5 motivos para visitar Porto Seguro, na Bahia

Porto Seguro - Bahia | Crédito: Shutterstock

Porto Seguro – Bahia | Crédito: Shutterstock

Pedacinho da Costa do Descobrimento, Porto Seguro fica no extremo sul do estado baiano e é um dos locais que mais atraem turistas graças à sua diversidade de atrações. Rica em belezas naturais, fauna, flora, agitação noturna, cultura e história, a cidade atende às necessidades de todos os viajantes que estão em busca de sol, areia e mar. Portanto, motivos não faltam para visitar o destino. Duvida? Então dá só uma olhadinha no conteúdo abaixo!

Atenção: a vontade de viajar vai bater forte ao ler este post, mas, no momento, importante mesmo é se cuidar. Sendo assim, aproveite este tempo para planejar a sua próxima aventura e coloque seus planos em prática mais pra frente. Em todo o caso, consulte um agente de viagens, combinado? 😉

1- Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histório - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Joa Souza / Shutterstock

Centro Histório – Porto Seguro – Bahia | Crédito: Joa Souza / Shutterstock

O agito e os pontos históricos de Porto Seguro

Antes de tudo, que tal um pouco de história? Localizado no alto de uma falésia de frente para o mar, o Centro Histórico é uma das principais atrações da cidade baiana. Tombada como Patrimônio Histórico, a região abriga o Marco do Descobrimento, uma estrutura trazida de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503; a Igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade, construída em 1535; e a Casa de Câmara e Cadeia, museu que reúne artefatos e utensílios de tribos indígenas, demonstrando a vida levada pelos índios antes dos portugueses desembarcarem no país. Ou seja, é uma parada imperdível para aqueles que amam viajar no tempo. 

2- Praias

Trancoso | Crédito: Shutterstock

Trancoso – Bahia | Crédito: Shutterstock

Porto Seguro: Trancoso

Ir a Porto é garantia de se apaixonar pelas praias. Não à toa, o destino é um dos mais procurados pelos praieiros, atraídos pelas águas mornas e pelo sol brilhante, assim como pelas paisagens de tirar o fôlego. Entre as áreas litorâneas que não podem ficar de fora do roteiro de nenhum visitante estão: Praia do Espelho – recheada de falésias vermelhas e piscinas naturais -, Praia dos Nativos – localizada em Trancoso e onde deságua o rio de mesmo nome -, Praia de Pitinga – dona de águas transparentes e corais -, Praia de Taípe – situada em Arraial D’Ajuda e sede da maravilhosa Lagoa Azul –  e a Praia do Mutá que divide Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Enfim, vale a pena conhecer todas elas!

3- Passarela do Álcool

Passarela do Descobrimento – Porto Seguro – Salvador | Crédito: Divulgação TREND

Confira os points noturnos de Porto Seguro

Aposta certeira para curtir a badalada vida noturna da cidade, a Passarela do Álcool (ou Passarela do Descobrimento) é reconhecida por suas casinhas coloridas e diversas barracas vendendo comida, artesanatos, assim como bebidas. Não deixe de dar ao menos uma passada por esse point, seja para jantar ou para provar alguns dos vários drinks vendidos por ali.

4- Gastronomia de Porto Seguro

shutterstock 1760900645

Caruru | Crédito: Shutterstock

Fãs de peixes e frutos do mar vão à loucura neste município baiano. Célebre pela sua moqueca, prato que é o carro-chefe de muitos estabelecimentos, a gastronomia de Porto Seguro mescla características portuguesas, uma pitada da culinária mineira e, de quebra, tem um quê indígena, tripé que constitui a típica (e deliciosa!) comida baiana.

Ao mesmo tempo, acarajé e caruru também são mais algumas das tradicionais opções regionais capazes de deixar qualquer um com água na boca. Para os que não apreciam tanto assim peixes e frutos do mar, a cidade também oferece uma série de outros pratos, como é o caso do sarapatel (preparado à base de miúdos de porco), além de lanches, pizzas, massas e muito mais.

5- Barracas de praia

Por fim, a música baiana. Diversão garantida na Bahia e paradas obrigatórias, as populares barracas de praia são ideais para dias e também nas animadas noites de verão. Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares são as mais famosas da região e oferecem uma programação pra lá de agitada ao longo de toda a semana. Festas com DJs, grupos de axé, dança e luaus, por exemplo, estão entre os principais atrativos. Por isso, vale a pena conhecer todas elas!

Deu pra perceber que Porto é simplesmente irresistível? Então consulte seu agente de viagens e agenda já a sua visita a esse pedacinho do paraíso!

