A história de Santos confunde-se, muitas vezes, com a história brasileira. O povoado criado em 1543 e elevado à condição de vila em 1546 tornou-se ponto de referência no País por seu porto, principalmente ao longo do século 19, com o ciclo do café, e depois acompanhando todos os ciclos econômicos brasileiros. Quem visita a cidade pode conhecer um pouco mais sobre Santos visitando seu centro histórico. Para entrar no clima retrô, faça o passeio com o bonde turístico da cidade.
A linha sai da Estação do Valongo, ali mesmo no centro, e percorre cerca de 40 pontos históricos. O roteiro inclui o Outeiro de Santa Catarina, marco da inauguração da cidade, e funciona das 11h às 17h. Se fizer o passeio de manhã, já aproveite para almoçar no Centro Histórico. E seguir para uma visita ao Museu do Café, também nas proximidades. O edifício foi criado em 1922 para abrigar a Bolsa de Café e Mercadorias e, além do museu, abriga um Centro de Preservação, Pesquisa e Referência, uma área educacional onde são realizados cursos e palestras, e uma cafeteria, claro. Não deixe de provar o cafezinho de lá.
Outro passeio legal saindo do centro é uma visita ao Complexo Turístico do Monte Serrat. De onde se tem uma vista incrível de toda a região. Para subir e visitar o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, há duas opções: os mais corajosos podem encarar os mais de 400 degraus e acompanhar no caminho as representações da Via Sacra; ou utilizar um dos bondes que saem da Praça Correia de Melo. Prepare a máquina fotográfica, porque a subida é rapidinha, cerca de cinco minutos.
Seja para um final de semana ou uma visita rápida durante uma viagem de negócios ou mesmo embarque e desembarque de cruzeiros, pergunte para seu agente de viagens sobre as possibilidades de passeios por Santos.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL