Melhores praias da Paraíba: 10 dicas para curtir sol e mar em grande estilo

Camboinha é, acima de tudo, uma das melhores praias da Paraíba. Ela fica em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa | Crédito: Bruna Dinardi

Camboinha é, acima de tudo, uma das melhores praias da Paraíba. Ela fica em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa | Crédito: Bruna Dinardi

Aqui você encontra algumas das melhores praias da Paraíba para curtir na próxima viagem | Praia de Camboinha, em Cabedelo | Crédito: Bruna Dinardi

Aqui você encontra algumas das melhores praias da Paraíba para curtir na próxima viagem | Praia de Camboinha, em Cabedelo | Crédito: Bruna Dinardi

*Post publicado originalmente em 06/06/2022, mas atualizado às 18h14 de 21/12/2022*

Jogo rápido: você sabe quais são as melhores praias da Paraíba? Olha, responder a essa pergunta não é fácil, não. Mas esse foi um dos motivos pelos quais nós, do Segue Viagem, topamos atravessar o Brasil e desembarcar no ponto mais oriental das Américas. Como resultado desta nossa aventura, descobrimos que o estado é, definitivamente, uma das joias da coroa do Nordeste. E, no quesito sol e mar, ele disputa pau a pau com alguns dos melhores destinos caribenhos.

Pontos turísticos de João Pessoa: 13 dicas imperdíveis pela capital da Paraíba

Acredite, não é exagero nosso. Inclusive, o principal objetivo deste post é provar que a gente não está falando nada além da verdade. Temos fotos e vídeos a nosso favor! O único porém é que não conseguimos visitar todas as praias de João Pessoa e arredores. Sendo assim, se você tiver alguma dica extra para compartilhar, saiba que está mais do que convidado(a) a deixar um comentário, inclusive contando pra nós como foi a sua experiência. Afinal, falar de viagem é o que a gente mais gosta de fazer por aqui!

Qual é a melhor época para ir à Paraíba?

Primeiramente, vamos falar sobre um ponto muito importante pra quem espera curtir as melhores praias da Paraíba: a previsão do tempo. Todo mundo sabe que as estações do ano já mudaram muito e que, por isso mesmo, é preciso estar aberto(a) à possibilidade de que o clima pode não se comportar como você espera.

Mas, ainda assim, escolher certinho o mês em que você vai fazer a viagem pode ser de grande ajuda. Em linhas gerais, o período entre setembro (sobretudo o fim do mês) e janeiro é um dos mais indicados, pois a chance de chuva é baixa e, portanto, o mar tende a ficar cristalino, incorporando aquela paleta de cores meio caribenha que a gente espera ver ao vivo e a cores.

Entretanto, especialmente no final e no começo do ano, é época de alta temporada. Ou seja: mais gente, preços mais altos. Já abril, maio, junho, julho e agosto são meses com grande chance de chuva e maior probabilidade de vento. De quebra, a água tende a ser mais turva.

Em contrapartida, faz calor o ano inteiro, com mínimas sempre acima dos 20°C e a máxima superando com facilidade a marca dos 30°C.

As 10 melhores praias da Paraíba

1. Praia de Manaíra

Pontos turísticos de João Pessoa: de manhã, a Praia de Manaíra costuma ser mais calma | Crédito: Bruna Dinardi

De manhã, a Praia de Manaíra, praia urbana e um dos pontos turísticos de João Pessoa (PB), costuma ser mais calma | Crédito: Bruna Dinardi

OK, OK, esta talvez não seja a melhor praia para banho de mar, especialmente se o que você estiver procurando for por águas tranquilas. Dependendo de como estiver a maré, a Praia de Manaíra pode ter ondas fortes e bem grandes. Portanto, provavelmente não vai ser uma boa levar crianças para lá.

No entanto, com um pouco de cuidado e atenção – e se você não se importar de levar uma surra a cada minuto –, ela pode ser bem divertida, especialmente se você já estiver habituado(a) com ondas. A alta concentração de algas não deixa espaço para dúvidas: a água é limpa e própria para banho. E olha que Manaíra é uma praia urbana, de frente para vários hotéis, apesar de estar em um trecho menos movimentado do que as vizinhas Tambaú e Cabo Branco.

Lugares para viajar no Brasil: veja alguns dos destinos mais bonitos do país 

Não há quiosques ou barracas de praia, então, se for pra lá, não estranhe se não encontrar ninguém vendendo água de coco, por exemplo. Muita gente aproveita a faixa de areia fofa para caminhar de uma ponta a outra da praia, deixando a água do mar lamber os pés e trazer um pouco de refresco – o sol já castiga desde as primeiras horas da manhã.

Uma das melhores partes de Manaíra é a cor do mar. Se estiver hospedado(a) em um dos hotéis que ficam do outro lado da rua, vai ter a chance de se deslumbrar desde cedo com o tom meio azul, meio verde que ele reflete.

2. Tambaú

Não tem como falar das melhores praias da Paraíba e não mencionar Tambaú, uma das mais populares de João Pessoa. Localizada em um bairro que leva o mesmo nome, o mar manso parece não se incomodar com a grande quantidade de pessoas. Embora tenha uma cor um pouco mais escura, sobretudo onde quebram as ondas, quem olhar para o horizonte vai ver que as áreas mais profundas exibem um delicado tom de verde.

De carro pelo Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco
Piscinas naturais de Picaozinho Joao Pessoa Paraiba Credito editorial Vinicius Bacarin shutterstock 1363470686

Se amarra em piscinas naturais? Então confira o que te espera em Picãozinho, em João Pessoa (PB) | Crédito editorial: Vinicius Bacarin/Shutterstock.com

De modo geral, Tambaú é bem bonita – e os coqueiros ajudam a enfeitá-la. O vai e vem por ali é intenso, já que a região concentra um número enorme de hotéis e restaurantes e, ao contrário de Manaíra, tem uma orla repleta de quiosques e barraquinhas. Entre os seus diferenciais, dois deles merecem destaque: a feirinha de artesanato e os passeios às piscinas naturais de Picãozinho.

Os passeios são feitos em catamarãs ou embarcações similares, sendo que o trajeto até as piscinas leva mais ou menos 15 minutos. Uma vez ali, prepare-se para ver os peixes coloridos com o snorkel ou a olho nu e para relaxar na água quentinha. A parada é de cerca de três horas, então você vai ter tempo de sobra pra curtir a vibe do lugar. Mas, ó, atenção: os passeios até Picãozinho só acontecem quando a maré estiver baixa e têm um limite máximo de pessoas por dia. Logo, reserve o seu lugar no barco no dia anterior ao que desejar fazer o passeio, OK?

3. Cabo Branco

Praia de Cabo Branco Joao Pessoa Paraiba Credito editorial Cacio Murilo shutterstock 2000724335

Procurando as melhores praias da Paraíba? Cabo Branco, em João Pessoa, é uma delas | Crédito editorial: Cacio Murilo / Shutterstock.com

A Praia de Cabo Branco é uma continuação da Praia de Tambaú. Não há nenhum marco que as separe: apenas os bairros mudam de nome. Por isso mesmo, as duas têm características similares. Isso porque Cabo Branco também conta com uma superinfraestrutura de quiosques e restaurantes, complementada pelo alto número de hotéis ao seu redor.

Tem águas tranquilas e praticamente sem ondas, cuja temperatura é mais do que agradável. Aliás, mesmo que a coloração do mar esteja um pouco turva, não se preocupe, pois a praia é própria para banho. Você vai ver ainda que muita gente aproveita a extensa faixa de areia para fazer caminhadas, então junte-se a essa galera sempre que quiser e renove as energias com maestria.

4. Praia do Seixas

IMG 20220202 121242

A faixa de areia da Praia do Seixas, vista das piscinas naturais do Seixas, em João Pessoa (PB) | Crédito: Bruna Dinardi

Enfim, a Praia do Seixas. É ela que guarda uma das peculiaridades mais marcantes da Paraíba: o fato de que está no ponto mais oriental do continente americano e, portanto, ser o lugar onde o sol nasce primeiro. Por conta disso, o Seixas é o porquê de a região ter ganhado o apelido de Porta do Sol, sabia? Além disso, sua localização a torna a porção de terra mais próxima do continente africano.

