*Post publicado originalmente em 11/04/2022, mas atualizado às 14h40 de 23/09/2022*
Localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Pomerode está na região turística conhecida como Vale Europeu. Não à toa, é considerada a cidade mais alemã do Brasil. Portanto, se você planeja ir pra lá em breve, tenha em mente que as ruas de Pomerode têm construções bem similares às da Alemanha, além de o destino promover a culinária típica e os costumes locais. Ou seja: é uma oportunidade de ouro para se aprofundar na cultura do país do Velho Continente.
O que fazer em Florianópolis: uma volta pelo litoral brasileiro
12 destinos nacionais mais buscados pelo público LGBT+
E, por falar em arquitetura, você sabia que a cidade exibe o maior acervo de construções enxaimel fora da Alemanha? Para quem não sabe, este estilo arquitetônico é muito encontrado na Europa e remete a uma técnica utilizada pelo povo germânico desde a Idade Média. Conseguimos chamar a sua atenção? Maravilha! Então descubra agora mesmo o que fazer em Pomerode e comece a tirar a sua próxima trip do papel 😉
O que fazer em Pomerode (SC): 7 dicas para curtir a região ao máximo
1. Fábrica de Chocolate Nugali
Já imaginou reviver uma das cenas do tradicional filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”? Pois em Pomerode isso é totalmente possível, uma vez que a região abriga a Nugali Chocolates, uma das fábricas mais famosas do destino e cujo chocolate já foi premiado como um dos melhores do mundo.
O que fazer em Bombinhas (SC): 5 motivos para visitar o destino + dicas de hospedagem
Se você é chocólatra, vai adorar o tour sensorial que a fábrica promove. Ele percorre todos os processos de produção dessa iguaria. Em outras palavras, durante o tour você poderá ver de perto a torra do cacau, o refino do chocolate, a moldagem e a embalagem do produto. Contudo, ainda não acabou! Isso porque, para fechar com chave de ouro, todos(as) os(as) visitantes curtem a degustação dos chocolates. Delícia, né?
2. Vila Encantada
Se amarra em viagens em família e na companhia de crianças? Então esta é uma das paradas obrigatórias enquanto você estiver por Pomerode. Em linhas gerais, a Vila Encantada é um parque temático que oferece mais de 20 experiências.
O local é cheio de atividades e atrações interativas, como o redário, oficinas pedagógicas que estimulam a criatividade dos(as) pequenos(as), o Tobogã Laranja (com 15 metros de altura, o mesmo tamanho do Braquiossauro), a Vila das Bolinhas (piscina de bolinhas enorme, com mais de 50 mil bolinhas) e a Vila da Aventura (pontes suspensas e interligadas que conectam cinco torres). Da mesma forma, conta com a Vila dos Piratas e a Vila do Paleontólogo, por exemplo. Ah, e detalhe: adultos(as) são bem-vindos(as) em vários dos brinquedos, viu?
Lugares para conhecer em Santa Catarina: 6 dicas além de Floripa
Vale dizer que o parque também é chamado de Parque dos Dinossauros, temática que agrada todo mundo. Por isso mesmo, além da Vila dos Dinossauros, com réplicas em tamanho real de oito espécies diferentes, existe ali uma caixa de areia que simula um sítio de escavação de fósseis. E isso é só pra citar alguns exemplos! Legal, né?
Para aquele lanchinho no final do dia, a recomendação é passar na Vila do Café, que serve uma série de delícias regionais. Porém, não vá embora sem dar um pulo na Loja Encantada, recheada de brinquedos e opções de presente.
Bônus: o complexo é 100% acessível, fazendo uso de rampas e esbanjando espaços especialmente adaptados. Partiu?
3. Portal Turístico Sul
Não há dúvidas de que, entre as nossas dicas de o que fazer em Pomerode, não faltariam points bem instagramáveis, né? Sendo assim, guarde desde já este nome: Portal Turístico Sul. Assim como muitas outras construções da cidade, ostenta o charmoso estilo enxaimel e é a porta de entrada para a região. No entanto, mais do que superbonito, funciona atualmente como centro turístico.
