Febre amarela: como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

certificado de vacina shutterstock 1800682468

Não sabe como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela? Se liga nas próximas dicas e fique por dentro de tudo! l Crédito: Shutterstock

*Atualizado às 16h30 do dia 28/06/2022*

Saber como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela é fundamental. Isso porque alguns países só liberam a entrada em seu território mediante a apresentação deste documento. Sendo assim, tão importante quanto se planejar direitinho pra viagem é conferir todas as dicas e informações sobre isso. A boa notícia é que separamos tudo o que você precisa sobre o assunto neste post, então vamos lá? 

Feriados de 2022: confira quais são e planeje-se para viajar 

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia: principais dicas 

Não sabe como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela? Se liga nas próximas dicas e fique por dentro de tudo! l Crédito: Shutterstock

Não sabe como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela? Se liga nas próximas dicas e fique por dentro de tudo! | Crédito: Shutterstock

Já que o foco aqui é viagem, antes de qualquer coisa consulte a lista de países que exigem o certificado. Além disso, se seu voo tiver escala ou conexão, cheque as exigências de todos os destinos por onde irá passar. Inclusive, caso queira dar uma olhadinha nos lugares que exigem o CIVPclique aqui 

O certificado é emitido gratuitamentenão tem prazo de validade, ou seja, você só precisa tirá-lo uma vez. Contudo, recomenda-se que a vacina contra a febre amarela seja aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem. 

Além do Rio de Janeiro, Ceará exigirá passaporte sanitário em hotéis e pousadas 

Quem deve se vacinar? 

Acima de tudo, é imprescindível saber para quem a vacina é indicada. Crianças, ao completarem nove meses, devem tomar uma dose. Aos quatro anos, no entanto, têm de tomar a dose de reforço.

Ao mesmo tempo, pessoas entre 5 e 59 anos que não foram vacinadas ou não têm o comprovante de vacinação precisam tomar uma dose.

Por outro lado, quem recebeu apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos deve receber a dose de reforço.

Como emitir o CIVP? 

Em primeiro lugar você deve tomar a dose integral da vacina contra febre amarela em uma unidade básica de saúde ou em uma clínica particular. Feito isso, guarde seu comprovante de vacinação, uma vez que ele é essencial para o processo. 

Obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é muito simples. Mesmo porque basta fazer um cadastro e preencher um formulárineste sitePorém, lembre-se de ter em mãos o seu CPF e a imagem digitalizada do comprovante de vacinação 

Caso você tenha perdido o comprovante é só ir ao local onde tomou a vacina e solicitar uma segunda via, OK? E não precisa se preocupar com os gastos, pois tudo isso é feito de maneira 100% gratuita. 

8 erros que devem ser evitados em viagens de avião 

Quanto tempo até receber o CIVP? 

Quanto a isso pode ficar tranquilo(a), já que você receberá o documento por e-mail com uma assinatura eletrônica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entretanto, o tempo estimado é de até 10 dias úteis, portanto faça a solicitação com antecedência a fim de evitar dores de cabeça.  

Após recebê-lo você deve imprimi-lo e assiná-loMas não esquenta porque dá pra reimprimir sempre que quiser. Para fazer isso, acesse sua conta no site do governo e busque por solicitações concluídas.  

Viagens com menores de idade: saiba quais são os documentos exigidos 

Ficou com alguma dúvida sobre como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarelaEntão deixe sua dúvida aí nos comentários pra que a gente possa te ajudar! 

2 Comentários

  1. Luciana disse:

    Olá, tenho dúvida em realção às vacinas: meu dois filhos tomaram Pfizer (segunda dose) pois ainda não liberaram a terceira dose para as crianças e eu e o meu marido tomamos Janssen até a segunda dose, pois ela é dose única e nao liberaram a terceira. Nesses casos, como fazemos? Iremos para a Italia. Eles só irão liberar se tivermos a terceira dose?

    • Laura Quadros disse:

      Olá, Luciana! Tudo bem?

      Temos um post bem completinho aqui no nosso blog sobre as exigências para brasileiros(as) entrarem na Itália. Você consegue acessar clicando aqui. Também temos uma entrevista exclusiva sobre o país que pode ser interessante para você, aqui.

      Espero ter ajudado e boa viagem 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0