Regras para ir para o Catar mudam por conta do megaevento de futebol; confira

Quem estiver a fim de ir para o Catar em breve deve ficar de olho nas exigências de entrada no país | Doha, Catar | Crédito: Shutterstock

Quem estiver a fim de ir para o Catar em breve deve ficar de olho nas exigências de entrada no país | Doha, Catar | Crédito: Shutterstock

Quem estiver a fim de ir para o Catar em breve deve ficar de olho nas exigências de entrada no país | Doha, Catar | Crédito: Shutterstock

Quem estiver a fim de ir para o Catar em breve deve ficar de olho nas exigências para entrar no país | Doha, Catar | Crédito: Shutterstock

*Post atualizado às 17h39 de 17/11/2022*

Já começou a contagem regressiva para o segundo maior evento esportivo do mundo! E as autoridades do Catar, país-sede da competição, determinaram que, no período de 01/11 até 02/12/2022, só poderão entrar no destino as pessoas que tiverem ingresso para assistir a alguma partida de futebol. Em outras palavras, quem não portar ingresso só vai conseguir visitar o país a partir de 03/12/2022.

Catar: 7 motivos para conhecer o país do Oriente Médio

Acima de tudo, a medida visa garantir que a entrada e a saída do país sejam feitas com facilidade e segurança durante o megaevento. Sendo assim, quem pretende ir para o Catar neste período deve ficar de olho nessas regras. Mas relaxa, pois nós reunimos aqui as informações divulgadas até agora pelos órgãos responsáveis para tirar todas as dúvidas!

Para ir para o Catar neste período basta portar os ingressos?

Catar Credito editorial Tomacrosse shutterstock 2159339823

Quem curte fotos diferentes vai adorar o estádio em Al-Wakrah, no Catar | Crédito editorial: Tomacrosse/Shutterstock.com

Não. Além da comprovação da compra dos ingressos para pelo menos uma partida de futebol, será necessário:

– apresentar a autorização Hayya Card;

– fazer um pré-registro por meio do portal Ehteraz pelo menos três dias antes da chegada ao destino. Quem quiser pode anexar os certificados de vacinação contra COVID-19, embora sejam opcionais;

baixar o app Ehteraz no celular ao chegar ao país, cuja ativação será feita utilizando o número do passaporte.

Para facilitar, todas as informações sobre as regras de entrada no Catar estão disponíveis neste link.

Ao mesmo tempo, aqui vão mais alguns pontos de atenção:

– recomenda-se levar o resultado de um teste de COVID-19, feito até 48h antes do embarque, caso a pessoa não tenha recebido vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde ou tenha mais de 15 meses desde a última dose. A apresentação será obrigatória em alguns momentos durante a ida ao país, seja para o megaevento, seja para fazer conexão. Portanto, a dica é guardar o resultado em segurança;

autotestes rápidos de antígeno não serão aceitos;

– essas exigências também se aplicam a crianças de seis anos ou mais.

Essas informações podem sofrer alterações pelo governo a qualquer momento. Por isso, é fundamental conferir as atualizações nos canais oficiais até o embarque. 

Atenção: as mesmas regras acima valem para passageiros(as) que compraram voos que passam pelos aeroportos do Catar, seja em conexão ou stopover. Ou seja, até 02/12/2022 a entrada no país só será autorizada se o(a) viajante tiver posse de ingresso para um jogo de futebol e a autorização Hayya Card. Passada esta data, só terão de apresentar a autorização Hayya Card.

Como obter a autorização Hayya Card?

Antes de viajar é preciso acessar este site, clicar no botão “Apply for Hayya” e preencher os dados solicitados, que incluem nome, sobrenome, e-mail e a criação de uma senha.

Uma senha válida por três minutos será enviada para o e-mail que consta no cadastro. Esta senha terá de ser inserida no site para finalizar o login.

Passo a passo: afinal, como tirar o passaporte?

Após se logar no sistema, o(a) turista terá de selecionar a categoria na qual ele(a) se encaixa. Na sequência, é obrigatório inserir no campo ao lado o número do ingresso, bem como compartilhar mais alguns dados. Eles incluem: o upload de uma foto, número do passaporte, data de nascimento, nacionalidade, país de origem, telefone, contato de emergência e endereço.

Vale ressaltar que a obtenção da autorização Hayya Card, bem como toda a documentação e o ingresso para pelo menos uma partida, são de responsabilidade única e exclusiva do(a) viajante, mesmo para os casos em que houve apoio de um(a) agente de viagens – o que é sempre recomendado. Dessa forma, ficam isentas de qualquer responsabilidade as empresas que de alguma forma estiveram envolvidas na venda da viagem (passagem aérea, hotelaria etc.), como a CVC Brasil, por exemplo.

Já tenho a autorização Hayya Card. E agora?

É fundamental conferir se estão corretos todos os dados que constam na autorização Hayya Card. Isso porque já há relatos de pessoas que não conseguiram embarcar devido à discrepância entre os dados que constam na autorização e no passaporte.

Por isso, fica aqui o alerta máximo para seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abrir o aplicativo da autorização Hayya Card;
  2. Clicar no campo com QR Code e nome “Hayya Card” ou no último ícone à direita no rodapé, no qual está escrito “HAYYA”;
  3. Clicar na terceira opção, “HAYYA Entry Permit/Permissão de entrada Hayya“;
  4. Verificar abaixo de “Personal Information” o campo “Full Name” e certificar-se de que está exatamente igual ao nome que consta no passaporte.
  5. Caso exista alguma divergência, como falta de nomes, letras ou nomes abreviados, a solução é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo e-mail  info@hayya.qa ou pelo telefone internacional (+974) 4441-2022. Será preciso compartilhar uma foto da autorização Hayya Card e da página de foto do passaporte.  

Existem exceções à regra?

Sim. De acordo com as autoridades do destino, cidadãos(ãs) do Catar, pessoas com autorização de entrada de trabalho e casos considerados humanitários, entre outros, vão poder entrar no país sem ter de cumprir a etapa anterior.

Entretanto, a autorização Hayya Card será pré-requisito mesmo de quem for fazer apenas conexão no Catar.

Além dos documentos citados acima, para ir para o Catar precisa de visto?

bola de futebol shutterstock 2067914879

Já prepare o coração: busca pelo hexacampeonato começa em 20/11/2022, no Catar | Crédito editorial: kovop58/Shutterstock.com

Geralmente sim. Brazucas podem obter o visto no momento do desembarque no país, o qual dá direito a uma estada de até 30 dias. Porém, devido ao evento, o visto foi temporariamente “substituído” pela autorização Hayya Card.

Contudo, a partir de 23/12/2022 a emissão de vistos voltará ao normal. Para conseguir este documento é só apresentar passaporte com validade de pelo menos seis meses a partir da data de chegada, passagem aérea de saída do destino e reserva de hotel.

Quais são as regras para ir para o Catar a partir de 03/12/2022?

Conforme explicamos logo no comecinho deste texto, visitantes que quiserem passear pelo destino durante o evento, mas que não tiverem ingresso para assistir a uma das partidas, poderão entrar no país a partir de 03/12/2022.

No entanto, ainda assim terão que obter a autorização Hayya Card. Isso pode ser feito por meio do site ou do aplicativo Hayya to Qatar 2022. Além dos requerimentos já citados, todo mundo terá de apresentar a reserva da acomodação e pagar uma taxa de QAR 500 (moeda local) para visitantes maiores de 12 anos.

Quando começa o megaevento de futebol?

Israel: 4 motivos para visitar o fascinante país do Oriente Médio
Dica de viagem: quatro desertos que vale a pena conhecer

O pontapé inicial vai rolar em 20/11/2022, ao passo que o(a) árbitro(a) vai apitar o fim do jogo em 18/12/2022. O Catar vai ser o primeiro país do Oriente Médio a sediar a competição.

Agora conta pra nós: restou alguma dúvida sobre as exigências para ir para o Catar? Então deixe um comentário que a gente corre atrás da informação pra você!

8 Comentários

  1. Olá poderiam reconfirmar a informação do teste , pois em todos os sistemas oficiais de consulta , seja da IATA , Travel Doc , Sherpa , ou do proprio Governo do Qatar , todos são unanimes sobre a não necessidade do teste e nem de vacina para entrada no país.

    • Segue Viagem disse:

      Oi, Marcelo!
      Desculpe o atraso para responder ao seu comentário.

      As regras para entrar no Catar, sobretudo agora, às vésperas do evento, estão mudando com bastante frequência.

      O que a gente sabe é que as autoridades locais estão recomendando levar o resultado de um teste de COVID-19, feito até 48h antes do embarque, caso a pessoa não tenha recebido vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde ou tenha mais de 15 meses desde a última dose. A apresentação será obrigatória em alguns momentos durante a ida ao país, seja para o megaevento, seja para fazer conexão.

      Como o Segue Viagem (este blog!) pertence à CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina, temos recebido muitas informações diretamente de fornecedores e autoridades do Catar. Inclusive, atualizamos este post agora há pouco novamente, com um pedido de alerta para que todo mundo confirme se os dados que constam na autorização Hayya Card estão exatamente iguais aos que constam no passaporte. Já recebemos relatos de pessoas que não conseguiram embarcar por conta de divergências deste tipo.

      O que mais a gente souber sobre isso vamos atualizando aqui, tá?

  2. Olá favor verificar 1

    Estas informações estão desatualizadas !

    • Segue Viagem disse:

      Fala, Marcelo!

      Como o Segue Viagem pertence à CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina, temos um time dedicado a compartilhar conosco informações sobre o Catar, ainda mais agora, às vésperas do evento. Algumas regras têm mudado com bastante frequência, então talvez você tenha acessado o post em um período em que este conteúdo ainda estava sendo atualizado. Inclusive, a última atualização foi feita agora há pouco.

      Mas conta pra mim: qual dado está incorreto? Se você me passar mais detalhes posso correr atrás da info pra você e, acima de tudo, pedir um help para a nossa superequipe, que tem contato direto com fornecedores e autoridades locais. Se for o caso, complemento aqui para que este texto fique o mais redondinho possível 🙂

  3. Neto Mello disse:

    Irei no dia 28/11, mas será uma conexão de 25 horas e gostaria de assistir ao Jogo do Brasil, gostaria de saber se mesmo sendo apenas uma conexao eu precisarei comprovar acomodação, isso será exigido para eu conseguir me cadastrar no Haya Card?

    • Segue Viagem disse:

      Oi, Neto!

      Antes de mais nada, ressalto aqui que você só conseguirá entrar no Catar no dia 28/11 se você já tiver o ingresso pra uma partida de futebol, combinado? Caso você não tenha nenhum ingresso, poderá visitar o país apenas a partir de 03/12/2022.

      Para não correr o risco de te dar uma informação incorreta, sugiro que você dê uma olhadinha nas perguntas mais frequentes envolvendo a autorização Hayya Card: https://hayya.qatar2022.qa/en/web/hayya/faq

      O único ponto é que, como se trata de um site oficial, todas as informações estão em inglês, tá?

      Espero ter ajudado!

  4. Glaucio Machado disse:

    Boa tarde
    Para quem está fazendo apenas transito no Qatar, precisa preencher esse formulario Hayya ?
    Meu destino é Bali.

    • Segue Viagem disse:

      Bom dia, Glaucio!

      Sim, a informação que nós temos é que mesmo quem vai fazer apenas conexão no Catar precisa apresentar a autorização Hayya Card.

      Como essas regrinhas de entrada sofreram várias atualizações nas últimas semanas, pra evitar dor de cabeça talvez seja válido checar com a companhia aérea e principalmente com o Consulado/Embaixada do Catar no Brasil. Assim você tira todas as dúvidas e embarca mais tranquilo, desviando de qualquer perrengue com relação a isso.

      Boa viagem pra você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0