Todo mundo que vive no exterior ou realiza uma viagem internacional em algum momento pode precisar acionar o consulado brasileiro. Isso porque este é o caminho indicado principalmente para casos de emissão e perda de documentações (como o passaporte) ou até mesmo em situações de urgência. Sendo assim, é muito importante entender qual é o papel destes órgãos e ter muito claro como eles podem ser essenciais para os(as) viajantes. Quer saber mais? Então continue lendo este post!
Apesar de ser uma dúvida comum, é muito mais fácil de entender do que parece. Em linhas gerais, o consulado é a ponte entre o Estado e a sua comunidade no exterior, que neste caso seriam os(as) brasileiros(as) que estão em território internacional. O consulado é justamente quem vai tratar de emissão de vistos, extradição, hospitalização, documentação e outros problemas que brazucas possam ter no exterior.
Por sua vez, a embaixada é quem media a relação entre o Brasil e outros país, ou seja, é quem cuida da Política Externa. Dessa forma, é ela que vai tratar de assuntos como comércio exterior, meio ambiente e direitos humanos, por exemplo.
No Brasil, há embaixadas e consulados de quase todos os países com quem o nosso país mantém acordos. Ao mesmo tempo, o Brasil conta com 126 embaixadas e 57 consulados ao redor do mundo.
Se você estiver no exterior e não encontrar um consulado brasileiro, mas sim uma embaixada, você pode acionar este órgão para buscar ajuda. Entretanto, caso passe por alguma urgência e não encontre nenhum dos dois órgãos, a dica é acionar embaixadas de outros países.
Como já citado anteriormente neste post, são muitos os serviços prestados pelo consulado, desde situações comuns pelas quais brasileiros(as) podem passar na gringa até casos de emergência. Alguns dos serviços mais “populares” são:
– emissão de passaportes;
– emissão de vistos;
– declaração de reconhecimento da CNH brasileira;
– autenticação de documentos;
– voto nas eleições presidenciais;
– alistamento militar;
– orientações jurídica e psicológica para casos excepcionais e mediante aprovação de utilização do serviço;
– registros civis, tais como casamento, nascimento, falecimento e procurações;
– prisão e extradição;
– orientação e autorização para traslado médico.
Além disso, é importante saber que o consulado funciona 24h por dia, durante sete dias por semana, para situações graves. Em outras palavras, isso inclui acidentes, mortes e casos de prisão de brasileiros(as). Outras questões, como perda de passaporte, por exemplo, devem ser reportadas em horário comercial.
Tá, mas onde encontrar estes consulados? Isso é simples! O governo do Brasil, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, disponibiliza uma lista na qual você consegue identificar onde e como obter atendimento consular no exterior. Este documento indica endereços, horários de atendimento e contatos de todos os consulados brasileiros espalhados pelo globo. Você consegue acessar esta lista clicando aqui.
Curtiu saber mais sobre os papéis do consulado e da embaixada? Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário! Agora é viajar tranquilo(a) e sem medo de perrengues, principalmente se você contar com o apoio de um(a) agente de viagens. Afinal, este(a) profissional te dará todo o apoio antes e durante a viagem, bem como vai garantir as melhores ofertas ?
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL