Dicas de passeios em Bonito, no Mato Grosso do Sul

Você disse… passeios em Bonito?

Dicas de viagem para praticar esportes: confira 12 destinos no Brasil

Quem tem vontade de conhecer a cidade, uma das estrelas do Mato Grosso do Sul, levanta a mão! Conhecido mundo afora por sua beleza e por proporcionar intenso contato com a natureza, o destino é o paraíso para quem se amarra em ecoturismo. Afinal, ali dá para curtir banhos de cachoeira, flutuação, praias fluviais e até tours em grutas com lagos cristalinos.

O que fazer em Bonito: destino de ecoturismo do Mato Grosso do Sul

Se você pretende viajar para a região em breve mas ainda não sabe direito o que fazer, então este post vai cair como uma luva. A gente separou aqui algumas experiências que prometem transformar a sua estada em uma aventura superdivertida e energizante.

Primeiramente: Flutuações

Bonito - Mato Grosso do Sul | Crédito: Crisval Tur

Bonito – Mato Grosso do Sul | Crédito: Crisval Tur

Não à toa, a flutuação é a atividade mais popular do destino. Vestindo roupas e equipamento adequados, turistas flutuam ao lado de peixes multicoloridos enquanto são levados pela correnteza.

O segredo está em não encostar os pés no fundo dos rios, onde ficam as algas e corais, pois esse contato deixa as águas turvas e diminui a visibilidade. Mas não se preocupe: quando o cansaço bater, basta recorrer ao barquinho de apoio.

Feriado em Bonito, Mato Grosso do Sul

Aquário Natural 

A combinação entre água límpida, tranquila, quase sem correnteza e vegetação abundante resultou no nome da atração, que realmente lembra um aquário. Esta corresponde à melhor opção de flutuação para iniciantes e crianças. Ou seja: lazer garantido para toda a família, independente da faixa etária, e mais um dos muitos passeios em Bonito para se fazer.   

Rio Sucuri

Conhecido pela transparência, o rio leva esse nome pelas cobras sucuris que às vezes são observadas ali. Além delas, fique atento às margens, já que macacos pulando de galho em galho, lontras e até pequenos jacarés podem ser flagrados no decorrer do passeio. Para garantir a segurança dos visitantes, todos os passeios são realizados, obrigatoriamente, com acompanhamento de guias regionais credenciados pelo Ministério do Turismo. Sendo assim, pode ficar bem tranquilo porque você estará bem protegido. 

Nascente Azul

Em uma aventura que dura o dia inteiro, viajantes combinam a flutuação com momentos de diversão na tirolesa, corda bamba, quadra de vôlei de areia ou se refrescando no balneário Praia da Capela. Isso porque todas essas atividades podem ser realizadas no complexo Nascente Azul, região de estonteante beleza que é parada obrigatória para qualquer visitante. Bônus: os guias são muito bem treinados e garantem uma experiência personalizada. Caso o seu objetivo seja fazer todos os passeios imperdíveis em Bonito, pode acrescentar a Nascente Azul à sua listinha. 

Rio da Prata

Situado em Jardim, município vizinho, é ali onde ocorre a flutuação mais famosa. O percurso de 1,4 km de extensão tem início no Rio Olho d’Água e término no Rio da Prata. Os trechos de corredeira fazem desse passeio o de maior aventura entre os quatro citados. Fique tranquilo e curta essa grande jornada, porque a atividade conta com Sistema de Gestão de Segurança certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Inmetro.

Geralmente, pode-se complementar a atividade com uma visita ao Buraco das Araras, casa de araras-vermelhas e de outras 150 espécies de aves.

Agora, conheça as Grutas

Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul - Bonito | Crédito: Shutterstock

Gruta do Lago Azul – Bonito – Mato Grosso do Sul | Crédito editorial: Vinicius Bacarin/Shutterstock.com

Mais de 200 degraus levam ao lago de um azul exuberante, resultado da incidência da luz do sol. O nado é proibido. Porém, aproveite para contemplar e fazer muitas fotos desse deslumbrante cenário.

Os turistas muitas vezes visitam a Gruta do Lago Azul e as Grutas de São Miguel no mesmo dia. Nesta última, o passeio começa em uma ponte suspensa que leva até a entrada sua entrada e, de lá, degraus auxiliam na descida. O ponto alto são as estalactites e estalagmites que podem ser vistas de pertinho. Portanto, fique bem atento às belezas ao seu redor. 

Seis lugares imperdíveis para visitar em Bonito

Próxima parada: as cachoeiras

Boca da Onça - Bonito - Mato Grosso do Sul | Crédito: Shutterstock

Boca da Onça – Bonito – Mato Grosso do Sul | Crédito: Shutterstock

Estância Mimosa

Um percurso à beira do Rio Mimoso leva a sete quedas d’água e inclui uma plataforma de salto de 6 metros de altura. Aproveite para degustar pratos e doces típicos da fazenda. Em outras palavras, nada de fazer dieta enquanto estiver lá, OK? 

Parque das Cachoeiras

O circuito conta com sete cachoeiras. Cercados por árvores, flores e casa de diversos animais, os caminhos que levam a elas são uma atração à parte. Quem gosta de sentir o coração bater mais forte pode curtir a tirolesa do local.

Boca da Onça

As trilhas passam por 11 cachoeiras, incluindo a Boca da Onça, que, com seus 156 metros, é considerada a maior do estado. Inclusive, nela os turistas radicais podem aproveitar para praticar rapel.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Outro passeio que dura o dia todo. Na parte da manhã, uma trilha de 2 km inclui sete paradas para banho. À tarde, a caminhada de 800 metros reserva três quedas d’água. Durante os percursos existem pontos com trampolins e tirolesas, fora a possibilidade de flagrar araras, tucanos e outros animais. Já sabe, né? Ocasião ideal para fotos de cair o queixo. 

Fazenda Ceita Corê

Em um dia inteiro curtindo a natureza, este tour proporciona, na parte da manhã, uma caminhada de 4 km que passa por 11 cachoeiras, sendo algumas somente para contemplação. Uma parada para o almoço para reabastecer as energias e, na parte da tarde, a visita à nascente do Rio Chapena. Com um pouco de sorte o visitante pode se deparar com capivaras, tucanos, araras e outros animais ao longo do trajeto. Em outras palavras, é imperdível!

Um pouco mais de aventura

Abismo Anhumas – Bonito – | Crédito: Caio Vilela

Abismo Anhumas – Bonito – Mato Grosso do Sul | Crédito: Caio Vilela

Abismo Anhumas

Uma descida de 72 metros em rapel dá acesso à caverna submersa, onde estão disponíveis passeios de barco, mergulho ou flutuação no lago localizado em seu interior. Ou seja, um passeio completo!

Lagoa Misteriosa

No fundo de uma dolina (depressão formada por desabamento) fica uma lagoa de águas claras que leva o nome de Misteriosa porque até hoje não se sabe exatamente sua profundidade. É possível praticar flutuação e mergulho nessa maravilha da natureza.

Por último: Praias

Praia da Figueira - Bonito - Mato Grosso do Sul | Crédito: Divulgação Panrotas

Praia da Figueira – Bonito – Mato Grosso do Sul | Crédito: Divulgação Panrotas

Balneário do Sol

Além de se refrescar no Rio Formoso, turistas desfrutam a boa infraestrutura do local, que conta com piscinas, tirolesa, trampolim, quadras para a prática de esportes, lanchonete, restaurante, churrasqueiras cobertas e redes, por exemplo.

Praia da Figueira

Banho de rio, observação de peixes, testar o equilíbrio em um stand up paddle ou slackline, aventurar-se em um quadriciclo, tirolesa ou passeio de caiaque… Na mesma pegada do Balneário do Sol, existe a Praia da Figueira.

Balneário Municipal

Por fim, quem busca por um dia tranquilo também tem a possibilidade de curtir o Balneário Municipal, contemplar os peixes, relaxar à beira do rio e banhar-se na água.

E você, já teve a chance de viajar para essa região imperdível ou tem outras sugestões de passeios em Bonito? Então conta pra gente, pois assim você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas! Ah, e não se esqueça: se estiver planejando viajar em breve, conte sempre com a consultoria de um agente de viagens. Dessa forma você garante uma aventura tranquila do início ao fim 😉

2 Comentários

  1. Isabel disse:

    Um sonho esse lugar amei e lindo…..

  2. Jane-Carcaca@hotmail.com disse:

    Avise aos turista q nao esta aberto ao publico a gruta lagoa azul…q decpcao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0