9 Comentários

  1. Eliene da Silva Fonseca disse:

    E.ligu pra me.da instruções e valores reais

    • Segue Viagem disse:

      Acho que não entendi bem sua pergunta 🙁

      Você quer saber pra quem você liga pra saber os valores de uma viagem a Porto Seguro? Se for isso mesmo, nossa dica é sempre consultar um agente de viagens, viu? Esse cara consegue criar um roteiro que seja do jeitinho que você deseja e caiba no seu bolso, além de te dar uma força enorme se algo não sair conforme o esperado. Isso significa que você nunca estará sozinha e que terá apoio antes, durante e depois da sua viagem!

      Caso essa não tenha sido a sua dúvida, comenta aqui de novo, tá?

      • Xavier disse:

        Olaa, tenho uma dúvida, a cidade em relação segurança é boa,? da pra ficar a vontade sem ter que se preocupar com violência?

        • Segue Viagem disse:

          Porto Seguro é bem tranquila nesse quesito, Xavier. Contudo, como se trata de uma cidade muito turística, com um fluxo geralmente alto de visitantes, vale a pena ficar de olho nos seus pertences, combinado?

  2. Dani Rossi disse:

    Olá . Minha dúvida é..se for para morar em Porto Seguro é bom em todos os quesitos ? Segurança ,emprego por exemplo me responde aí obrigada 😗

    • Segue Viagem disse:

      Dani, é difícil responder a essa pergunta sem residir na cidade. O que dá pra afirmar é que Porto Seguro oferece qualidade de vida, contato com a natureza e uma vibe de tranquilidade que grandes metrópoles dificilmente conseguiriam oferecer – isso, claro, excetuando-se os períodos de alta temporada, momentos em que o destino fica bastante cheio.

      A região é, como você já bem deve saber, muito procurada para turismo, figurando como uma das queridinhas baianas. E pudera! Porto Seguro é linda e realmente apaixonante e, pelo menos no que tange à infraestrutura turística, está bem longe de decepcionar. Sobre o quesito segurança, a dica que a gente sempre dá é se manter atento aos pertences pessoais, da mesma forma como faríamos em nossa cidade natal ou em qualquer outro lugar do mundo.

      Desculpe mesmo não poder ajudá-la mais. De toda forma, se quiser mais informações sobre Porto Seguro, sobretudo em relação a pontos turísticos e atrações, fique bem à vontade para usar e abusar do conteúdo do Segue Viagem. Estamos sempre publicando posts relacionados à cidade. Um bom exemplo é este aqui: https://www.segueviagem.com.br/destaques-blog/pontos-turisticos-de-porto-seguro-conheca-os-principais/ 😉

  3. Evelyn Chagas disse:

    Como esta a situação por conta do coronavirus, tenho viagem marcada pro Reveillon mas estamos preocupados como sera ?!

    • Segue Viagem disse:

      Fala, Evelyn! A Prefeitura de Porto Seguro tinha assinado um decreto no mês passado que permitia a realização de grandes festas pra celebrar a virada do ano. Na última semana esse decreto foi suspenso, mas ainda está permitido promover festas no Ano-Novo, apesar de agora elas estarem limitadas a 200 pessoas. De uma forma ou de outra, os organizadores garantem que todos os protocolos de saúde e segurança serão seguidos à risca e, segundo a Prefeitura, haverá fiscalização sobre o uso de máscara e o correto cumprimento do distanciamento social.

      As notícias mostram que Porto Seguro conduziu bem a pandemia no primeiro semestre, embora o número de casos tenha crescido recentemente não só lá, mas na Bahia como um todo. Até onde nós sabemos, barracas de praia, hotéis e restaurantes, por exemplo, continuam abertos, ainda que tenham que trabalhar com capacidade reduzida a fim de evitar aglomerações.

      O que nós podemos dizer é: use sempre a sua máscara, procure lugares mais “reservados”, higienize bem as suas mãos com água e sabão/álcool gel e evite colocar as mãos no rosto. Medidas simples podem fazer toda a diferença e ainda garantem a sua segurança e a segurança de outras pessoas que viajam com você – além de evitar disseminar a doença para as pessoas à volta. Uma coisa é fato: Porto Seguro continua linda e nenhuma pandemia vai tirar o seu brilho <333

      Depois sinta-se bem à vontade pra voltar aqui e contar pra gente como foi, combinado?

  4. Sebastião Santos Silva da Bahia disse:

    PORTO SEGURO

    Na travessia do oceano da vida
    surgem ondas e tempestades.
    Nós até remamos contra a maré,
    mas há calmarias de felicidades.

    Na viagem da vida
    precisamos repousar.
    Procure Porto Seguro,
    que lhe garante encantar.

    Suas praias são paradisíacas,
    de água morna e transparente,
    ornadas de matas e coqueiros
    com falésia ou areia reluzente.

    Porto Seguro é um paraíso
    e o verão dura o ano inteiro.
    O Sol não tem férias na Bahia,
    Acolhendo gringo e brasileiro.

    A natureza foi generosa
    com tanta beleza no mar.
    A cidade antiga é uma graça,
    você precisa ver pra confirmar.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0