A reabertura do Uruguai começa hoje (01/11), então vem saber mais sobre isso | Praça Independência, em Montevidéu | Crédito editorial: M M Vieira/Shutterstock.com
Conta pra gente: você, que está lendo este post, está a fim de viajar pela América do Sul? Maravilha, porque a reabertura do Uruguai começa a valer a partir de hoje (01/11) para brasileiros. E a parte boa é que as pessoas não vão ter que fazer quarentena ao chegar, desde que estejam devidamente imunizadas contra o novo coronavírus. Porém, vale a pena ficar de olho nas exigências, uma vez que elas mudam de acordo com a faixa etária.
Afinal, em quais países brasileiros já podem entrar?
De forma geral, maiores de 18 anos têm de apresentar teste RT-PCR negativo, realizado até 72h antes do embarque, bem como seguro-viagem com cobertura para COVID-19. Além disso, devem portar comprovante de vacinação que certifique o recebimento das duas doses da vacina ou da vacina de dose única. O Uruguai aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil, o que inclui a Coronavac. Porém, é fundamental respeitar o prazo de imunização para viajar, que gira em torno de duas semanas após completado o ciclo de vacinação.
Quem teve COVID-19 terá de comprovar o diagnóstico positivo para a doença apresentando teste RT-PCR ou de antígeno. Neste caso, o teste deve ter sido realizado no máximo 90 dias ou no mínimo 20 dias antes da chegada ao país.
Que tal curtir esta vista, hein? Pois Punta del Este, no Uruguai, é uma ótima dica de destino | Crédito: Shutterstock
Viajantes até seis anos acompanhados por pelo menos um adulto não precisam portar teste RT-PCR negativo e nem seguro-viagem. Por outro lado, isso não se aplica a pessoas de 7 a 17 anos. Assim como para os adultos, tanto o teste quanto o seguro-viagem são exigências obrigatórias para este grupo. No entanto, neste caso não será exigido o certificado de vacinação.
Final da Libertadores 2021: o que fazer em Montevidéu em 1 dia
Outra medida atrelada à reabertura do Uruguai é a necessidade de preencher um formulário eletrônico, que terá o mesmo valor de uma declaração jurada. O(a) viajante terá de fornecer seus dados pessoais e os certificados exigidos (de vacinação e teste RT-PCR, por exemplo) e informações sobre a hospedagem e o seguro-viagem.
Só existe a versão digital do formulário, portanto não adianta tentar obter a versão impressa, viu? Ele deve ser preenchido até 48h antes do embarque. Entretanto, o link para acessá-lo ainda não foi divulgado. Assim que o governo o disponibilizar nós o incluiremos neste post.
Se amarra em fotos? Então que tal uma no monumento La Mano (ou Los Dedos), cartão-postal de Punta del Este? | Crédito editorial: Ricardo Barata/Shutterstock.com
Quais países não exigem passaporte? O Uruguai é um deles
Tá a fim de saber tudo sobre a reabertura da Argentina? Vem ver
E aí, ficou com vontade de curtir a reabertura do Uruguai? Então tudo o que você precisa fazer agora é consultar um(a) agente de viagens. Dessa forma você embarca sem qualquer dor de cabeça e garante uma viagem segura do início ao fim.
Ah, e depois volte aqui pra contar pra gente como foi a sua trip, hein? Até porque o seu depoimento pode tirar as dúvidas de outras pessoas!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL