Tudo pronto para definir a próxima viagem? Pois aqui você vai encontrar mais um destino nacional de tirar o fôlego. Ele fica na Bahia e tem tudo o que é preciso para garantir um sorriso no rosto: céu ensolarado, mar azul cinematográfico e uma natureza estonteante. Até a localização é privilegiada: na Ilha de Tinharé, a apenas 63 km de Salvador. Sem mais delongas, descubra agora mesmo o que fazer em Morro de São Paulo!
Por que visitar a Península de Maraú, na Bahia
5 motivos para visitar Porto Seguro, na Bahia
Mas calma aí! Antes de prosseguir, é muito válido ressaltar que o apoio de um(a) agente de viagens é fundamental para uma viagem dos sonhos. Até porque dessa forma a trip ganha mais segurança e tranquilidade 😉
Vamos ao que interessa em uma ilha: praia. Quem escolhe Morro de São Paulo para passar as férias ou curtir alguns dias de descanso tem à disposição praias bastante diversificadas. Aliás, você sabia que elas são nomeadas por ordem numérica? Saca só a seguir!
Tá a fim de para praticar esportes? 12 destinos no Brasil
A Primeira Praia é indicada para quem se amarra em esportes, como surfe, kitesurfe, mergulho com cilindro e até mesmo caiaque. Porém, o grande destaque é a tirolesa, uma das maiores do Brasil, com 350 metros de extensão e 70 metros de altura. Em seguida, a Segunda Praia concentra muitas opções de restaurantes, barracas e meios de hospedagem.
Acha que acabou? De forma alguma! Isso porque a Terceira Praia, logo depois, conta com uma passarela perfeita para caminhar à beira-mar durante a maré alta. E a vista é bem bonita, viu? Portanto, dá pra tirar bastante foto do entorno.
Agora, para aqueles(as) que preferem praias mais desertas, a Quarta e a Quinta Praias – esta última chamada também de Praia do Encanto – não decepcionam. Além de abrigarem rica vida marinha, a água é bem quentinha e tranquila.
Mas as praias não se resumem de um a cinco, não! A Praia da Gamboa é, com certeza, a representação impecável da natureza e fica bem perto do centro de Morro de São Paulo. Rústica, dá pra chegar até ela por meio de trilhas de 25 minutos que proporcionam muito contato com a flora local. Afinal, elas guardam a maior reserva de bromélias da Bahia. Contudo, também dá pra ir pra lá por passeios de barco.
Um dos diferenciais da Gamboa é o fato de contar com paredões de argila, que ajudam a compor sua beleza extraordinária. Inclusive, o(a) viajante que estiver por ali pode (e deve!) aproveitar para desfrutar do banho de argila. Sabe por quê? Simples! Ele promove a limpeza e a hidratação da pele e, assim, faz com que ela fique lisinha e muito macia. Nada mau, né?
Aqui neste post a gente comentou sobre a tirolesa de Morro de São Paulo, uma das maiores do país. Para acessá-la, é preciso subir até o Mirante da Tirolesa e criar coragem para encarar sua altura. Mas, ó, pode acreditar: o friozinho na barriga rapidinho se transforma em diversão, já que ela termina na Primeira Praia. Para completar, a vista dali de cima é espetacular.
Onde ir na Bahia: descubra Ilhéus, Itacaré e Maraú
Cartão-postal do destino, o Forte, oficialmente batizado de Fortaleza de Tapirandu, foi construído no século 17 para proteger a região da invasão holandesa. Muito visitadas, as ruínas são um dos melhores lugares para curtir o pôr do sol. Ao mesmo tempo, a região em torno é muito bonita, o que a torna fantástica para um tranquilo passeio.
Ah, e fique de olho no mar: vira e mexe aparecem golfinhos por ali, arrancando risadas do público com suas acrobacias divertidas.
Guarde bem essas palavras: a Toca do Morcego deve fazer parte do roteiro. Mesmo porque a localização privilegiada desse bar e restaurante permite assistir ao pôr do sol mais lindo de Morro de São Paulo na companhia de drinks e pratos apetitosos. Acredite, o cenário que se desenrola diante dos olhos é de tirar o fôlego!
Mas, peraí, quais são os estados do Nordeste do Brasil?
Uma vez na região central, aproveite para visitar o Casarão, construção histórica que em 1859 hospedou D. Pedro II e, hoje, é uma lembrança do período colonial. Além disso, o point conta com uma vista panorâmica, funciona atualmente como uma pousada e ainda é famoso pela comida. Ou seja, é um ponto turístico imperdível, né?
Outro lugar que vale a pena conhecer é a Igreja Nossa Senhora da Luz. Finalizada no início do século 19, sua construção é puro reflexo da influência do barroco. Em um português bem claro, ela rende fotos lindíssimas – por isso, a dica é manter a câmera por perto, OK? Em seu interior é possível conhecer um pouco melhor a história da ilha, contada por meio de um painel.
Por fim, as ruas Caminho do Farol e Caminho da Praia, assim como as praças Aureliano Lima e Amendoeira, são ótimas opções para curtir a noite.
Para viajar pelo Brasil: veja alguns dos destinos mais bonitos do país
Afinal, por que visitar Trancoso, na Bahia?
Enfim, já deu pra perceber que não faltam opções de o que fazer Morro de São Paulo, né? Caso você tenha algum outro lugar pra sugerir, deixe um comentário! Vamos adorar ter a sua opinião aqui!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL