Cercado por reservas florestais e praias da costa caribenha, Quintana Roo é um dos destinos mais empolgantes do México. Isso porque seus maravilhosos resorts à beira–mar, junto com parques temáticos ecológicos e casas noturnas animadas, transformam o lugar em uma excelente escolha para as férias. Só pra se ter uma ideia, Cancún, Akumal, Playa del Carmen e Tulum, por exemplo, são alguns dos nomes mais famosos do estado. E pudera! Todos eles colecionam belezas naturais e são a definição perfeita de destino dos sonhos para muita gente.
Entretanto, por se tratar de um lugar que valoriza e promove a proteção ambiental, os(as) visitantes precisam pagar uma taxa ambiental para entrar na região. Quer saber mais? Então continue lendo este post, uma vez que a gente separou as principais informações sobre o assunto!
Antes de qualquer coisa, é bom destacar que esta taxa nada mais é do que um imposto cobrado pelo governo do México para fins ambientais. Em outras palavras, sua arrecadação é reservada à manutenção e conservação de praias, ao tratamento de resíduos urbanos e à iluminação pública ecológica, entre outras iniciativas verdes.
Além disso, o pagamento é cobrado nas recepções dos hotéis no momento do check–in. Na Zona Hoteleira de Cancún e em Playa del Carmen, o valor é de 28,87 pesos mexicanos por quarto e por noite. O preço a ser pago é o mesmo em Costa Mujeres, mas a diferença é que, ali, ele é cobrado por pessoa e por noite.
Por último, mas não menos importante, que tal algumas dicas sobre Quintana Roo, hein? Afinal, já ter na ponta da língua alguns points imperdíveis e como chegar ao local farão toda a diferença na hora da viagem. Se liga só!
Primeiramente, Quintana Roo é um estado litorâneo, situado no sudeste do México. Em linhas gerais, para chegar ali é necessário pegar um avião com destino aos aeroportos de Cancún ou Cozumel. Contudo, você também pode chegar por via terrestre partindo de Yucatán. Ah, e fique tranquilo(a) quanto a se locomover por lá, uma vez que o estado não só tem ampla rede de ônibus, como táxis disponíveis na maioria das regiões.
Acima de tudo, Quintana Roo é o paraíso para quem pretende relaxar de frente para o mar e, não à toa, reserva parques com mais de 20 km de praias de areias brancas. Sabe aquelas paisagens idílicas que vira e mexe a gente encontra pela internet? Pois é, os parques (e os destinos!) são bem assim.
Já anote aí: Playa del Carmen é um destino turístico que definitivamente merece estar no seu roteiro, assim como a célebre Cancún, que dispensa apresentações, e Chetumal, a agitada capital do estado. Bacalar, por outro lado, é mais calma e tem uma pegada mais voltada à arquitetura histórica, abrigando lagoas belíssimas, como a extraordinária Lagoa de Sete Cores. Esta última, inclusive, ainda é pouco conhecida dos(as) brasileiros(as), então que tal ir explorá-la antes de todo mundo?
Se curte passeios de barco, aproveite para fazer um rumo a Cozumel ou Isla Mujeres, duas representantes de peso do Caribe Mexicano. Para coroar, na região há muitas opções de cruzeiros e mergulhos – e todos eles valem a pena.
Outra excelente pedida é aventurar-se pelas selvas de Tulum ou Coba. Dessa forma você terá a oportunidade de ver de perto as incríveis ruínas maias. Para fechar com chave de ouro, Xel–Há e Xcaret são ótimos parques temáticos ecológicos que merecem a sua atenção. Oferecendo trilhas naturais, rios e passeios, eles também são baitas dicas de o que fazer em Quintana Roo.
E aí, ficou com alguma dúvida sobre a taxa ambiental cobrada em Quintana Roo, no México, ou sobre o destino em si? Então deixe aí nos comentários que nós vamos fazer de tudo para te ajudar. Além disso, contar com o apoio de um(a) agente de viagens para programar sua trip e garantir a sua tranquilidade e segurança antes, durante e depois da viagem é sempre a melhor opção! Partiu?
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL