5 motivos para incluir Alentejo em seu roteiro

Blog Segue Viagem
|

Desde belas praias banhadas pelo Oceano Atlântico a lindos campos, passando por vinícolas que produzem alguns dos melhores vinhos do mundo e vilas repletas de história e charmosas casinhas brancas: o Alentejo, localizado a apenas uma hora da capital Lisboa, tem muito a oferecer. Por isso, listamos cinco motivos para incluir o destino em seu próximo roteiro de viagem.

Vinícolas

Vinícolas – Alentejo | Crédito: Joana Pais

Conhecido pelos vinhos que produz, o Alentejo é parada obrigatória para os amantes da bebida. Além de saborear os rótulos da região, você poderá participar dos tours promovidos pelos produtores locais.

Gastronomia

A cozinha regional tem como base o pão, o porco e o azeite. Criados livres, os porcos alentejanos têm carne saborosa, utilizada para a produção de presunto e pratos como lombo de porco com mariscos ou que levem carne de porco frita. Outros ingredientes muito comuns na culinária local são carne de carneiro e lebre, queijo de cabra, cogumelos selvagens e aspargos. As sopas também são muito populares. Ao passar por uma cidade litorânea, experimente os pratos preparados com peixe fresco.

Para saber mais sobre a gastronomia alentejana, clique aqui.

 História

Beja – Portugal | Crédito: Bildundso

No quesito tradição, o destaque fica por conta das cidades Évora e Beja. Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, a primeira é um grande museu a céu aberto. Sua história remonta à época do Império Romano e tem o auge no século 15, quando serviu de residência para os reis de Portugal. As charmosas casinhas brancas avarandadas, decoradas com os típicos azulejos portugueses dão charme ao destino, que ainda abriga construções icônicas como a Igreja de São Francisco, ligada à Capela dos Ossos, e o Templo Romano.

Outra cidade com origem no período do Império Romano, Beja preserva sua história por meio de edificações e ruelas de pedra. Entre as mais importantes estão o Castelo de Beja, antiga fortaleza datada do século 14, e a villa romana de Pisões que, acredita-se ter sido ocupada entre os séculos 1º a.C. e 4° d.C. Mas atenção: as visitas ao sítio arqueológico devem ser agendadas na Câmara Municipal de Beja.

Hospitalidade do povo alentejano

Caloroso por natureza e apaixonado por sua terra, o alentejano está sempre feliz em mostrar o que a região tem de melhor. Essa hospitalidade no DNA dos locais faz com que os visitantes se sintam sempre bem-vindos e garante uma viagem feliz, repleta de boas memórias.

Cenários

Quem visita o Alentejo se depara com muitas paisagens dignas de porta-retratos. Planícies repletas de oliveiras, praias lindas e convidativas, construções charmosas e históricas. Assim, não é de se estranhar que o passeio de balão figure como o mais popular para quem passa pelo destino. De cima, os cenários se tornam ainda mais impressionantes. Mas caso tenha medo de altura, não se preocupe, viajantes também podem desbravar as paisagens em passeios de caiaque e barco em um dos diversos lagos alentejanos ou optar por fazer cavalgadas e tours de bicicleta.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais