nesse!
Por último, uma das referências nacionais quando o assunto é chocolate: Gramado, na Serra Gaúcha, e a região ao redor. É possível visitar o único museu brasileiro sobre o chocolate, o Reino do Chocolate, criado pela fábrica Caracol Chocolates. Isso, claro, sem mencionar a possibilidade de comprar o doce em diferentes formas. Lugano, Prawer e Planalto são outras boas marcas com lojas pelo destino. Enfim, vale a pena a visita!
De carro pela Serra Gaúcha: saiba o que fazer em Gramado e Canela
E você, conhece algum desses destinos que fazem parte das Rotas de Chocolate no Brasil? Então conta pra gente! Até porque seu comentário pode ser útil pra outras pessoas! Agora, caso esteja programando uma viagem para o futuro, consulte um agente de viagens, viu? Dessa forma você garante assistência a todo momento e um roteiro que seja a sua cara!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL