Montreal, uma canadense de sotaque francês

Montrel - Canadá

Quando o assunto é turismo, a receita para o sucesso da maior cidade da província de Quebec – e a segunda mais populosa do Canadá – é simples: basta misturar a elegância e o charme franceses ao ritmo acelerado dos norte-americanos, adicionar uma pitada de diferentes culturas e pronto! Eis o gosto irresistível da região que é um prato cheio de novos sabores, dentro e fora do campo da gastronomia.

Riquíssima em história, patrimônios arquitetônicos, manifestações artísticas, paisagens naturais e restaurantes fantásticos, a versátil Montreal não precisa se esforçar para encantar os visitantes. Sabe por quê? O amor é sempre à primeira vista.

375 anos de Montreal: 7 atrações que valem a visita
Por que visitar o Canadá?
Brasileiros poderão visitar o Canadá sem visto
Toronto, Canadá: plural em todos os sentidos
Conheça as principais atrações de Toronto

Um tour pelo passado

Fundada em 1642 – ou seja, 225 anos antes da criação do próprio Canadá –, se tem algo que a francesinha da América sabe guardar são boas histórias, muitas das quais são reveladas durante um passeio pelo gracioso Vieux-Montréal (em inglês, Old Montreal), um dos bairros mais antigos da cidade que abriga alguns de seus principais pontos turísticos.

Uma simples caminhada pelos arredores deixa claro que o que não faltam por ali são relíquias. O destaque vai para o lendário Porto Velho, que combina uma paisagem tranquila, coroada por um lindo pôr do sol, com a presença de lojinhas e restaurantes. O lugar se transforma em uma agradável área recreativa no verão, quando ganha uma praia artificial, e em um point divertidíssimo no inverno, momento em que abre espaço para uma pista de patinação. De quebra, vale a pena se deliciar com a vista para o Rio São Lourenço e para a magnífica ponte Jacques Cartier, imperdível em todas as estações do ano.

Basílica de Notre-Dame – Montrel – Canadá | Crédito: Shutterstock

Ao explorar o bairro a pé, outras joias canadenses dão as caras: a emblemática Clock Tower (Torre do Relógio), que se assemelha ao Big Ben londrino; a suntuosa Basílica de Notre-Dame, um dos cartões-postais da cidade, e a memorável Place d’Armes (Praça das Armas), datada do século 17 e que representa um dos inúmeros encontros entre o tradicional e o moderno promovidos no destino. Câmera sempre a postos, hein!

Múltiplas habilidades

Complexo Olímpico de Montrel, no Canadá | Crédito: Shutterstock

Tendo o francês e o inglês como idiomas oficiais, no que diz respeito à cultura Montreal domina as mais variadas línguas e expressões artísticas, as quais podem ser conferidas de pertinho por meio do prestígio e da grandeza do Festival Internacional de Jazz, do aplaudidíssimo Cirque du Soleil, da visitação a museus, como é o caso do Museu de Belas Artes e o Biosphère (interessante já do lado de fora por seu formato de domo, todo transparente), além dos grandes símbolos arquitetônicos, a exemplo do moderno Complexo Olímpico e sua célebre torre inclinada, legítimas obras de arte a céu aberto.

E por falar em céu aberto, outra dica de ouro é gastar boas horas simplesmente passeando pelo majestoso Parc du Mont-Royal (Parque Monte Royal) e se entregar de corpo e alma aos 200 hectares de uma incrível área preenchida pela natureza. No frio, a neve enfeita de branco os caules das árvores; em dias quentes, a dica é se sentar em um dos bancos ou recostar em uma árvore florida e ver o tempo passar. É tranquilidade na certa!

O clássico da ilha

Assim como Toronto, Montreal também tem invernos bastante severos, o que significa que todo lugar mais quentinho e aconchegante é bem-vindo. A boa notícia é que o destino também tem uma espécie de cidade subterrânea superequipada, a RÉSO, tida como uma das maiores do mundo. São quase 30 km de túneis e corredores, onde estão distribuídas mais de 1.500 lojas e 200 restaurantes – em outras palavras, é o paraíso para os amantes de compras e experiências gastronômicas, com estabelecimentos especializados nas culinárias tailandesa, vietnamita, indiana, libanesa e japonesa, apenas para citar alguns exemplos.

RÉSO – Montrel – Canadá | Crédito: Shutterstock

Para completar, o local está ligado a museus, cinemas e shopping centers, oferecendo ampla programação para quem quer fugir do frio intenso. Não é preciso vestir casacos pesados ali dentro, e esse clima ameno, somado às opções de lazer, é um dos grandes responsáveis por atrair 500 mil visitantes por dia.

Você sabia?

Montreal está localizada em uma ilha de mesmo nome, situada no leste canadense, a qual integra a região dos Grandes Lagos da América Norte, bacia hidrográfica que delimita parte da fronteira mais extensa do mundo: a do Canadá com os Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0