Brasileiros já podem entrar no Canadá: confira as exigências em detalhes

Canada shutterstock 1312201196

Brasileiros já podem entrar no Canadá, mas devem seguir uma série de exigências | Crédito: Shutterstock

Você sabia que a partir de hoje (7) brasileiros já podem entrar no Canadá? Pois é! Porém, o principal pré-requisito é ter sido 100% imunizado contra a COVID-19 com uma das seguintes vacinas: Pfizer-BioNTech, AstraZeneca e Janssen. Ou seja: pelo menos por enquanto, quem tomou a Coronavac não pode viajar para o país.

Afinal, brasileiros podem entrar nos Estados Unidos? Tire todas as dúvidas

Mas é só isso? Não. Todos os viajantes precisam seguir à risca uma série de medidas para poder circular pelo país. Confira todas as exigências agora mesmo!

EXIGÊNCIAS PARA BRASILEIROS PODEREM ENTRAR NO CANADÁ

Brasileiros já podem entrar no Canadá, mas devem seguir uma série de exigências | Crédito: Shutterstock

Brasileiros já podem entrar no Canadá, mas devem seguir uma série de exigências | Crédito: Shutterstock

Testes para COVID-19

Para facilitar, o governo do Canadá desenhou alguns passos que resumem bem o que os visitantes devem cumprir (e esperar) se quiserem viajar para o país. Em primeiro lugar aparece a exigência de todo mundo com mais de 5 anos portar teste negativo para a COVID-19, realizado até 72h antes do embarque. Sendo assim, se o voo for fazer alguma conexão longa e o(a) passageiro(a) correr o risco de ultrapassar este período, pode ser necessário agendar um teste no destino de trânsito.

Além do RT-PCR, são aceitos diferentes tipos de testes, conforme consta aqui. No entanto, não valem os testes de antígeno, portanto nem adianta fazer um desses, OK?

Em quais países brasileiros podem entrar?
13 destinos para conhecer antes dos 30 anos

Por outro lado, testes com resultado positivo podem ser apresentados por pessoas que já tiveram a doença e já não têm mais sintomas. Isso porque é possível continuar testando positivo mesmo após a recuperação e mesmo sem estar mais infeccioso(a). Neste caso, o teste deve ter sido emitido entre 14 e 180 dias antes do embarque para o Canadá e deve constar entre os tipos de testes autorizados pelo país.

Não importa muito se o resultado do teste seja digital ou impresso, desde que ele contenha:

  • nome do viajante e data de nascimento;
  • nome e endereço do laboratório/clínica onde o teste foi feito;
  • tipo de exame e data de realização;
  • resultado.

Lembre-se: o teste é obrigatório mesmo para quem já tomou as duas doses ou a vacina de dose única. Leve o resultado com você ao longo de toda a viagem ou pelo menos nos primeiros 14 dias de estada no país.

Plano de quarentena

Embora brasileiros possam entrar no Canadá, todos os viajantes devem traçar um eventual plano de quarentena, cujos gastos serão seus. Isto pode ser especialmente necessário se a pessoa tiver um ou mais sintomas de COVID-19, por exemplo.

Inclusive, algumas perguntas foram criadas para te ajudar a criar este plano, mesmo porque elas podem ser feitas a você no momento da chegada. Vale a pena dar uma olhada.

Vai viajar de avião? Veja perguntas e respostas mais comuns

Certificado de vacinação

O governo do Canadá criou uma plataforma chamada ArriveCAN para a utilização dos turistas. Ela pode ser acessada pelo site ou via app para smartphones Android e iOS. No máximo 72h antes da viagem começar os viajantes devem usar esta ferramenta para compartilhar o seu certificado de vacinação.

Passo a passo: como obter o certificado de vacinação contra a COVID-19?

Este documento precisa conter os detalhes da primeira e da segunda doses (no caso da Janssen, apenas da dose única), incluindo data, país e o nome da vacina, assim como um arquivo em PDF, PNG, JPEG ou JPG referente a cada uma das doses. Caso as suas duas doses estejam inscritas em um único comprovante, a mesma imagem deve ser enviada duas vezes (primeiro para a primeira dose, depois para a segunda).

Além disso, o certificado deve estar em inglês ou francês. De toda forma, leve o seu certificado original e uma cópia dele na viagem.

Realização aleatória de testes na chegada ao Canadá

Agora que brasileiros podem entrar no Canadá, bem como viajantes 100% vacinados de todas as partes do mundo, algumas medidas extras de segurança podem ser aplicadas. Isso inclui a realização aleatória de testes no desembarque na região, mesmo para quem já tomou todas as doses da vacina.

Caso você seja escolhido(a), não se preocupe. Você não precisa pagar nenhuma taxa por isso e nem esperar o resultado sair para prosseguir sua viagem. Em outras palavras, caso o país não seja o seu destino final, você vai poder pegar o seu voo de conexão sem quaisquer dores de cabeça.

Como se proteger da COVID-19 em uma viagem

Contudo, vale ressaltar que há duas possibilidades: a de você ser redirecionado para algum lugar dentro (ou fora) do aeroporto para fazer o exame ou, então, a de você receber um kit para você mesmo(a) se testar em um prazo máximo de até 24h. No primeiro caso, você terá de se registrar e se dirigir ao local para ter sua amostra recolhida. Por outro lado, na segunda opção você deve seguir as instruções do kit e garantir que o resultado seja entregue.

Estão isentos desta medida:

  • pessoas que tenham como comprovar que já tiveram e já se recuperaram da COVID-19. O resultado positivo deve ter sido emitido entre 14 e 180 dias antes da chegada ao país;
  • viajantes que cheguem ao Canadá de navio;
  • crianças menores de 5 anos.

Tá a fim de ir para o Canadá?

Banff Alberta Canada shutterstock 1138051346

Prepare a câmera (e o fôlego!), porque o Canadá tem destinos lindos: clique da cidade de Banff, na província de Alberta | Crédito: Shutterstock

Saiba como solicitar o visto para o Canadá
Reabertura do Peru: país aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil

Joia! Então tudo o que você precisa fazer é consultar um(a) agente de viagens e começar a tirar a sua viagem do papel. Desse modo você fica por dentro de possíveis atualizações de entrada (mesmo porque isso acontece com bastante frequência) e, assim, adiciona doses extras de sossego à sua trip.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em acessar o site oficial do governo do Canadá com todas essas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0