Toronto, Canadá: plural em todos os sentidos

Lago Ontário com o panorama de Toronto ao fundo

Lago Ontário com o panorama de Toronto ao fundo | Crédito: Shutterstock

Uma megalópole onde o mundo inteiro se reúne e é recebido de braços abertos, como velhos conhecidos voltando para casa depois de terem passado muito tempo fora. Essa é Toronto, a canadense de cerca de 2,8 milhões de habitantes que abriga centenas de culturas e ainda assim encontra espaço para acomodar quem está só de passagem.

Tida como a cidade mais populosa do país e a quarta maior da América do Norte, a capital da província de Ontário é detentora de outras peculiaridades fascinantes que cativam de imediato os apaixonados por agito e entretenimento, oferecendo, ao mesmo tempo, uma boa dose de belezas naturais.

Com temperaturas pra lá de negativas nos meses de inverno e que se aproximam dos 30ºC durante o verão, Toronto definitivamente brilha aos olhos dos visitantes, exibindo atrativos que a transformam em um destino completo e sob medida em qualquer estação do ano.

Conheça as principais atrações de Toronto
Por que visitar o Canadá?
Brasileiros poderão visitar o Canadá sem visto

Um ponto de encontro

Levando a sério sua posição de centro financeiro do país, a “The 6ix”, como é apelidada por muitos, concentra verdadeiras riquezas entre imensos arranha-céus e extensas áreas verdes – da magnitude do parque High Park, de 161 hectares, por exemplo –, os quais, juntos, formam o cenário multifacetado da cidade que também é símbolo da diversidade.

Dona de uma arquitetura fantástica, que contrapõe o clássico ao moderno, é justamente nesse quesito que se destacam alguns dos seus cartões-postais mais icônicos: a famosíssima CN Tower (Canada’s National Tower), com seus impressionantes 553 metros de altura e vista panorâmica arrebatadora – além, é claro, da possibilidade de almoçar ou jantar no 360Restaurant, localizado sob uma plataforma giratória gigantesca; o delicioso mercado público de St. Lawrence, onde é fácil encontrar o típico Peameal Bacon, sanduíche à base de carne de porco; o inovador museu Royal Ontario, com uma coleção composta por mais de 6 milhões de artefatos, incluindo o esqueleto montado de um dinossauro; e o primoroso Castelo Casa Loma, monumento palaciano que já serviu de locação para filmes como “X-Men”, “Chicago” e “O terno de dois bilhões de dólares”, entre outros sucessos do cinema.

O lado verde da cidade

Prova viva de que natureza e progresso podem sim conviver em perfeita harmonia, a vibrante Toronto também é um refúgio natural que esbanja encantos, com atrações ecoturísticas para todos os gostos.

Banhada pelo Lago Ontário e cercada por um grupo de ilhas interligadas, na região onde o mar é de água doce as praias são uma ótima pedida para curtir os dias ensolarados. Quem preferir também pode simplesmente contemplar a linda paisagem, que pode ser admirada do Harbourfront Centre, orla urbana que, no verão, ferve de atrações turísticas e esportivas e, no inverno, cede lugar a uma divertida pista de patinação no gelo.

E por falar em programas protagonizados pela inconfundível natureza canadense, se tem um que precisa entrar no roteiro dos aficionados por experiências inesquecíveis é Niagara Falls, mesmo considerando a distância de aproximadamente 120 km (ou algo em torno de 1h30 de carro) que separa a região de Toronto. Com certeza você já ouviu falar do lugar; afinal, a fama que precede as Cataratas do Niágara faz jus à sua beleza inquestionável. Classificadas entre as Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as quedas d’água são hipnotizantes e ganham um aspecto ainda mais majestoso ao serem contempladas dos mirantes e observatórios.

Pausa para a badalação

De status cosmopolita, Toronto não para, o que é uma excelente notícia para quem quer sentir a animação da cidade que abraça uma infinidade de nacionalidades – um exemplo disso é a vizinhança, composta por uma Chinatown, Little Jamaica, Little Portugal, Little Italy e por aí vai.

Com uma relação gigantesca de bares, restaurantes, casas noturnas e polos culturais, entre os endereços mais movimentados do destino estão a Yonge Street, onde fica a pulsante e colorida Dundas Square, e a Queen Street West, um dos points mais ecléticos da região.

E quando a viagem coincide com o período em que a temperatura frequentemente fica abaixo de 0° C? Sem problemas! Nessa época do ano o agito segue intenso, principalmente em Path, um impressionante complexo comercial subterrâneo com lojas, restaurantes, cinemas, supermercados e academias, por exemplo, construído para garantir o entretenimento dos canadenses mesmo nos dias mais gelados. Chegar até o local não é um problema, já que cinco estações de metrô e um terminal de trem estão conectados ao Path, além de dois shopping centers, seis hotéis, 50 prédios e 20 garagens de estacionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0