Febre amarela: como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

Página inicial Viagem Febre amarela: como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

Nathalia Aragao

certificado de vacina shutterstock 1800682468
Não sabe como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela? Se liga nas próximas dicas e fique por dentro de tudo! l Crédito: Shutterstock
*Atualizado às 16h30 do dia 28/06/2022*

Saber como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela é fundamental. Isso porque alguns países só liberam a entrada em seu território mediante a apresentação deste documento. Sendo assim, tão importante quanto se planejar direitinho pra viagem é conferir todas as dicas e informações sobre isso. A boa notícia é que separamos tudo o que você precisa sobre o assunto neste post, então vamos lá? 

Feriados de 2022: confira quais são e planeje-se para viajar 

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia: principais dicas 

Não sabe como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela? Se liga nas próximas dicas e fique por dentro de tudo! l Crédito: Shutterstock
Não sabe como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela? Se liga nas próximas dicas e fique por dentro de tudo! | Crédito: Shutterstock

Já que o foco aqui é viagem, antes de qualquer coisa consulte a lista de países que exigem o certificado. Além disso, se seu voo tiver escala ou conexão, cheque as exigências de todos os destinos por onde irá passar. Inclusive, caso queira dar uma olhadinha nos lugares que exigem o CIVPclique aqui 

O certificado é emitido gratuitamentenão tem prazo de validade, ou seja, você só precisa tirá-lo uma vez. Contudo, recomenda-se que a vacina contra a febre amarela seja aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem. 

Além do Rio de Janeiro, Ceará exigirá passaporte sanitário em hotéis e pousadas 

Quem deve se vacinar? 

Acima de tudo, é imprescindível saber para quem a vacina é indicada. Crianças, ao completarem nove meses, devem tomar uma dose. Aos quatro anos, no entanto, têm de tomar a dose de reforço.

Ao mesmo tempo, pessoas entre 5 e 59 anos que não foram vacinadas ou não têm o comprovante de vacinação precisam tomar uma dose.

Por outro lado, quem recebeu apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos deve receber a dose de reforço.

Como emitir o CIVP? 

Em primeiro lugar você deve tomar a dose integral da vacina contra febre amarela em uma unidade básica de saúde ou em uma clínica particular. Feito isso, guarde seu comprovante de vacinação, uma vez que ele é essencial para o processo. 

Obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é muito simples. Mesmo porque basta fazer um cadastro e preencher um formulárineste sitePorém, lembre-se de ter em mãos o seu CPF e a imagem digitalizada do comprovante de vacinação 

Caso você tenha perdido o comprovante é só ir ao local onde tomou a vacina e solicitar uma segunda via, OK? E não precisa se preocupar com os gastos, pois tudo isso é feito de maneira 100% gratuita. 

8 erros que devem ser evitados em viagens de avião 

Quanto tempo até receber o CIVP? 

Quanto a isso pode ficar tranquilo(a), já que você receberá o documento por e-mail com uma assinatura eletrônica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entretanto, o tempo estimado é de até 10 dias úteis, portanto faça a solicitação com antecedência a fim de evitar dores de cabeça.  

Após recebê-lo você deve imprimi-lo e assiná-loMas não esquenta porque dá pra reimprimir sempre que quiser. Para fazer isso, acesse sua conta no site do governo e busque por solicitações concluídas.  

Viagens com menores de idade: saiba quais são os documentos exigidos 

Ficou com alguma dúvida sobre como tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarelaEntão deixe sua dúvida aí nos comentários pra que a gente possa te ajudar! 

0 0 votos
Classificação
5 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luciana

Olá, tenho dúvida em realção às vacinas: meu dois filhos tomaram Pfizer (segunda dose) pois ainda não liberaram a terceira dose para as crianças e eu e o meu marido tomamos Janssen até a segunda dose, pois ela é dose única e nao liberaram a terceira. Nesses casos, como fazemos? Iremos para a Italia. Eles só irão liberar se tivermos a terceira dose?

Laura Quadros

Olá, Luciana! Tudo bem?

Temos um post bem completinho aqui no nosso blog sobre as exigências para brasileiros(as) entrarem na Itália. Você consegue acessar clicando aqui. Também temos uma entrevista exclusiva sobre o país que pode ser interessante para você, aqui.

Espero ter ajudado e boa viagem 🙂

ELISANGELA LIMA

Olá, fiz a solicitação na CIVP no sábado, porém não tenho todo este prazo, porque saio de viagem em menos de 10 dia uteis. Pela experiência de vocês qual o prazo a Vigilância tem emitido o certificado?

Laura Quadros

Oi, Elisangela! Tudo bem?

Infelizmente não temos maiores informações, além de que o prazo estimado pela Vigilância é de até 10 dias úteis, podendo ser menos…Se precisar de qualquer outra ajuda, estamos aqui 🙂

Maria Helena de Souza silva

Quero tirar o certificado