Tem novidade na área: o uso de máscara volta a ser obrigatório em aeroportos e voos nacionais a partir de 25/11/2022. A decisão veio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como uma forma de prevenção à COVID-19.
No entanto, isso não significa que o serviço de bordo vai deixar de existir, viu? Isso porque os(as) viajantes vão poder retirar a máscara para comer e beber durante o voo.
Afinal, qual máscara usar no avião?
Viagem de avião: qual é o melhor lugar onde se sentar
De modo geral, a máscara terá de ser utilizada por todo mundo com mais de 3 anos. Porém, seu uso está dispensado por parte de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual e quaisquer outras deficiências que dificultem e/ou impeçam de fazer o uso adequado da proteção.
“Mas e quando às viagens forem para o exterior?”, você deve estar se perguntando. Neste caso, o uso da máscara terá de ser respeitado em embarques e desembarques no Brasil.
Esse é um detalhe muito importante, hein! A fim de garantir a proteção dos(as) passageiros(as), o ideal é evitar as seguintes máscaras:
– modelos de acrílico ou de plástico;
– máscaras com válvulas de expiração, incluindo os modelos N95 e PFF2. As máscaras com válvulas são chamadas de “egoístas” porque, embora protejam quem as usa, não impedem que a pessoa, se infectada, contamine quem estiver ao redor por meio de gotículas;
– lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção;
– protetor facial (face shield) sem máscara por baixo;
– máscara do tipo caseira (ou não profissional) com uma só camada.
Acima de tudo, é preciso observar os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002 – Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso. Máscaras de algodão a partir de três camadas protegem até 70% contra a entrada de partículas. Além disso, usar duas máscaras simultaneamente (cirúrgica e de pano por cima) faz com que a proteção suba para 92%.
Como deixar a mala de viagem mais leve
5 dicas de resorts para onde ir no Brasil (e com preço diferenciado)
Como a volta do uso de máscara em aviões e aeroportos pode pegar muita gente de surpresa, compartilhe este post com quem você conhecer.
Ao mesmo tempo, lembre-se sempre: outra forma de aumentar a segurança durante uma trip, seja ela pelo Brasil ou na gringa, é contar com o apoio de um(a) agente de viagens 😉
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL