Trazendo uma bagagem cheia de experiências na estrada da vida, os idosos estão ganhando cada vez mais espaço no mundo das viagens, comprovando que definitivamente não existe idade para curtir. Aqui no Segue Viagem já demos dicas de destinos e também tópicos que devem ser levados em consideração em tours com os avós, por exemplo. Desta vez, para deixar tudo mais completinho ainda, separamos informações de o quanto viajar faz bem na terceira idade. Vem ver!
Tá a fim de viajar pelo Brasil? Veja alguns dos destinos mais bonitos do país
Onde passar o Réveillon 2022: dicas de destinos e hotéis pelo Brasil
Tá a fim de sair da rotina e se divertir muito? Pois esses são alguns dos benefícios de viajar na terceira idade | Crédito: Shutterstock
Que tal movimentar o corpo em uma viagem? Já sabemos que se manter em movimento traz uma série de benefícios para todas as idades, e com os idosos isso não é diferente. Isso porque, ao embarcar em aventuras, eles acabam praticando caminhadas e atividades ao ar livre, o que faz bem pra mobilidade, pra força muscular e pra flexibilidade. Além disso, é uma excelente forma de reduzir a pressão arterial e melhorar a pressão sanguínea e o sistema respiratório. Ou seja: só tem vantagem!
Dicas de viagem para praticar esportes: 12 destinos no Brasil
Sabe por que vale a pena viajar? Porque ajuda demais na saúde mental | Crédito: Shutterstock
Fala sério: sair da rotina é superprazeroso, né? Pois as viagens na terceira idade promovem essa sensação e ainda ajudam a estimular bastante a atividade cerebral. Quer saber o motivo? Simples: elas dão um up na memória ao criar novas lembranças, o que também colabora para relembrar coisas do passado. Outra coisa: fazer uma trip quando idoso revitaliza e aumenta a criatividade e a autoestima. Portanto, comece a fazer as malas desde já!
Antes de qualquer coisa, viajar estimula a fazer amigos e, portanto, melhora a socialização | Crédito: Shutterstock
Ótimas parceiras para evitar problemas como depressão e isolamento social, as viagens favorecem novas amizades e, de quebra, aprimoram o relacionamento interpessoal e a capacidade de socialização. Afinal, quem nunca conheceu alguém interessante em uma trip? Para fechar com chave de ouro, esses passeios trazem a sensação de valorização individual e das pessoas com quem se convive. Em outras palavras, todo mundo sai ganhando 😉
7 motivos que explicam por que viajar faz bem
Viajar na terceira idade: porque viagens e sonhos têm tudo a ver | Crédito: Shutterstock
Aposto que você já ouviu seu avós comentarem que sempre sonharam conhecer algum lugar ao redor do mundo. Como antes não era tão fácil pegar um avião, as pessoas passavam muito tempo somente planejando fazer isso um dia. Porém, a boa notícia é que hoje isso mudou e que viajar passou a ser uma atividade acessível para muita gente. E, vamos combinar, não há nada como a sensação de ver um sonho sair do papel. Mesmo porque, ao transformá-lo em realidade – e ficar feliz com isso –, tanto o coração quanto o cérebro agradecem bastante.
Passo a passo: o que fazer quando chegar ao aeroporto
Caia na estrada com os seus avós, já que esta é uma ótima forma de passar um tempo de qualidade com eles | Crédito: Shutterstock
Pegar a estrada já é uma delícia, mas fazer isso acompanhado por alguém especial deixa tudo ainda mais perfeito. Sendo assim, o que acha de aproveitar essas oportunidades para fortalecer laços? Viajar com os idosos é uma oportunidade e tanto para ajudá-los a aproveitar um tempo de qualidade e reduzir o estresse, bem como mudar a perspectiva de vida e do mundo e, claro, aumentar a capacidade de adaptação às mudanças. Só tem benefício!
Viajar fez para a terceira idade e para todas as demais, uma vez que contribui para a saúde física e mental | Crédito: Shutterstock
Já dissemos isso nesse post aqui, mas precisamos repetir, uma vez que não há nada como se sentir cada vez mais vivo. Não importa muito se essas aventuras são longas ou curtas. A verdade é que elas contribuem demais na saúde física, mental e emocional. Lembre-se: essas experiências novas trazem felicidade e lembranças que ficarão para sempre marcadas na memória.
Destinos para desestressar e relaxar a mente
Agora que já está mais do que comprovado que viajar é tudo de bom para os idosos, bora partir para a próxima etapa e ficar por dentro de todos os cuidados necessários antes de pegar a estrada? Se liga só!
12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?
10 destinos pelo mundo de tirar o fôlego
Como você já está a par de todos os benefícios e cuidados, agora chegou a melhor parte: procurar um agente de viagens e começar a planejar um passeio especial. Dessa forma você se livra de muitos perrengues!
Ah, e depois volte aqui pra contar pra gente como foi, viu? Assim você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL