O que fazer em Belo Horizonte: 5 motivos para visitar a capital de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais | Crédito: Luis War / Shutterstock.com

Belo Horizonte - Minas Gerais | Crédito: Luis War / Shutterstock.com

Quando a gente fala em Minas Gerais, a gente logo pensa em comida boa e em destinos cheios de história pra contar, não é? Pois a capital mineira segue a mesma linha. Por isso, a gente selecionou algumas dicas porretas de o que fazer em Belo Horizonte e arredores. Se prepara, pois nossa listinha inclui os principais cartões-postais!

Pontos turísticos de Minas Gerais em 11 destinos imperdíveis

Caso esteja planejando sua primeira visita à cidade, ótimo, porque este post pode ajudá-lo(a) a decidir o que fazer, especialmente se o tempo for curto. Mas, se você já teve a chance de conhecer a região, não desanima, não, e conta pra gente nos comentários como foi! Assim você nos ajuda a enriquecer este conteúdo e, de quebra, pode esclarecer as dúvidas de outro(a) viajante.

5 dicas de o que fazer em Belo Horizonte e arredores

1. Visitar o Instituto Inhotim

Inhotim - Brumadinho | Crédito: Shutterstock

Trecho de uma das partes do Instituto Inhotim, em Brumadinho – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Quando a gente mescla arte e natureza você sabe qual é o resultado? Pois então anote aí: o Instituto Inhotim. Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, o local foi aberto na década de 1980 e reúne um extenso acervo com obras, pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e vídeos, entre outros itens. São mais de 20 galerias de arte situadas em jardins muito bonitos, que ocupam uma área de 20 km².

O que fazer em Tiradentes: 8 dicas para curtir a cidade mineira

Como tem bastante coisa para ver – e pode acreditar que todas elas valem a pena -, dificilmente você conseguirá fazer tudo em único dia. Dito isto, vale dizer que o ideal é reservar pelo menos dois dias para explorar o lugar. Isso porque há três rotas que podem ser feitas – a pé ou com o apoio de carrinhos elétricos – e porque certamente você vai querer parar para apreciar a paisagem e fazer muitas fotos. Uma dica, inclusive, é curtir um final de tarde nos gramados, à beira de um dos muitos lagos que fazem parte do Instituto, assim como tomar um cafezinho em uma das lanchonetes espalhadas pelo lugar.

OK, OK, a gente sabe: o Inhotim não fica em Belo Horizonte, mas sim em Brumadinho, a cerca de 60 km de distância. De toda forma, o point ajuda a complementar a experiência de quem vai pra BH e é uma ótima sugestão pra quem estiver de carro, por exemplo, e não estiver com o relógio muito apertado.

2. Circular pelo bairro da Pampulha

Crédito: Marcelo Rosa

Vista do complexo da Pampulha, em Belo Horizonte – Minas Gerais | Crédito editorial: Marcelo Rosa/Shutterstock.com

Tá a fim de contemplar magníficas obras arquitetônicas? Então este é o lugar, já que ele reúne obras que são frutos do incansável trabalho de Oscar Niemeyer. Todo o complexo foi criado com o objetivo de se tornar referência para a arquitetura brasileira. E assim aconteceu. Quem circula por ali consegue admirar os mais variados edifícios nos arredores da lagoa, entre eles a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e o Museu de Arte da Pampulha.

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você já conhece?

Entretanto, o destaque vai para o ícone da capital mineira, a Igreja São Francisco de Assis. Ela combina a notável arquitetura de Niemeyer com a delicadeza e a sensibilidade das pinturas de Candido Portinari. Já pensou? Tudo fica ainda mais charmoso com as obras de Alfredo Ceschiatti, August Zamoyski, Paulo Werneck, José Alves Pedrosa e do paisagista Roberto Burle Marx. Em outras palavras, se você está definindo o que fazer em Belo Horizonte, não tem como deixar um passeio pela Pampulha de fora.

3. Curtir a vibe da Praça da Liberdade

Crédito: Clarissa Pacheco

Recorte da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte – Minas Gerais | Crédito editorial: Clarissa Pacheco/Shutterstock.com

Antes de qualquer coisa, vamos aos fatos: a Praça da Liberdade foi inspirada no imponente Palácio de Versalhes, na França. Só isso já dá uma ideia de como o lugar é bonito, certo? Certíssimo! O local é apaixonante, sobretudo por conta dos seus belos jardins decorados com fontes. Sua construção remonta ao período entre 1895 e 1897 e teve como objetivo abrigar a sede do poder mineiro.

Rodeada por prédios como o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais Vale e o Palácio da Liberdade, ela é considerada um dos maiores centros culturais do Brasil e é sede de um importante circuito cultural. Tanto que, em 1977, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

Durante a sua viagem, que tal fazer uma caminhada por ali no final da tarde ou, então, ver os astros por meio do telescópio do planetário do Espaço Tim UFMG?

4. Conhecer o Mercado Central (e comer muito!)

Belo Horizonte - Minas Gerais | Crédito: Divulgação / Embratur

Sem dúvidas, a gastronomia mineira é uma das mais aclamadas do nosso país. Sendo assim, nada de dieta enquanto estiver por lá, hein? | Crédito: Divulgação / Embratur

Feijão tropeiro, tutu, galinhada, queijo, goiabada, doce de leite, cachaça e muitos outros sabores da variada culinária belo-horizontina são atrativos imperdíveis para os turistas. Neste sentido, o Mercado Central é parada obrigatória para quem quer provar esses deliciosos quitutes e para embarcar em uma jornada em meio aos temperos mineiros. Em funcionamento há mais de 80 anos, são mais de 400 lojas que ofertam alimentos, bebidas, artesanatos e objetos tradicionais da cultura do estado.

Dica: se você se amarra em experimentar coisas novas, dê uma chance ao fígado com jiló, uma iguaria mineira clássica que pode ser encontrada no Mercado Central.

O que fazer em Ouro Preto: um passeio pela história local 

5. Dar um giro pelos museus de Belo Horizonte

Tabela Periódica - Museu das Minas e do Metal - Belo Horizonte | Crédito: Jomar Bragança

Recorte de uma das exposições presentes no Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte – Minas Gerais | Crédito editorial: Jomar Bragança/Shutterstock.com

Levanta a mão quem adora visitar um museu durante uma viagem! Pois aqui vão mais algumas opções para incluir na sua lista de o que fazer em Belo Horizonte. Em primeiro lugar, vale a pena conhecer o Museu de Artes e Ofícios. O nome já entrega tudo: ele exibe instrumentos de trabalho de diversas profissões existentes entre os séculos 18 e 20, incluindo sapateiros, garimpeiros, marceneiros… Além disso, ele traz consigo um diferencial bem bacana: é o primeiro empreendimento do Brasil dedicado 100% ao tema do trabalho e dos ofícios. De quebra, apresenta um projeto arquitetônico muito bonito. O tour é muito interessante.

Ao mesmo tempo, o Museu Histórico Abílio Barreto não decepciona, ainda mais aos fãs de história. Seu objetivo é perpetuar a história de Belo Horizonte por meio de exposições e atividades culturais e educativas. Para mergulhar ainda mais os visitantes nesta volta ao passado, o museu fica dentro de um casarão de 1883 muito bem preservado. Já o Museu das Minas e do Metal conta a história da mineração e da metalurgia de uma forma bem lúdica. No total, são 18 salas e 45 exposições. O museu fica no Prédio Rosa, na Praça de Liberdade (conforme já mencionamos), de 1897, e combina os estilos neoclássico e art nouveau. Ou seja: cair de amores pela sua arquitetura faz parte do passeio;

Estrada Real: veja quais cidades visitar e viaje de volta ao Brasil Colônia

E aí, o que achou das nossas dicas de o que fazer em Belo Horizonte? Se animou a visitar a cidade mineira? Então consulte um(a) agente de viagens, uma vez que, assim, você garante um passeio tranquilo do início ao fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0