O que fazer em Goiânia (GO): conheça as melhores atrações da cidade

O que fazer em Goiania Goias shutterstock 2146614191

De modo geral, não faltam dicas de o que fazer em Goiânia (GO), a capital mais verde do Brasil | Crédito: Shutterstock

O que fazer em Goiania Goias shutterstock 2146614191

De modo geral, não faltam dicas de o que fazer em Goiânia (GO), a capital mais verde do Brasil | Crédito: Shutterstock

A capital de Goiás não é um destino turístico óbvio. Apesar disso, um(a) agente de viagens bem informado(a) tem tudo para montar roteiros surpreendentes e diversificados em Goiânia, para além dos famosos bares espalhados por toda a cidade. 

Planejada para 50 mil habitantes em 1933, Goiânia é hoje a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste. São mais de 1,55 milhão de habitantes, atrás apenas de Brasília. O nome da cidade deriva da palavra tupi-guarani “goyanna”, que significa “terra de muitas águas”. 

Lugares para conhecer em Goiás: 6 opções para cair de amores pelo Centro-Oeste do Brasil

Hoje, no entanto, o verde é a característica mais abundante e a que mais surpreende os(as) visitantes. Mas não é só isso! Afinal, há atrações em Goiânia para todos os gostos: natureza, cultura, compras e vida noturna, bem como boas possibilidades de escapadas pelos arredores. Em linhas gerais, não falta o que fazer em Goiânia ou perto de lá. 

O que fazer em Goiânia: natureza

Parque Flamboyant Goiania Credito editorial Angela Macario shutterstock 2213675803

Antes de qualquer coisa, ninguém pode sair de Goiânia (GO) sem visitar o Parque Flamboyant e curtir a natureza | Crédito editorial: Angela_Macario/Shutterstock.com

Goiânia é a capital mais verde do país, com 94 m² de área verde por habitante. Segundo o IBGE, a taxa de arborização das vias públicas da cidade também é bastante alta, 89,3%. 

O que fazer em Pirenópolis (GO): dica de destino de ecoturismo

Não é à toa que os parques urbanos sejam um grande orgulho para os(as) goianienses. Valem o passeio – e as fotos – o Lago das Rosas, o Bosque dos Buritis, o Areião, o Vaca Brava e o Parque Flamboyant. Todos contam com pista de caminhada, áreas com mata preservada e ao menos um lago para contemplação.

O que fazer em Goiânia: cultura

Monumento as Tres Racas Goiania Goias Credito editorial Judson Castro shutterstock 1169919631

Quem está a fim de tirar boas fotos precisa conhecer o Monumento às Três Raças, um dos marcos de Goiânia (GO) | Crédito editorial: Judson Castro/Shutterstock.com

Um dos principais pontos turísticos de Goiânia é o centro da cidade. Isso porque ali ficam prédios públicos em art déco, como o Palácio das Esmeraldas, o Museu Zoroastro Artiaga, o Museu Pedro Ludovico Teixeira e o Teatro Goiânia

Fora isso, a Praça Cívica é outro destaque. Dali é possível visitar o Monumento às Três Raças, concebido pela artista plástica Neusa Morais em 1968 como uma homenagem à miscigenação entre as etnias negra, indígena e branca. 

Ao mesmo tempo, outra atração cultural importante é o Museu da Arte Contemporânea de Goiás (MAC). O local já expôs obras de pintores como Frei Nazareno Confaloni e Pablo Picasso. Atualmente, fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer, um complexo projetado pelo célebre arquiteto modernista brasileiro. 

Fãs de música vão gostar de saber que há shows e festivais para todos os gostos. O Villa Mix é focado em sertanejo, enquanto o Vaca Amarela, por exemplo, traz artistas brasileiros(as) alternativos(as).

O que fazer em Goiânia: compras

Shopping Cerrado Goiania Credito Divulgacao 1

Acima de tudo, vale a pena incluir o Shopping Cerrado na lista de o que fazer em Goiânia (GO) | Crédito: Divulgação

Nas últimas décadas multiplicaram-se as opções de shopping centers em Goiânia. Além do pioneiro – e gigantesco – Flamboyant, do Goiânia Shopping e do Bougainville, surgiram o Cerrado e o Passeio das Águas, entre algumas outras opções de diferentes tamanhos, seja na própria cidade ou na vizinha Aparecida de Goiânia, que cresceu tanto que se colou na capital.  

Chapada dos Veadeiros: onde fica, como chegar, quando ir e o que fazer na região

Para quem prefere compras ao ar livre, as feiras de rua são uma ótima alternativa, com ampla oferta de artesanato, gastronomia e moda – feminina, em especial. As mais charmosas são a Feira da Lua (aos sábados, na Praça Tamandaré, das 16h às 22h), a Feira do Cerrado (aos domingos, na Praça da Criança, atrás do Estádio Serra Dourada, das 9h às 13h) e a Feira do Sol (aos domingos, na Praça do Sol, das 15h às 21h).

O que fazer em Goiânia: vida noturna

O que fazer em Goiania Goias shutterstock 607933634

Segundo o velho ditado, “se não há mar, vá para o bar”. Sendo assim, vale a pena conhecer as opções de Goiânia (GO) | Crédito: Shutterstock

A noite de Goiânia é bastante animada e há bares, restaurantes e baladas em diferentes pontos da cidade. As opções são muito variadas e incluem restaurantes de alta gastronomia, bares que servem espetinhos (muitas vezes, com música ao vivo), hamburguerias, pizzarias e casas para virar a noite. 

O Setor Marista se destaca pela quantidade de estabelecimentos dedicados à gastronomia e à boemia em uma localização relativamente central. Outros bairros que também mandam bem no quesito são o Setor Oeste, mais tradicional, e o Jardim Goiás, um dos mais badalados do momento.

O que fazer em Goiânia: escapadas

Congresso Nacional Brasilia DF Credito editorial Cacio Murilo shutterstock 1832300965

Quem estiver em Goiânia e estiver a fim de um bate-volta pode apostar em Brasília, a capital federal | Congresso Nacional, Brasília (DF ) | Crédito editorial: Cacio Murilo/Shutterstock.com

Goiânia também pode ser o ponto de partida para viagens bate-volta superlegais. Uma dessas opções é a capital federal Brasília, com seu urbanismo e arquitetura tão característicos do modernismo brasileiro dos anos 1960. 

Outra ideia convidativa são as águas termais nos destinos de Caldas Novas e Rio Quente, repletos de áreas de camping, hotéis, pousadas e clubes. O empreendimento mais famoso da região, o Hot Park, pertence ao Rio Quente Resorts. Trata-se de um parque aquático que inclui a Praia do Cerrado, a maior praia artificial em águas quentes naturais do mundo.

O que fazer em Caldas Novas (GO): 6 atrações imperdíveis
Viagens curtas para sair da rotina

Como deu pra perceber, há diversas atrações para diferentes perfis de turismo em Goiânia e arredores. Além disso, aqui vai um lembrete do bem: uma viagem de férias ou de negócios para a capital de Goiás sempre fica mais segura, surpreendente e divertida com o apoio de um(a) agente de viagens, combinado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0