18 destinos para curtir com os amigos
Então, ao passar por lá, faça fotos, tire dúvidas sobre Pomerode e aproveite para pegar um mapa. Também dá para comprar artesanato local e até mesmo alugar uma bicicleta para passear pelos arredores. Ah, e pertinho do portal, a uma curta caminhada de distância, há outra parada obrigatória: o letreiro de Pomerode. Não vá deixar de visitar, hein?
4. Festa Pomerana
Bom, depois de ler este post até aqui você já sabe que Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil. Mas o que é, afinal, a Festa Pomerana? Simples: ela é conhecida como uma Oktoberfest do verão, uma vez que é realizada sempre na segunda quinzena de janeiro. Dos trajes aos pratos típicos, esta celebração é perfeita para quem está a fim de conhecer mais sobre a cultura alemã e, de quebra, se ver rodeado(a) de muita comida e bebida.
Por outro lado, a Festa Pomerana conta também com desfile de alegorias, apresentação de grupos folclóricos, venda de artesanato e até mesmo com um espaço para as crianças brincarem. Outro destaque são as competições das quais todos(as) os(as) visitantes podem participar, tais como corrida de barril e cabo de guerra alemão. Nada mau, vai!
5. Museu Pomerano
Se você não dispensa uma boa história e, acima de tudo, curte saber mais sobre a chegada dos imigrantes europeus no século 19, o Museu Pomerano é uma excelente dica e promete enriquecer bastante sua estada em Pomerode.
O museu oferece um acervo bem diverso, constituído por peças que pertenciam a Egon Tiedt, um descendente pomerano que sempre valorizou a cultura e as tradições do povo. Lá você vai encontrar objetos e documentos históricos, como por exemplo carroças, móveis antigos, utensílios de trabalho, roupas, instrumentos musicais, bibelôs de época e ferramentas agrícolas. além de painéis fotográficos e informações sobre a biografia de Egon Tiedt. Atualmente, o museu pertence à Prefeitura e fica no centro da cidade.
6. Praça Torgelow e Teatro Municipal
Inaugura da em 2010 em comemoração aos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina, a Praça Torgelow é uma das mais icônicas da cidade. Ao visitá-la, você vai se deparar com uma série de esculturas de bronze. Em tamanho real, elas retratam os(as) personagens e os objetos utilizados durante a colonização do país pelos alemães, bem como prestam um tributo ao fruto do trabalho das pessoas de Pomerode, com homens segurando uma enxada e mulheres liderando a educação das crianças.
Para coroar, a praça fica em frente ao Teatro Municipal, construído em 2009 e com capacidade para acomodar 498 pessoas com todo o conforto. O lugar é lindo e definitivamente merece sua visita.
Serra Catarinense: afinal, quais cidades visitar?
7. Cervejaria Schornstein
Fala sério: não dá pra pensar em uma cidade inspirada na Alemanha sem falar de cerveja, certo? Certíssimo! Sendo assim, visite a Cervejaria Schornstein e faça um tour pela fábrica com um(a) guia. Isso vai te permitir acompanhar todo o processo de produção da cerveja, desde a escolha dos ingredientes até o seu armazenamento. Ao final, você ainda participa de uma degustação de dois a três tipos de cerveja.
Mas, ó, se você não for nenhum(a) especialista no assunto, não se preocupe! Afinal, a visita é acessível para todos(as) e você vai curtir o passeio mesmo assim.
5 destinos mais sustentáveis do Brasil
E aí, curtiu as nossas dicas de o que fazer em Pomerode? Então compartilhe este post! Além disso, se você ficou com vontade de embarcar para Santa Catarina, a nossa dica é contar com o apoio de um(a) agente de viagens. Desse jeito você não só terá acesso às melhores ofertas, como também vai realizar tudo com muito mais conforto e segurança. Ou seja: só tem vantagem 😉
Conhecer cidades do sul