Vamos combinar que falar de sol, água fresca, mar cristalino e areias branquinhas nunca é demais, né? E, no Brasil, o que não faltam são destinos perfeitos para férias em família, lua de mel e por aí vai. Então, se você é do time daqueles(as) que amam praia, com certeza já ouviu falar de alguns destinos espalhados pelo Rio Grande Norte, certo? Afinal, o estado possui municípios e cidades com praias belíssimas e conhecidas mundialmente. Por isso, o Segue Viagem trouxe algumas dicas de um verdadeiro paraíso do Nordeste para você: vamos descobrir o que fazer em São Miguel do Gostoso?
5 destinos de águas cristalinas no Brasil: consegue adivinhar quais são eles?
Antes de qualquer coisa, vale destacar que São Miguel do Gostoso fica no Marco Zero da Rodovia BR-101, conhecida como “esquina do Brasil”. O município está ao norte do litoral do Rio Grande do Norte, a 115 km de Natal. De modo geral, a região é parecida com uma vila, já que possui pouco mais de 10 mil habitantes. Com praias perfeitas para os(as) amantes de windsurfe e kitesurfe por conta do vento, há muito o que fazer em São Miguel do Gostoso. Se liga!
Tibau do Sul (RN): o que fazer e por que visitar a região
Dicas de o que fazer em São Miguel do Gostoso (RN)
1. Conheça algumas das principais praias
Se você é daquele tipo de turista que adora praias mais tranquilas e com um clima mais rústico, São Miguel do Gostoso pode ser ideal para você. O destino possui quatro praias principais na região central, localizadas bem perto umas das outras. Então já anote aí para não esquecer: Praia de Maceió, Xêpa, Ponta de Santo Cristo e Cardeiro. Todas elas oferecem boa estrutura turística, além de entregarem paisagens incríveis para fotos. Sendo assim, câmera sempre em mãos, hein!
Na Praia do Cardeiro, por exemplo, o cenário é marcado por uma lagoa situada perto do mar, que acaba se unindo às águas salgadas na época de chuva. Como falamos no início do post, todas as praias são excelentes para a prática de esportes aquáticos, em especial o windsurfe e kitesurfe. Contudo, se você não tem tanta habilidade nestes esportes, não encana, porque há muitas escolas espalhadas pelas praias. Portanto, que tal aproveitar a viagem para se aventurar em um novo esporte?
Roteiro de 3 dias em Natal (RN): points imperdíveis na região e arredores
Ao mesmo tempo, há duas excelentes opções se você é do time que prefere praias mais afastadas e tranquilas. Anote aí: Praia de Tourinhos e do Marco. A primeira está a mais ou menos 9 km do centro da cidade e abriga um dos pontos turísticos mais famosos da região: as dunas petrificadas, um verdadeiro espetáculo natural que com certeza vale a pena ver de perto.
Já a Praia do Marco é um pouco mais distante do centro, a cerca de uma hora de carro. Além de toda a beleza natural, dizem que o local foi palco para uma das primeiras expedições portuguesas durante o século 16. Inclusive, no local há uma estátua que marca a colonização da região.
2. Visite os Parrachos de Perobas, dica imperdível de o que fazer em São Miguel do Gostoso
Este, com certeza, é um passeio que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em São Miguel do Gostoso. Um dos mais tradicionais do destino, leva os(as) visitantes até a Praia de Perobas, a cerca de 50 km de São Miguel do Gostoso, e se dirige aos Parrachos de Perobas. Trata-se de piscinas naturais paradisíacas, com águas cristalinas perfeitas para mergulho.
Quais são os estados do Nordeste do Brasil: números, capitais e curiosidades
Porém, lembre-se: o passeio é feito apenas em épocas de maré baixa, portanto é importante planejar-se com antecedência. Vale dizer que apenas barcos autorizados podem acessar o local, OK?
3. Tire uma foto no Marco Zero da BR-101
No caminho para São Miguel do Gostoso, passando pela BR-101, você vai passar pela famosa “esquina do Brasil”. Isso porque o local, conhecido como Marco Zero, representa o início da BR-101. E não para por aí! Há um arco projetado por Oscar Niemeyer que representa o marco. O monumento está a aproximadamente 20 km do centro da cidade e a 2 km da saída para a RN-221.
Ou seja, não dá pra ficar sem bater aquela foto, né?
4. Vá ao Farol do Calcanhar
Apesar de não ficar exatamente em São Miguel do Gotoso, mas sim em Touros, o Farol do Calcanhar é um monumento histórico, com mais de 100 anos e quase 300 degraus. Ele é considerado o segundo maior farol do país, com 62 metros, perdendo apenas para o Farol de Mucuripe, em Fortaleza (CE), de 72 metros.
Viagens bate-volta pelo Brasil: para onde ir a partir de 10 capitais
Situado no ponto mais próximo do continente africano, o farol está em uma área gerida pela Marinha do Brasil; por isso, a visitação não ocorre todos os dias. Sendo assim, é fundamental conferir os dias e horários disponíveis antes de ir, viu? Afinal, este é um dos passeios obrigatórios para se fazer em São Miguel do Gostoso.
5. Faça um passeio de quadriciclo ou buggy
Já sabe que dá pra encarar aulas de kite e windsurfe, mas que tal se aventurar um pouco mais durante esta viagem, hein? Andar de quadriciclo ou buggy é uma ótima opção de passeio para colocar na lista de o que fazer em São Miguel do Gostoso. Além do friozinho na barriga, são ótimos para explorar mais a região e desfrutar de paisagens mais escondidas.
Como escolher o carro ideal para uma road trip
Já deixe no radar que os roteiros mais famosos acontecem próximos às praias de Tourinhos e do Marco. Mas fique ligado(a): é sempre importante fazer este passeio acompanhado(a) por um(a) profissional. Assim você garante mais segurança e tranquilidade.
De carro pela Região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco
E aí, gostou das nossas dicas de o que fazer em São Miguel do Gostoso? O melhor jeito de viajar (e de planejar a viagem, claro!) é entrando em contato com um(a) agente de viagens! Desse jeito é garantido que a trip passe longe de perrengues. Ah, depois não se esqueça de deixar um comentário, uma vez que ele pode ajudar e inspirar outros(as) viajantes 🙂
Excelente reportagem muitas dicas importantes de lugares fascinantes