Palmas: um tour pela capital do Tocantins

Praia da Graciosa Palmas Tocantins shutterstock 1415098739

Vista aérea da bonita Praia da Graciosa, um dos ícones de Palmas (TO) | Crédito: Shutterstock

Palmas - Tocantins | Crédito: Shutterstock

A bela natureza de Palmas, a capital do Tocantins. Vamos conhecer melhor o destino? | Crédito: Shutterstock

Palmas (TO) não é só um imenso convite ao turismo, mas, também, a aniversariante de hoje (20/05/2022). Riquíssima em belezas naturais, a cidade tem clima quente, perfeito para curtir a natureza fazendo trilhas, visitando cachoeiras, nadando em praias de água doce ou simplesmente admirando o pôr do sol. Mais nova capital brasileira (tem 33 anos) e a melhor entrada para quem está a fim de conhecer o Jalapão, ela foi planejada na deslumbrante paisagem em meio a serras e a um gigantesco lago. Se interessou? Então confira algumas atrações imperdíveis do maior município do Tocantins!

13 pontos turísticos da região Norte do Brasil
Tá a fim de viajar pelo Brasil? Veja alguns dos destinos mais bonitos do país

Antes de prosseguir, contudo, aqui vai um spoiler: a vontade de viajar vai bater forte. Portanto, nada de planejar tudo por conta própria, viu? Procure um(a) agente de viagens e deixe nas mãos dele(a) a sua trip, para que ela seja confortável e segura do início ao fim 😉

1. Praça dos Girassóis em Palmas

Praça dos Girassóis - Palmas - Tocantins | Crédito editorial: Giovanni Zacchini / Shutterstock.com

A Praça dos Girassóis é, acima de tudo, o cartão-postal de Palmas  (TO) | Crédito editorial: Giovanni Zacchini/Shutterstock.com

Primeiramente, vamos desembarcar no cartão-postal e símbolo da cidade, a Praça dos Girassóis. O point oferece mais de 570 m² e abriga as sedes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Reconhecida como a maior praça urbana da América Latina e a segunda do mundo, esbanja diversos monumentos, obras de arte, o Museu Memorial Coluna Prestes e quiosques de comidas regionais, que deixam qualquer um(a) com água na boca.

Inspiração para muita gente, é o endereço certo para relaxar ao final do dia, praticar esportes e fazer caminhadas. Logo, não saia do destino sem dar pelo menos uma passada por lá, viu?

2. Praia da Graciosa + Ilha da Canela

Praia da Graciosa Palmas Tocantins shutterstock 1415098739

Vista aérea da bonita Praia da Graciosa, um dos ícones de Palmas (TO) | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, um aviso: praias de água doce não faltam na capital do Tocantins. Uma das atrações de Palmas, a Praia da Graciosa é a principal da cidade e, de quebra, tem ótima infraestrutura para receber visitantes.

Alter do Chão (PA): o que fazer, como chegar e quando ir

Palco para diversos eventos e local para práticas como o stand up paddle, por exemplo, são mais de 500 metros de orla com bares, restaurantes e quadras de esporte. Além disso, um destaque é a vista espetacular para Ponte da Amizade e da Integração.

Ao mesmo tempo, um bônus: a partir da Praia da Graciosa saem passeios de barco rumo à Ilha da Canela, de águas transparentes e paisagens únicas. Em outras palavras, é uma dica de passeio imperdível, seja para quem quer voltar pra casa cheio(a) de fotos, seja para curtir um bom banho ou fazer uma caminhada tranquila.

Encante-se pelo Jalapão

Jalapão - Brasil | Crédito: Shutterstock

O pôr do sol visto da Pedra Furada, no Jalapão (TO) | Crédito editorial: Ticiana Giehl/Shutterstock.com

Colecionando cachoeiras cristalinas e dunas que só sabem deixar o cenário ainda mais encantador, o Parque Estadual do Jalapão fica a cerca de 300 km de Palmas e compreende diversos municípios e áreas preservadas.

O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino

A queda d’água em formato de ferradura da Cachoeira da Velha é um de seus ícones, assim como as dunas de areias alaranjadas e o Fervedouro do Ceiça. Nunca ouviu falar neste nome? Pois trata-se de um poço cristalino no qual é impossível afundar devido à pressão da água. Por outro lado, não tem como não citar a grandiosa fenda do Cânion do Sussuapara e a incrível Pedra Furada, um mirante de onde dá pra assistir a um lindo pôr do sol.

Os(as) amantes de artesanato vão amar conhecer as comunidades quilombolas e também levar de lembrança peças típicas feitas em capim dourado.

E você, pretende embarcar para Palmas em breve ou já teve a chance de visitar a região? Então deixe um comentário compartilhando sua experiência! Dessa forma você acaba ajudando a tirar as dúvidas de outras pessoas 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0