Costa Rica: tudo o que você precisa saber sobre o destino

Vulcao Arenal Costa Rica shutterstock 409295185

Vulcão Arenal, um dos mais famosos do país, pode ser explorado a partir de La Fortuna, na Costa Rica | Crédito: Shutterstock

Praias paradisíacas, florestas praticamente intocadas, vulcões e a fama de ser um dos países mais felizes do mundo. Tá se perguntando o que essas coisas têm em comum? Todas elas podem ser encontradas na Costa Rica, região da América Central ainda pouco explorada pelos brasileiros, é verdade, mas nem por isso alheia aos seus próprios encantos.

Dono de uma beleza sem igual, o país sabe como cativar. Isso porque, além de todos os seus pontos fortes, é adepto do conceito pura vida, que traduz bem a forma como os costarriquenhos enxergam o mundo – e como o mundo os enxerga de volta, inclusive. “Pura vida” pode significar muita coisa: uma saudação, um agradecimento, um jeito de dizer que algo é muito bom. Por outro lado, também simboliza a vibe relax da população, que aceita a vida como ela é e está muito bem, obrigada, de morar em um pequeno paraíso.

7 lugares para conhecer na Costa Rica
Em quais países brasileiros podem entrar?

O país, reaberto para brasileiros, incentiva trilhas, rafting, tirolesa, hiking, mergulhos em cachoeiras e descanso merecido em águas termais, por exemplo. Ou seja: dá pra curtir a bela natureza de mil e um jeitos diferentes – e com toda a tranquilidade. Se animou, né? Então continue lendo e apaixone-se você também pela Costa Rica!

PANORAMA GERAL SOBRE A COSTA RICA

Rio Celeste Costa Rica shutterstock 1660269913

Rio Celeste, na província de Alajuela, é um dos pontos turísticos mais famosos da Costa Rica | Crédito: Shutterstock

Qual é o idioma falado na Costa Rica?

Essa é bem fácil de responder: o espanhol.

E a moeda oficial da Costa Rica?

A moeda utilizada é o colónes. Porém, o país também aceita dólares americanos.

Quais documentos são exigidos para a entrada no país?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo de até 90 dias. No entanto, são exigidos: passaporte válido, Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela e passagem aérea que comprove a saída do país.

Qual é a melhor época pra visitar a Costa Rica?

Acima de tudo, vamos deixar algo claro: qualquer época é a época certa para visitar a Costa Rica. Porém, caso a ideia seja fugir da alta temporada, é melhor optar por meses que não fiquem entre dezembro e abril. Se possível, a dica é ir em maio ou novembro, meses sem muita concorrência e com grandes chances de clima aberto.

PRINCIPAIS DESTINOS DA COSTA RICA

1. San José

Teatro Nacional San Jose Costa Rica Credito editorial Mihai Bogdan Lazar shutterstock 258842372

Fachada do Teatro Nacional de San José, na Costa Rica | Crédito editorial: Mihai-Bogdan Lazar/Shutterstock.com

Porta de entrada para a Costa Rica, a capital San José é rodeada de montanhas e agraciada por ricas história e cultura. O Teatro Nacional, o principal do país, foi inaugurado em 1897 e tem uma fachada com clássicos traços renascentistas. Bônus: rende fotos bonitas, então aproveite! Pertinho do teatro fica a Catedral Metropolitana, que vale a pena conhecer, sobretudo por dentro.

Além disso, a cidade também conta com o Museu de Arte Costarriquenha, que exibe uma coleção incrível assinada por artistas nacionais, assim como com o Museu Nacional da Costa Rica, que desvenda todo o passado do país. Para captar a vibe e a essência de San José, nada melhor do que caminhar pela Avenida Central – que fica bem no centro, é claro!

Ao mesmo tempo, San José é uma ótima opção de hospedagem para quem está a fim de fazer passeios mais rápidos, no melhor estilo bate-volta. Esse é o caso, por exemplo, do Parque Nacional Vulcão Poás, um dos mais visitados do destino.

2. Puerto Viejo de Talamanca

Puerto Viejo de Talamanca Costa Rica shutterstock 268062092

Antes de qualquer coisa, Puerto Viejo é uma região famosa pelas belas praias| Crédito: Shutterstock

Pode acreditar: quem visita Puerto Viejo de Talamanca provavelmente tem interesse em conhecer suas praias. Afinal, elas constam como entre as praias mais bonitas de toda a Costa Rica. Para coroar, a cidade, que fica na província de Limón, oferece boa infraestrutura: ali os visitantes encontram hotéis, restaurantes, bares e supermercados. Pura vida!

3. Liberia

Parque Nacional Vulcao Rincon de la Vieja Costa Rica shutterstock 1894782478

Vista aérea do Parque Nacional Vulcão Rincón de la Vieja, em Guanacaste, na Costa Rica | Crédito: Shutterstock

Guarde bem essa informação: vale a pena visitar a capital da província de Guanacaste, pois o lugar esbanja opções de o que fazer. Mais do que ser emoldurada por um verde magnífico e ser pontilhada de museus, a região abriga o Parque Nacional Vulcão Rincón de la Vieja – o qual, por sua vez, guarda o vulcão Santa Maria e um de nome homônimo ao parque –, bem como fontes termais que ficam a curta distância do vulcão Miravalles.

Quer saber uma curiosidade bem legal? Estima-se que o vulcão Rincón de la Vieja, um dos maiores de Guanacaste, tenha mais de um milhão de anos. Nada mal, né?

4. Monteverde

Monteverde Costa Rica shutterstock 380510782

Tá a fim de praticar ecoturismo? Então experimente as pontes suspensas de Monteverde, na Costa Rica, acima da copa das árvores | Crédito: Shutterstock

A 150 km de San José, Monteverde é um santuário para os viajantes que querem se esbaldar em natureza. Dá para brincar nas tirolesas, caminhar em pontes suspensas em meio às copas das árvores e ver de perto muitas espécies de animais. Outra marca registrada do local são as chamadas florestas nubladas, que ficam a 1,5 mil metros de altitude e, por isso mesmo, estão sempre envoltas em uma névoa. Prepare a câmera, porque o cenário é lindo! Anote aí alguns lugares que você precisa visitar: a Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde e o Selvatura Adventure Park.

5. La Fortuna

shutterstock 409295185

Vulcão Arenal, um dos principais da Costa Rica, pode ser explorado a partir da cidade de La Fortuna | Crédito: Shutterstock

Se a viagem é para a Costa Rica, não tem como deixar La Fortuna de fora do roteiro. Afinal de contas, a cidade é a base para quem quer explorar o vulcão Arenal, um dos mais famosos do país, e curtir as águas termais (chamadas de hot springs). Além disso, La Fortuna fica a mais ou menos 70 km do Parque Nacional Volcán Tenorio. E sabe por que é importante conhecê-lo? Simples! O point é o endereço do ilustre Rio Celeste, cuja água azul-turquesa faz brilhar os olhos de todo mundo – e as lentes das câmeras também, é claro.

6. Pacífico Central

Aqui neste post a gente já mencionou algumas vezes a natureza exuberante da Costa Rica. E a região do Pacífico Central é mais uma amostra da rica biodiversidade do país. Ah, e o lugar tem um diferencial interessante, sabia? Isso porque as praias, perfeitas para colocar o bronze em dia, nadar, mergulhar com snorkel ou mesmo velejar, se mesclam com alguns parques, como os parques nacionais Manuel Antonio e Marino Ballena. Por falar em praias, duas das mais famosas são as praias Jacó e Hermosa, excelentes para o surfe.

7. Praia Jacó

shutterstock 1536865910

Prepare a prancha, porque a Praia Jacó é ótima para o surfe | Crédito: Shutterstock

Como dito acima, a Praia Jacó é ótima para quem quer pegar uma onda. Mas não é só isso, não! A região, a 90 km de San José, também conta com cachoeiras, trilhas e passeios diversos, como de quadriciclo e rafting. Isso sem mencionar a noite animada e a boa infraestrutura para receber os turistas.

8. Parque Nacional Manuel Antonio

shutterstock 1553348390

Ecoturismo e muita beleza: o Parque Nacional Manuel Antonio, um dos mais conhecidos da Costa Rica, tem muito verde e praias belíssimas | Crédito: Shutterstock

Unidade de conservação mais visitada da Costa Rica, o parque tem várias cachoeiras e manguezais e é puro lazer para os visitantes, sobretudo pra quem se amarra em esportes, já que a dica é aproveitar a oportunidade para praticar tirolesa, rafting e fazer passeios de quadriciclo. À sua volta está um bosque tropical úmido, que protege também 12 ilhas e serve de refúgio para várias espécies de animais e plantas. Diversos caminhos conduzem a praias paradisíacas, de faixa de areia branca e águas azul-turquesa. Já deu pra entender por que o lugar precisa estar no seu roteiro, né?

QUER IR PRA COSTA RICA? CONSULTE UM AGENTE DE VIAGENS

Conforme comentamos no comecinho deste post, a Costa Rica recebe voos do Brasil e, portanto, está aberta para brasileiros. Sendo assim, que tal aproveitar este momento para planejar a sua próxima trip e explorar esta bonita região da América Central? Dessa forma você tem tempo de sobra pra programar todos os detalhes! Inclusive, consulte um agente de viagens pra te dar uma força com isso e garanta assistência antes, durante e depois da viagem.

13 destinos para conhecer antes dos 30 anos
Afinal, por que comprar com um agente de viagens? Confira 13 motivos

Ah, e, por falar em depois da viagem, lembre-se de voltar aqui pra contar pra nós como foi sua experiência, viu? Até porque seu depoimento pode ajudar a tirar as dúvidas de muita gente 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0