Muito provavelmente você já ouviu falar no Panamá, o país da América Central que é o paraíso para as compras. Da mesma forma, deve reconhecer o nome Copa Airlines, uma companhia aérea que, veja só, tem origem panamenha. Sendo assim, não é de se estranhar que esta dupla caminhe sempre junto e que esteja tornando o stopover no Panamá a escolha de cada vez mais pessoas.
Mas, calma lá, talvez o termo “stopover” não seja familiar pra todo mundo. Em linhas gerais, este é um diferencial que algumas empresas aéreas oferecem e que permite que o(a) passageiro(a) inclua mais uma ou duas cidades no roteiro mediante o pagamento de uma pequena taxa acoplada à passagem aérea. Isso geralmente se aplica a viagens que tenham algum tipo de escala ou conexão.
A diferença é que, no caso da Copa Airlines, o stopover no Panamá não gera nenhum custo adicional e pode ter duração de até sete dias. E não tem nenhuma pegadinha, não, embora seja preciso se atentar a algumas normas. Vamos conferir cada uma delas a seguir?
Acima de tudo, o Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, é hub da Copa Airlines. Por isso mesmo, sempre tem voos operados pela companhia. No entanto, atenção: o stopover no Panamá só não gera nenhum custo se a solicitação for feita no momento da compra da passagem, OK? Apesar de o benefício ser free, o que fica sob a responsabilidade do(a) turista é o pagamento de uma taxa de cerca de US$ 50, que corresponde aos impostos de entrada e saída do país.
Todas as classes de tarifas dão direito ao stopover no Panamá, exceto a classe promocional T. Portanto, é preciso se atentar a isso no momento da compra, motivo pelo qual a recomendação é fazer todo este processo com o apoio de um(a) agente de viagens. Ao mesmo tempo, vale ressaltar que alterações na passagem, depois de emitido o bilhete, vão refletir também no stopover. Em outras palavras, o(a) viajante terá de pagar uma multa ou a diferença tarifária (se aplicável), por exemplo.
Stopover: o que é e por que vale a pena aproveitar
Quem tiver disponibilidade de tempo pode fazer dois stopovers no Panamá: um na ida, outro na volta. Entretanto, o segundo terá custo de até US$ 250 mais impostos.
Se o(a) passageiro(a) estiver a fim de ficar mais de sete dias no destino, a reserva passa a ser encarada como “Múltiplas cidades”. Ou seja, deixa de ser considerada stopover.
“Mas e a bagagem?”, você pode estar se perguntando. Continua valendo a mesma política de bagagem da Copa Airlines, que permite inclusive levar malas extras a partir do pagamento de uma taxa. Porém, as cobranças serão feitas novamente, no Aeroporto de Tocumen, após o stopover.
Antes de a gente responder a essa pergunta, é válido reforçar que é papel do(a) turista se encarregar de ter em mãos tudo o que é preciso pra entrar no país. Tá aí mais uma razão de por que fechar toda a viagem com um(a) agente de viagens!
Para começar, viajar para o Panamá demanda passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada, bem como o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela. Por outro lado, brazucas não têm que portar visto. Também não há nenhuma medida em vigor relacionada à COVID-19.
Contudo, aqui vai uma dica de amigo(a): nunca é demais confirmar a documentação exigida com a embaixada ou com o consulado para evitar perrengues.
Agora conta pra gente: você já sabia sobre a possibilidade de fazer stopover no Panamá? Conhece alguém que tá pensando em fazer isso em breve? Então não pense duas vezes e compartilhe este conteúdo! Além disso, se estiver com alguma dúvida, deixe a sua pergunta em um comentário que nós faremos todo o corre pra obter a informação. Mesmo porque a sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas 😉
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