Cidades para conhecer no Alentejo, em Portugal

Blog Segue Viagem
|

Lindas praias, campos, vinícolas renomadas e edificações históricas: a região do Alentejo cobre cerca de um terço de Portugal e tem muito a oferecer. Pensando nisso, fizemos uma lista com os principais locais da região para você incluir em seu roteiro ao planejar uma visita ao destino.

Évora

Évora – Portugal | Crédito: Victor Carvalho

Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, a cidade medieval preserva sua tradição por meio das construções e ruas de pedra. Impressionantes muralhas guardam as charmosas casinhas brancas, erguidas entre os séculos 16 e 18. Além delas, o icônico Templo Romano tem mais de dois mil anos e figura como uma das mais importantes ruínas históricas do país. Já a Capela dos Ossos atrai turistas pela curiosidade. O local foi construído com crânios e ossos por monges franciscanos.

Beja

As edificações e ruelas de pedra da cidade são um mergulho em sua história, que tem início no Império Romano. O Castelo de Beja, fortaleza do século 14, e a villa romana de Pisões que teria sido ocupada entre o século 1°a.C. e 4°d.C., são paradas obrigatórias na visita ao destino.

Mértola

Mértola – Portugal | Crédito: Zone41

Junto ao topo de uma colina que se ergue às margens do rio Guadiana, a cidade repleta de casas brancas fica guardada por uma muralha. Da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o visitante contempla uma das melhores vistas panorâmicas do destino, que ainda abriga o Castelo de Mértola, museus, como o Museu de Arte Islâmico e o Convento de São Francisco. Por estar situada na área do Parque Natural do Vale do Guadiana e próxima ao rio de mesmo nome, Mértola também oferece atividades em meio à natureza, como canoagem e observação de pássaros.

Monsaraz

Castelo de Monsaraz – Elvas – Portugal | Crédito: AFT Comunicação

Situada no cume de um monte, a paisagem consta como o ponto alto de Monsaraz. Os campos de sobreiros e oliveiras somados ao Lago Alqueva formam um cenário lindo, principalmente na hora do pôr do sol, quando a cidade ganha um tom entre dourado e alaranjado.

Vila Viçosa

Vila Viçosa – Portugal | Crédito: EDARF

O destaque da cidade fica por conta do Paço Ducal, um suntuoso palácio erguido entre os séculos 16 e 17 e que, já por fora, atrai olhares pela fachada de 110 metros de comprimento. O interior abriga mobília de época, fazendo a felicidade dos entusiastas de decoração e antiguidade.

 Elvas

Elvas – Portugal | Crédito: Phillip Capper

Instituída Patrimônio Mundial pela Unesco por conta do seu sistema de proteção, fica localizada na fronteira de Portugal com a Espanha. A cidade representa a maior fortaleza abaluartada do mundo, com muralhas e prédios militares. Outro chamariz do destino é o grande aqueduto de oito quilômetros de extensão.

Marvão

Marvão – Portugal | Crédito: Miguel Vieira

Marvão se estende pela Serra de São Mamede e tem seu cenário formado por vielas estreitas, arcos em estilo gótico e casas avarandadas. Em razão de sua localidade, o amanhecer e o pôr do sol são consideradas duas das atrações locais, mas a lista ainda inclui a Praça do Pelourinho, a Torre do Relógio, a Casa do Governador, a Igreja de Santa Maria, o Castelo do Marvão, entre outras.

 Estremoz

Estremoz – Portugal | Crédito: Phillipc

A pequena e encantadora Estremoz também é conhecida como a “Cidade Branca” da região de Alentejo, uma vez que grande parte de sua arquitetura possui o mármore como material. O destino serviu de refúgio para reis e rainhas de Portugal, como Dom Dinis e a rainha Isabel de Aragão e abriga o Palácio Real e a Torre das Três Coroas, onde hoje funcionam a Pousada Rainha Isabel e a Igreja de Santa Maria.

Arraiolos

Arraiolos – Portugal | Crédito: Rei Artur

Quem deseja levar para casa lembranças que vão além de vinhos e delícias gastronômicas locais pode fazer uma paradinha em Arraiolos, conhecida pelos tapetes bordados em lã. As artesãs são vistas em todo canto da cidade, trabalhando em diferentes desenhos. Como todos os destinos listados, a vila de Arraiolos parece ter saído de um filme.

Anotou as dicas? Agora é só fazer a mala e cair na estrada!


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais