O que fazer em Fortaleza: um passeio pela capital cearense

Fortaleza - Ceará | Crédito: Shutterstock.com/Brastock

Fortaleza - Ceará | Crédito: Shutterstock.com/Brastock

Fortaleza Ceara shutterstock 1172522173

Descubra o que fazer em Fortaleza, a capital do Ceará | Recorte do skyline da cidade visto do mar | Crédito: Shutterstock

*Post publicado originalmente em 20/03/2021, mas atualizado às 15h00 de 31/03/2022*

Antes de qualquer coisa, vamos aos fatos: Fortaleza é diversão sem fim. Esbanjando 34 km de litoral, rica cena cultural e muitas opções de lazer, a capital do Ceará é cheia de história e de infinitas opções de roteiro. Em outras palavras, fica difícil saber por onde começar a se aventurar por ali. Por isso mesmo, pra te dar aquela força, nós separamos aqui algumas dicas porretas de o que fazer em Fortaleza.

O que fazer em Beberibe (CE), região onde está sendo gravado “No Limite”
Lugares para viajar no Brasil: alguns dos destinos mais bonitos do país

Outra coisa: caso você conheça algum atrativo que não tenha sido mencionado neste post, fique mais do que à vontade para deixar um comentário! Dessa maneira você ajuda a enriquecer o nosso conteúdo e, de quebra, dá uma força pra quem tá a fim de viajar para o destino 😉

9 dicas de o que fazer em Fortaleza, a capital do Ceará

1. Visite o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Crédito editorial Atiaia Shutterstock.com

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza – Ceará | Crédito editorial: Atiaia/Shutterstock.com

Situado na Praia de Iracema, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos principais centros culturais do Brasil. Afinal de contas, é sede do Museu de Cultura Cearense, do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, do Planetário Rubens de Azedo, de um anfiteatro e também de um cinema. Para completar, é palco para diversas apresentações e shows gratuitos. Quer mais? Pois saiba que a sua escadaria, de cor avermelhada, é um point clássico para fotos. Portanto, prepare-se para muitos cliques!

2. Deslumbre-se com a variedade de lojas do Mercado Central

Crédito editorial: advjmneto / Shutterstock.com

Mercado Central – Fortaleza – Ceará | Crédito editorial: advjmneto/Shutterstock.com

O maior de todo o Nordeste, o Mercado Central de Fortaleza é o lugar certo para garantir sua lembrancinha, já que dispõe de mais de 500 lojas distribuídas em cinco andares. Inclusive, um dos seus pontos fortes é o artesanato. Isso porque objetos feitos com renda, couro, barro e madeira são facilmente encontrados por ali. Além disso, o local é perfeito para degustar comidas e bebidas típicas, como doces, rapaduras, castanhas e cachaças, por exemplo. Sendo assim, nada de fazer dieta durante essa trip, hein?

Você sabe quais são as lembrancinhas mais procuradas ao redor do mundo?

3. Conheça a Catedral Metropolitana de Fortaleza (e tire mil fotos!)

o que fazer em fortaleza shutterstock catedral fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza – Fortaleza – Ceará | Crédito editorial: advjmneto/Shutterstock.com

Exibindo um estilo gótico romano, a Catedral Metropolitana de Fortaleza demorou mais de 40 anos para ser construída. E o resultado não poderia ter sido melhor! Belíssima e dona de uma imponência singular, fica em um dos principais pontos do centro da cidade e tem capacidade para receber até 5 mil pessoas. Se estiver a fim de assistir a alguma missa, fique de olho nos horários, disponíveis aqui.

4. Caminhe pela Avenida Beira-Mar

Crédito: Shutterstock

Avenida Beira-Mar – Fortaleza – Ceará | Crédito: Shutterstock

Principal avenida da cidade e com uma extensão de cerca de 3 km, a Avenida Beira-Mar liga as praias de Iracema e Mucuripe. Rodeada por luxuosos prédios e tendo o mar como um bonito ponto de destaque, ela é ótima para quem curte fazer uma boa caminhada ou correr ao longo da orla. Ou seja: a dica é aproveitar o visual e fazer atividades físicas, OK? Mas também tá liberado andar tranquilamente e captar a essência da capital do Ceará.

5. Fique de queixo caído com o Theatro José de Alencar

O que fazer em Fortaleza Theatro José de Alencar - Fortaleza | Crédito editorial: Antonio Salaverry / Shutterstock.com

Theatro José de Alencar – Fortaleza – Ceará | Crédito editorial: Antonio Salaverry/Shutterstock.com

Referência turística da cidade, o Theatro José de Alencar foi inaugurado em 1910 e é um ícone local nos quesitos cultura e arquitetura. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, dispõe de uma sala de espetáculo de três andares em art nouveau, assim como de auditório e espaço cênico a céu aberto. Para coroar, também abriga o Centro de Artes Cênicas (Cena), o Teatro Morro do Ouro e a praça Mestre Pedro Boca Rica. Vale a pena visitar para conferir uma peça ou então fazer um tour guiado.

6 destinos nacionais para quem ama literatura

6. Assista ao pôr do sol da Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses - Fortaleza - Ceará | Foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Ponte dos Ingleses – Fortaleza – Ceará | Crédito: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Um porto nunca finalizado, a Ponte dos Ingleses oferece uma vista inesquecível do mar. Restaurada em 1994, é excelente para fotos dignas de porta-retratos no fim da tarde. Atualmente conta também com um Núcleo de Proteção dos Golfinhos e uma Torre de Observação de Cetáceos. Apesar de estar em reforma há algum tempo e de a sua estrutura poder ser bem melhor, o pôr do sol costuma ser bem bonito por ali.

7. Curta as praias de Fortaleza

Praia de Iracema Fortaleza Ceara shutterstock 1100655731

Vista aérea da bonita Praia de Iracema, em Fortaleza, no Ceará | Crédito: Shutterstock

Bora curtir um dia inteirinho em frente ao mar? Pois isso não pode ficar de fora da sua listinha de o que fazer em Fortaleza: o destino coleciona praias deliciosas que, com toda a certeza, vão dar um up no seu roteiro. As praias de Mucuripe, Iracema – uma das mais procuradas – e Meireles são exemplos de praias urbanas ótimas para caminhadas e passeios de jangadas. Por outro lado, a Praia do Futuro é ideal para nadar e desfrutar de uma infraestrutura, com barracas que, inclusive, podem contar com piscinas, restaurantes e até playgrounds. Em outras palavras, vale a pena conhecer todas elas.

O que fazer em Jericoacoara (CE): por que visitar o destino

8. Faça um tour guiado pelo Arena Castelão 

Arena Castelão - Fortaleza - Ceará | Crédito editorial: Brastock/Shutterstock.com

Arena Castelão – Fortaleza – Ceará | Crédito editorial: Brastock/Shutterstock.com

O Estádio Governador Plácido Castelo data de 1973. Porém, foi 100% remodelado em 2012 para ficar de acordo com as exigências da FIFA para a Copa do Mundo de 2014. A obra durou dois anos e, após seu término, o chamado Arena Castelão passou a ter 150 mil m² e espaço para 63.903 torcedores com visão completa do campo e arquibancadas cobertas, proporcionando conforto térmico e ventilação adequada. Ainda que você não assista a uma partida, saiba que dá pra fazer uma visita guiada ao estádio desde que agende previamente, OK?

9. Confira o Parque Ecológico do Cocó 

O parque recebe este nome por ser cortado pelo Rio Cocó, que tem bioma de mangue. É considerado a herança ecológica mais importante da capital cearense, uma vez que previne enchentes e reduz a temperatura da cidade. Fica a 7 km do centro de Fortaleza, na região de Papicu. Como é cheio de bosques, áreas verdes, anfiteatro e quadras, é ideal para um passeio durante o dia, pois fecha no fim da tarde. As trilhas ecológicas podem ser feitas pela manhã ou à noite, guiadas por um profissional. Enfim, vale a pena visitar!

Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos

QUE TAL UM BÔNUS?

Canoa Quebrada Aracati Ceara shutterstock 777350152

Tá a fim de uma praia lindíssima perto de Fortaleza? Então conheça a Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no Ceará | Crédito: Shutterstock

Por fim, bem pertinho de Fortaleza, a cidade de Aquiraz guarda um dos principais parques aquáticos do país, o Beach Park. Diversão garantida, conta com mais de 18 atrações que são divididas em três categorias: radicais, moderados e para toda a família. Contudo, cabe ressaltar que a Praia de Canoa Quebrada (no município de Aracati) e Lagoinha (Paraipaba) são outros passeios bem procurados por quem desembarca no destino.

Aquiraz e Cumbuco: por que visitar os dois destinos do Ceará
4 motivos que comprovam que o Beach Park é a escolha certa para feriados

E você, curtiu as nossas dicas de o que fazer em Fortaleza? Quer viajar para a cidade em breve? Então contrate um(a) agente de viagens! Assim você não passa por perrengues, tem suporte durante toda a trip e acesso garantido às melhores dicas.

1 Comentário

  1. Marcos Antônio de Oliveira disse:

    Estou aguardando o término dessa pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0