Longe da folia: onde passar um Carnaval tranquilo

Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Para quem não gosta da agitação típica do Carnaval, que neste ano acontece dia 13 de fevereiro, ou simplesmente deseja descansar no feriado, o Ministério do Turismo reuniu algumas dicas de destinos com natureza, alguns mais românticos e outros que são famosos pela gastronomia. Há opções para todos os públicos e bolsos ao redor do Brasil.

Confira:

Natureza

As dicas de tranquilidade começam no litoral do Ceará, no destino Icaraí de Amontada, ou simplesmente, Icaraizinho. Essa é uma praia em que os turistas aproveitam a maré calma e as piscinas naturais. O local é considerado rústico e por lá o sinal de celular, por exemplo, é um pouco raro.

Ao viajante que prefere uma aventura na mata, há opções como as chapadas Diamantina (BA), Guimarães (MT) e Veadeiros (GO). Essas regiões possuem cachoeiras, florestas e paredões ideais para a prática de trekking, escalada, rapel, tirolesa, rafting e montagem de acampamentos.

Diamantina x Guimarães: qual a sua chapada?
Conheça a beleza da Chapada dos Guimarães

Romance

Para os casais que desejam passar esse tempo juntos, há dicas no interior de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Sul do País. Quem visita Campos do Jordão (SP) na época de Carnaval, de acordo com o MTur, vai encontrar serviços mais baratos e aproveitar os passeios de teleférico, cavalgadas e visitas a jardins.

Na região serrana do Rio de Janeiro, os casais poderão conhecer cidades com construções históricas, clima ameno, vegetação verdinha e bonitos chalés prontos para hospedagem. Petrópolis, Itaipava e Visconde de Mauá são alguns dos municípios.

Já no Rio Grande do Sul, as cidades de Gramado e Canela são charmosas e oferecem uma gastronomia de vinhos e chocolates que podem ser apreciados em volta da lareira. Na serra catarinense, vale aproveitar o clima sossegado de Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.

Conhecendo Campos do Jordão
Pelas praias da zona sul do Rio de Janeiro
Gramado nas quatro estações
Adrenalina e diversão em Canela

Gastronomia

Queijo Canastra – Minas Gerais | Crédito: Divulgação/ Aprocan

Uma opção indicada aos amantes de boa culinária é a Serra da Canastra (MG), famosa pela sua infinidade de queijos. Nas fazendas da região, o viajante aprende sobre a iguaria e presencia desde a produção até o consumo do alimento. Além disso, é possível levar algumas peças para casa.

Carnaval: é festa no interior de Minas

Calmaria

Mesmo com algumas comemorações de carnaval, há destinos mais leves para aproveitar o feriado em família. Poços de Caldas (MG) e Domingos Martins (ES) são destinos certos para quem tem esse perfil. Na época da folia, Poços atrai as pessoas que buscam diversão em um ambiente tranquilo e acolhedor.

Já em Domingos Martins, a celebração tem “jeitinho de interior”, como a própria prefeitura da cidade classifica. Isso porque, por lá, o som é tradicional, com marchinhas de carnaval executadas pela Banda Campinho, que anima os festejos carnavalescos da cidade há mais de 30 anos.

Espírito Santo e a encantadora Rota do Lagarto
Descubra o interior do Espírito Santo
A diversidade do Espírito Santo

Fonte: Panrotas (Link: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2018/01/longe-da-folia-onde-passar-um-carnaval-tranquilo_152757.html?lista)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0