Ela está na lista das melhores praias da Paraíba por três motivos: é bem servida de bares e restaurantes, tem águas límpidas e calmas e é o ponto de partida para o tradicional passeio às piscinas naturais do Seixas. Da mesma forma que Picãozinho, para chegar até elas é preciso comprar o ingresso para um catamarã ou outra embarcação com antecedência, uma vez que este passeio é bem disputado e só acontece quando a maré está baixa.

Quais são os estados do Nordeste do Brasil: números, capitais e curiosidades

A travessia não dura muito tempo: em menos de 20 minutos o barco já está parado e, à sua volta, existe apenas a imensidão azul-turquesa do oceano, salpicada por pontinhos escuros que representam as maiores piscinas de corais do litoral paraibano. A água ali não é muito funda, mas os barcos costumam disponibilizar boias – os famosos macarrões – para que você fique ainda mais à vontade.

O único cuidado necessário é o de não pisar nos corais: além de machucar os seus pés, só de encostar neles você já pode estar colocando-os em risco. Esta também é uma das razões pelas quais não se pode pular na água logo que a embarcação atraca.

Capriche no protetor solar, viu? Enquanto você aproveita o frescor das águas, o sol judia da sua pele sem que você perceba. Ao mesmo tempo, quem quiser pode praticar mergulho ou snorkel, subindo vez ou outra no barco para comer um petisco ou tomar uma bebida (os alimentos e bebidas são pagos à parte).

5. Praia de Camboinha

Camboinha é, acima de tudo, uma das melhores praias da Paraíba. Ela fica em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa | Crédito: Bruna Dinardi

Camboinha é, acima de tudo, uma das melhores praias da Paraíba. Ela fica em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa | Crédito: Bruna Dinardi

Esta beldade fica em Cabedelo, município que pertence à Região Metropolitana de João Pessoa. Isso quer dizer que é demorado ou fora de mão chegar até ela? De forma alguma. O trajeto leva menos de 30 minutos de carro a partir de Jampa.

Antes de ir pra lá, feche os olhos e imagine a visão mais tradicional de paraíso: areia macia, que se desmancha sob o pé, céu ensolarado e mar brando, que parece ter sido pintado à mão. Pois, ao chegar, você vai notar que a Praia de Camboinha é exatamente assim, além de dotada de uma paz fantástica, sobretudo durante a semana e nos períodos de baixa temporada.

Se estiver com crianças, melhor ainda! Quando a maré está baixa, elas podem aproveitar sem medo o balanço suave do oceano, que também oferece como brinde uma água quentinha.

Camboinha recebe turistas, é claro, mas, em geral, é uma das favoritas dos(as) moradores(as). De toda forma, costuma ficar mais cheia aos sábados e domingos. Apesar de ter opções de barracas e restaurantes, sua estrutura é mais simples quando comparada a outras praias, o que significa que ela combina direitinho com a trip se o objetivo for relaxar.

6. Areia Vermelha

WhatsApp Image 2022 02 11 at 12.54.42

Tá a fim de curtir um passeio imperdível em João Pessoa (PB)? Então aposte em Areia Vermelha, na região de Cabedelo | Crédito: Bruna Dinardi

É claro que Areia Vermelha viria depois de Camboinha! Afinal, é de Camboinha onde partem os passeios para esta bela Área de Proteção Ambiental, que facilmente integra a lista das melhores praias da Paraíba.

Para chegar até lá você primeiro reserva o seu lugar em um dos catamarãs – que também fazem o papel de restaurantes e bares, aliás. As embarcações param pertinho da areia, mas ainda assim você tem que caminhar um trechinho mar adentro para poder subir a bordo. Funcionários(as) do catamarã ficam perto das escadas para ajudar no embarque e para segurar os pertences acima da água.

Uma vez lá dentro você pode escolher como encarar o percurso: sentado(a) em uma cadeira na parte coberta ou, então, na proa ou no segundo andar, tendo apenas o sol acima da cabeça. O trajeto é curto e não dura mais do que 20 minutos.

12 destinos com vistas de outro planeta

Ao chegar, você vai distinguir bancos de areia no meio do oceano, que formam piscinas naturais muito rasas e quentes. A água é tão cristalina que dá pra ver nitidamente o fundo do mar. Inclusive, aproveite a vista de dentro do barco para ficar de queixo caído com a cor do mar: uma mescla entre tons de verde-esmeralda e azul-turquesa. O Caribe que lide com essa concorrência!

Dizem que o nome “areia vermelha” se deve à coloração dos bancos de areia. Esta talvez seja a conclusão à qual se chega depois de uns bons drinks. Dica: o drink no abacaxi é uma das especialidades da região – e existe a versão não alcoólica, à base de suco e leite condensado.

Os barcos voltam à orla no momento em que a maré começa a encher, mas costumam ficar algo em torno de três horas atracados em pleno paraíso.

7. Praia Ponta de Campina

Praia Ponta de Campina Cabedelo Paraiba Credito Bruna Dinardi

Prepare-se, porque a Praia Ponta de Campina, em Cabedelo (PB), vai tirar o seu fôlego | Crédito: Bruna Dinardi

Além de João Pessoa, Cabedelo parece mesmo ter vocação para as melhores praias da Paraíba. Verdade seja dita, é difícil descrever Ponta de Campina sem apelar para os adjetivos: sua beleza é tão impressionante que provavelmente você vai passar o resto da vida com ela na memória.

Para começo de conversa, ela é um oásis em dias de muito calor, porque a água é fresca e revigorante e não há muitas algas. As ondas por ali costumam ser pequenas, movimentando suavemente o mar. Ele, inclusive, é a estrela da região, ostentando um colorido natural de tirar o fôlego. Descanse em grande estilo boiando ou nadando em suas águas e curtindo a música que geralmente rola nos restaurantes e barracas.

Por outro lado, caso queira tentar algo diferente, a dica é fazer o passeio de banana boat. Cabem até 10 pessoas – cinco de um lado, cinco de outro – e, dependendo do perfil da turma, o passeio pode ser “com emoção”.

Dicas de viagem para praticar esportes: 12 destinos no Brasil

A banana é presa em uma lancha, e o motorista da lancha alcança uma boa velocidade e faz manobras ousadas, de forma que isso reflete nas pessoas que estão na banana. Todo mundo usa coletes salva-vidas e tem apoio para as mãos e para os pés. Segure-bem, pois você vai ser puxado para a esquerda e para a direita e, em alguns momentos, vai se sentir descolar da embarcação.

Ah, mas relaxa, pois não é nada que coloque a sua segurança em risco. Outro ponto é que em nenhum momento a banana vira no mar. É muito divertido e o passeio dura menos de 15 minutos.

8. Praia de Coqueirinho

Mirante Dedo de Deus Praia Coqueirinho 3

A vista estonteante para a Praia de Coqueirinho, em Conde (PB), do Mirante Dedo de Deus | Crédito: Bruna Dinardi

Enfim chegamos a Conde, outro destino da Região Metropolitana de João Pessoa e dono de mais uma série de praias estonteantes. Uma delas é Coqueirinho, uma homenagem às fileiras de coqueiros espalhadas por ali e que rendem gostosas sombras para os(as) banhistas.

Ela já fez parte de listas e mais listas com as praias mais bonitas do Brasil. E você não vai ter como negar que todos esses materiais estavam cobertos de razão. Acima de tudo, Coqueirinho é dividida em duas partes: uma de mar aberto, sob medida para os(as) surfistas, e outra que é sinônimo de paz e sossego e forma piscinas naturais na maré baixa.

Mirante Castelo da Princesa Conde Paraiba Credito Bruna Dinardi

Coqueirinho, uma das melhores praias da Paraíba, vista de mais um cenário de cinema: do Mirante Castelo da Princesa. O local fica em Conde, Região Metropolitana de João Pessoa | Crédito: Bruna Dinardi

Assim como as demais praias que apareceram neste post, Coqueirinho não só é própria para banho: ela atrai você para as suas águas de um jeito inexplicável e, em um piscar de olhos, leva todo o seu estresse embora. Aproveite para fazer snorkel e mergulho, curtir o clima relax das piscinas naturais ou, então, para tirar algumas das fotos mais bonitas da sua vida.

Frases de viagem: confira opções de legenda para os dias de #TBT

Opa, como assim? É que nos arredores de Coqueirinho existem alguns mirantes que são de fato imperdíveis. São eles: Dedo de Deus, Castelo da Princesa e Mirante das Tartarugas, só pra citar alguns exemplos. Quando a gente foi pra lá, o passeio até cada um dos mirantes foi a bordo da Penélope Charmosa, um carro cor-de-rosa (é claro!), com uma trilha sonora engraçada e um condutor que conhece o lugar como a palma da mão. Além de comentar sobre a região e arrancar boas risadas, ele dá um help para quem quer fotos bem icônicas. Fica a dica, hein!

9. Praia de Tambaba

Melhores praias da Paraíba: a Praia de Tambaba, em Conde (PB), é bonita demais com as suas formações rochosas. Porém, só entre na água quando a maré estiver baixa, OK? | Crédito: Bruna Dinardi

Praia de Tambaba Conde Paraiba Credito Bruna Dinardi

Tambaba fica em Conde e alcançou fama em todo o país por permitir a prática do chamado naturismo. Ou seja: curtir a bela natureza sem qualquer peça de roupa.

Se este rolê não for muito a sua cara, não encana: existe um lado da praia dedicado às pessoas que preferirem manter a sua roupa de banho. O acesso ao lado naturista se dá a partir de um lance de escadas e só entra quem estiver 100% nu. Além disso, é preciso respeitar uma porção de regras. Uma delas é que homens desacompanhados não entram: precisam estar junto de seu(sua) parceiro(a) e, segundo a nossa guia, dar um selinho para comprovar o relacionamento.

IMG 20220203 094852

A escada que dá acesso ao lado naturista da Praia de Tambaba, em Conde (PB) | Crédito: Bruna Dinardi

Surpreendendo um total de zero pessoas, Tambaba é extremamente bonita. E já dá pra ter uma baita noção disso do mirante que existe logo antes da entrada da praia. Por outro lado, é cheia de formações rochosas, o que significa que o banho ali só é recomendado na maré baixa, momento em que se formam piscinas naturais – e mesmo assim com atenção redobrada.

A faixa de areia não é extensa e não há muitas opções de comes e bebes, mas existe certa infraestrutura.

10. Praia de Tabatinga

Praia de Tabatinga Conde Paraiba shutterstock 1356359645

Vista aérea da bela Praia de Tabatinga, outra joia de Conde (PB) | Crédito: Shutterstock

Embora seja tarefa difícil competir com essa coleção de beldades que você conheceu até aqui, Tabatinga não fica atrás e é mais uma das melhores praias da Paraíba. Outra joia de Conde, quem a visita tem a chance de escolher se quer se banhar em águas salgadas ou doces.

Sim, é isso mesmo! Em um ponto da praia, à esquerda, desemboca um rio, o que garante águas mais calmas do que no mar, considerado bravo por muita gente. No entanto, ainda assim vale ficar de olho nas crianças, pois há relatos de que em alguns pontos o rio afunda abruptamente, OK? De qualquer modo, a temperatura da água é sempre morna por ali.

Um dos pontos fortes de Tabatinga são as falésias que emolduram o local, então garanta uma câmera em mãos. Para completar, vale utilizar a larga faixa de areia para jogar futebol ou brincar de frescobol, por exemplo.

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?

Fala sério: não seria nada mau conhecer as melhores praias da Paraíba, né? Pois saiba que essas são apenas algumas delas e que o estado reserva ainda muita beleza. Entretanto, pra você começar o planejamento da sua trip para o Nordeste com o pé direito, consulte um(a) agente de viagens e deixe ele(a) te ajudar com ideias e com a organização de tudo. Dessa forma você não se preocupa com nada, somente com o fator do protetor solar que vai ter de levar 😉

3 Comentários

  1. Nivaldo Formiga disse:

    Quem escreveu essa matéria não conhece a Praia de Campina, município de Rio Tinto.

    • Segue Viagem disse:

      Oi, Nivaldo!

      Na verdade, a praia que consta neste post é a Praia Ponta de Campina, em Cabedelo. A Praia de Campina, à qual você se refere, é outra e realmente fica no município de Rio Tinto. Esta que você comentou nós não tivemos a chance de conhecer, mas fomos à Paraíba no comecinho do ano pra visitar todas as que citamos neste texto 😉

      De toda forma, fique mais do que à vontade pra compartilhar a sua experiência na Praia de Campina, viu? Seu depoimento com certeza vai complementar nosso conteúdo!

  2. Antonio Donizete Lisboa disse:

    Realmente as Praias da Paraíba são lindíssimas. Passeio imperdível!
    Parabéns !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0