Portugal: conheça o charme de Porto

Blog Segue Viagem
|

Guia de destino: Porto, Portugal

Uma das mais antigas cidades da Europa, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, Porto divide com Lisboa o posto de destino mais querido dos viajantes em Portugal. É verdade que muitos roteiros incluem visitas a ambas cidades, e realmente vale muito a pena combinar alguns destinos em seu itinerário português, já que tudo é bem pertinho. Porto encanta pelas ruas estreitas e pelo casario colorido da Ribeira, e também pelas construções góticas e barrocas de seu centro histórico.

Comece o passeio pela Praça da Ribeira, onde além de observar o casario, você pode sentar em um dos restaurantes dali e provar o tradicional bacalhau português. O Douro fica logo abaixo, e dá para chegar ao Cais da Ribeira descendo pelas ruas do bairro. Ao lado da praça está o Palácio da Bolsa, onde hoje funciona a Associação Comercial da cidade. Construído em 1842, o edifício sedia também uma série de eventos artísticos e culturais, e está aberto para visitas. Os salões temáticos, como o Árabe, impressionam por seu pé direito alto e pela riqueza dos detalhes de sua decoração.

Portugal: conheça o centro por meio de sua arte de rua

Lisboa: tradição e história na capital portuguesa

De igrejas a praias a um passo de Lisboa

Entre as igrejas, vale destaque para a Igreja Monumento de São Francisco de Assis, uma das mais importantes obras do Barroco, com seu interior feito em talha dourada; a Catedral da Sé, originalmente construída entre os séculos 12 e 13; e a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, cuja lateral é ricamente decorada com azulejos portugueses onde estão pintados desenhos da autoria de Silvestre Silvestri. Os azulejos, aliás, são um atrativo à parte: além da Igreja do Carmo, eles podem ser vistos em outros locais, como a Estação São Bento, a Capela das Almas, a Igreja de Santo Ildefonso e a Igreja de Santa Clara.

Casa da música – Porto – Portugal | Crédito: Marinho Paiva

Um pouco fora deste eixo estão outros dois locais super interessantes de se visitar. Se você curte música clássica, a Casa da Música é o lugar ideal. Além do design arquitetônico curioso, com uma vasta programação de concertos, apresentações do coral da casa e até um ciclo de jazz ao longo do ano. Se o assunto é arte, conheça o Museu de Serralves, focado em arte contemporânea. Seu acervo conta com mais de 1.600 obras em exposição e outras 2.500 em depósito, abrangendo o período que vai dos anos 1960 até a atualidade.

Rio Douro – Porto – Portugal | Crédito: Pixabay

Além de batizar Portugal, Porto também empresta seu nome ao vinho local, famosíssimo nos quatro cantos do mundo. Por toda a cidade, é possível adquirir garrafas de Vinho do Porto, e também fazer degustações nas adegas espalhadas por ali. Um dos vários locais para os amantes da bebida é a Sala de Provas Vinhos de Portugal, instalada no Palácio da Bolsa, já quase às margens do rio Douro. Cruzando a Ponte D. Luís I, você chega à cidade de Vila Nova Gaia, onde está a maioria das adegas e de onde se têm a melhor vista do cais do Porto.

Cheque com seu agente de viagens as possibilidades de passeios em Porto.

Percorra a bela rota Vicentina, em Portugal

Entre uma taça de outra no Alentejo, Portugal

De Alentejo, em Portugal, a uma viagem para as estrelas

Cidades para conhecer no Alentejo, em Portugal

5 motivos para incluir Alentejo em seu roteiro

A região de Alentejo, em Portugal, e sua simplicidade

Portugal: tour gastronômico pelo Alentejo

 


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais