Paraísos de ecoturismo, recantos bucólicos, vilarejos medievais e cenários deslumbrantes em meio a lugares que podem ser considerados praticamente inóspitos. Aí estão quatro exemplos de destinos pertencentes à chamada “small town travel” (em português, viagem para cidades pequenas), tendência que está caindo nas graças dos turistas em busca de sossego, descanso e experiências fora do comum.
Destinos para desestressar e relaxar a mente
De acordo com um levantamento realizado pela rede social Pinterest, já em 2018 este segmento despertava o interesse dos consumidores. E, de fato, cada vez mais as pessoas têm procurado por lugares diferentes, que fogem das grandes capitais e dos destinos tidos como “tradicionais”.
Indo na contramão da badalação, da correria e do tempo cronometrado, nesse nicho especializado em lugares remotos e no melhor estilo “slow travel” a regra do roteiro é pegar leve. Isso, no entanto, está longe de significar monotonia ou baixa oferta de atrações. Muito pelo contrário! Para comprovar esta teoria, o Segue Viagem convida você a dar um giro ao redor do mundo e a conhecer cinco destinos para quem quer desacelerar e, ao mesmo tempo, se divertir bastante. Espia só!
5 destinos para quem quer desacelerar
1. Jalapão (Brasil)
Dono de uma natureza quase intocada, neste oásis do estado do Tocantins dunas, rios, cachoeiras, serras, chapadões, fervedouros (que são como piscinas naturais, nas quais é impossível afundar) e outros encantos dão as boas-vindas, oferecendo uma programação repleta de aventura e beleza. Não é à toa, portanto, que o Jalapão considerado um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil.
O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino
2. Purmamarca (Argentina)
É ao norte da terra de nossos hermanos, perto da fronteira com a Bolívia e o Chile, que um pequenino povoado da província de Jujuy chama a atenção. Isso porque ele mescla história e riquezas naturais com maestria, figurando entre as melhores opções de destino para quem quer desacelerar. Seu nome? Purmamarca, o lado andino da Argentina, cujo cartão-postal é o Cerro de Los Siete Colores. Trata-se, em linhas gerais, de um monumento arquitetônico esculpido pela natureza há milhares de anos em diferentes colorações.
Norte da Argentina: 7 razões para fazer da região o seu próximo destino
3. Coyhaique e Puerto Aysén (Chile)
Seguindo, agora, para a Patagônia Chilena, as cidades de Coyhaique e Puerto Aysén são excelentes apostas se o interesse é por passeios ao ar livre, esportes radicais e paisagens arrebatadoras. Os dois redutos ecológicos são protagonizados por bosques, lagos, fiordes e cachoeiras, assim como uma série de outros atrativos que têm tudo a ver com a proposta de recarregar as energias por meio da força e da formosura da natureza.
Afinal, quais países não exigem passaporte?
4. Tampa (Estados Unidos)
A mais ou menos 1h30 de carro de Orlando, na Flórida, se a procura é por opções de lazer e entretenimento nos States, Tampa surge como um destino irresistível. Além do fabuloso Busch Gardens Tampa Bay, são muitos os bares, restaurantes, lojas e parques urbanos, sob medida para um tour livre, leve e solto.
9 lugares na Flórida (EUA) para conhecer além de Orlando e Miami
5. Évora (Portugal) e região da Toscana (Itália)
Já no continente europeu, dois destinos graciosos e que parecem ter sido feitos para explorar em um ritmo mais devagar são a portuguesa Évora, na exuberante região do Alentejo, bem como as italianíssimas cidadezinhas da Toscana. Esse é o caso, por exemplo, de Cortona, Arezzo, Siena, San Gimignano e San Miniato, as quais compartilham uma extensa coleção de pontos turísticos histórico-culturais.
Se interessou? Então assista agora mesmo a um vídeo curtinho, que resume bem as belezas do Alentejo:
Por que comprar com um agente de viagens? Confira 13 motivos
Fala pra gente: o que você achou das nossas dicas de destinos para quem quer desacelerar? Conhece algum outro destino que se enquadraria aqui? Pois então não perca tempo, não, e deixe um comentário! Ah, e aqui vai uma última dica: se estiver a fim de planejar a sua próxima viagem, consulte um(a) agente de viagens, viu? Dessa forma você garante uma trip livre de perrengues, bem como assistência antes, durante e depois do passeio 😉