São muitas as cidades para conhecer em Portugal, entre maiores e menores, próximas de praias e montanhas, que são destinos para visitar vinícolas e pontos de peregrinação religiosa. Em outras palavras, apesar de pequeno o país tem atrações grandiosas que vão muito além da capital Lisboa.
Curiosidades sobre Portugal: 14 fatos bem interessantes sobre o país europeu
Para comprovar, escolhemos cidades em regiões distintas que vão quebrar o maior galho ao montar um roteiro de viagem incrível por terras portuguesas. Sendo assim, tá proibido sair deste post sem ler ele até o fim, hein!
Destino bate-volta de Lisboa, a cidade é envolta por montanhas e florestas, o que confere uma aura mágica às suas atrações. Entre elas, não tem como não citar o Palácio Nacional da Pena (eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal), a Quinta da Regaleira (com destaque para a escadaria espiralada do Poço Iniciático) e o Palácio Nacional de Sintra (antiga residência de reis e rainhas portugueses). Ao mesmo tempo, é imprescindível provar o travesseiro de Sintra, tradicional doce de ovos. Portanto, nada de dieta, viu?
Entre as principais cidades para conhecer em Portugal, é destino de veraneio da elite portuguesa, com um centro adorável que pode ser conhecido a pé e uma boa dose de praias gostosas para aplacar os dias de calor em Lisboa. Afinal, a capital do país fica a apenas 30 km. Anote aí: curtir a vista do Cais dos Pescadores, dar uma espiada no Palácio da Cidadela de Cascais e escolher um restaurante de frutos do mar para almoçar, por exemplo, estão entre os melhores programas por lá.
Neste famoso ponto de peregrinação católica – uma das mais procuradas cidades para conhecer em Portugal, aliás – ficam o Santuário de Fátima e a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, de estilo barroco, onde estão os túmulos dos pastorinhos que, segundo a história, teriam visto a Virgem Maria em 1917. Além disso, a Capela das Aparições e a Igreja da Santíssima Trindade, de arquitetura imponente, também se destacam.
Dica de roteiro pela Europa: 10 cidades em 13 dias; confira (e apaixone-se!)
Essa cidade é uma verdadeira joia portuguesa, com um centrinho com casas caiadas floridas e um castelo romano cercado por muralhas do século 14. Junte a isso uma porção de restaurantes gostosos, lojinhas de produtos locais e uma agenda repleta de eventos. Dicas espertas: conhecer a peculiar Livraria de Santiago, que fica dentro de uma antiga igreja, bem como provar um copinho da ginja de Óbidos, um licor típico.
Chamada de “Veneza Portuguesa”, a cidade é cortada por alguns canais, pelos quais se pode passear nos barcos chamados de “moliceiros”. O roteiro pode seguir com uma passada em Costa Nova para fotografar suas casinhas coloridas, um tour pelo centro para ver as construções em art nouveau – e provar ovos moles e outros doces típicos, vale ressaltar! – e com uma caminhada na bela Praia da Barra.
A cidade pulsa com os(as) estudantes da tradicional Universidade de Coimbra, fundada em 1290. Entre os seus prédios estão a Biblioteca Joanina, com mais de 300 mil obras, e a Capela de São Miguel, cujo órgão barroco tem mais de 2 mil tubos. Há ainda outras atrações históricas interessantes, como o Mosteiro e Igreja de Santa Cruz e a Quinta das Lágrimas. Ou seja, é uma das cidades para conhecer em Portugal mais interessantes do centro do país.
Ilha da Madeira: 10 motivos para visitar a região portuguesa
Perder-se pelas ladeiras íngremes do Porto admirando as varandas, os azulejos, o comércio e as igrejas já é um passeio por si só. Mas algumas paradas são obrigatórias. Este é o caso da moderna Casa da Música (projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas), da Torre dos Clérigos (para admirar a vista panorâmica) e da livraria Lello (que parece saída de um filme). E, é claro, vale fazer uma visita a uma adega de vinho do Porto.
Porto: por que conhecer a segunda maior cidade de Portugal
Capital do turismo no Alentejo, é uma das cidades medievais mais bem conservadas de Portugal. Por seu centrinho repleto de lojas e restaurantes não se pode perder a Igreja de São Francisco, de estilo gótico-manuelina. Mesmo porque ela é ligada à Capela dos Ossos, cujas paredes e colunas são cobertas por 5 mil crânios. Fora isso, a dica é conferir também o Templo Romano, que corresponde às ruínas de uma estrutura do século 2. Dali pode-se ainda visitar várias vinícolas da região.
O Algarve, região no litoral sul do país, guarda algumas das melhores cidades para conhecer em Portugal. Isso porque a região coleciona faixas de areia com mar cristalino e falésias imensas. Em Lagos ficam as incríveis praias da Dona Ana, do Camilo, da Balança e dos Pinheiros, por exemplo. O centro fica entre muralhas do século 16, point que reúne praças, lojas, restaurantes, bares, a Igreja de Santo António e o Museu Municipal.
Destaque da região do Algarve, tem um Centro Histórico charmosíssimo com muitas influências mouras. Quem caminha pelas ruas de paralelepípedo se encanta com as casas cobertas de azulejos, as igrejas históricas e as pontes do Rio Gilão. Para coroar, perto dali há belas praias na Ilha de Tavira, assim como muitos restaurantes de frutos do mar. Nada mau!
12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar
O que fazer em Lisboa: sugestão de roteiro pela capital portuguesa
E você, sonha em conhecer esse país? Colocaria outras cidades para conhecer em Portugal nessa lista? Se tiver dúvidas e sugestões para o destino, deixe para a gente nos comentários! Ah, e lembre-se que fechar a viagem com o apoio de um(a) agente de viagens é sempre o melhor caminho para uma trip tranquila e segura.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL