Determinadas, fortes e independentes, uma coisa é fato: as mulheres estão cada vez mais percorrendo o mundo só com a própria companhia. Por aqui já falamos de destinos seguros para elas aproveitarem muito e dicas para a segurança. Agora, o próximo item da lista é a saúde dessas aventureiras. Mas não encana, não, porque as nossas dicas são bem tranquilas de serem seguidas e, ao mesmo tempo, ajudam a evitar muita dor de cabeça lá na frente. Vem com a gente!
1. Pesquise bastante sobre o destino
Está pensando em viajar para curtir o verão ou o inverno? Pois não importa qual seja a escolha, uma coisa é sempre superimportante: pesquisar sobre o destino. Clima, altitude, fuso horário, gastronomia local e horário de funcionamento do transporte público são informações que precisamos ter na ponta da língua a fim de nos prepararmos para a aventura. Sabe por quê? Bem, já imaginou viajar para um lugar conhecido pelas temperaturas baixas sem saber disso e acabar ficando doente, por exemplo? Ninguém merece! Outra dica de ouro é contratar um agente de viagens. Assim você fica por dentro de tudo do destino, recebe toda a assistência na hora de criar um roteiro e evita qualquer tipo de perrengue.
2. Fique de olho nos avisos da Anvisa
Pode até parecer exagero, mas vale dar uma olhada no site da Anvisa para checar se existe alguma exigência de vacina ou se o país está passando por um surto de alguma doença específica. Como faz isso? Basta acessar o site, clicar na aba “Exigências de viagem” e selecionar o destino para onde você embarcará. Detalhe: muitos países exigem que o viajante apresente o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra a febre amarela. Portanto, atente-se a esses detalhes e mantenha a sua carteirinha de saúde em dia.
3. Check-up é sempre muito importante
Antes de embarcar é válido dar uma passadinha no seu médico e no dentista, já que tratamentos dentários costumam ser mais caros fora do Brasil. O ideal é fazer o check-up pelo menos 30 dias antes de pegar a estrada, pois assim dá tempo de realizar todos os exames. Ah! Caso tome algum remédio controlado, essa também é a oportunidade de pegar aquela receita que você precisa para manter seu tratamento durante o passeio. Lembre-se: fazer um check-up é essencial ao menos uma vez por ano, então cuide bem de você mesmo, hein?
4. Carregue sua própria farmacinha
Todos odiamos quando aquela dor de cabeça ou no estômago resolve aparecer, certo? Mas isso não precisa ser motivo para pânico, não. Uma forma de garantir o alívio rápido e seguro desses imprevistos é ter a sua farmacinha particular. Dessa forma você poderá tomar o seu medicamento de costume, evitará ter de ir até uma farmácia e, ao mesmo tempo, não correrá o risco de não encontrar o remédio apropriado. Termômetros, band-aids, esparadrapos, antialérgicos e remédios contra enjoos, por exemplo, são outros itens indispensáveis.
5. Hidrate-se o tempo todo
Não é porque você está viajando que deve deixar de beber água, OK? Indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo, mantenha sua garrafinha sempre por perto e hidrate-se ao longo de todo o passeio. Beber água pode te ajudar bastante a aliviar o calor, o cansaço e a boca seca, por exemplo.
6. Não se esqueça do repelente
Muitos lugares ao redor do mundo têm doenças causadas por picadas de insetos. Então, leve o seu repelente e use-o por toda a parte do corpo que ficar exposta. Além disso, verifique se a hospedagem escolhida conta com telas de proteção e utilize roupas compridas nos passeios em contato com a natureza.
7. Atente-se à gastronomia local
A diarreia é um dos principais problemas de saúde durante viagens, mesmo porque nem sempre nosso organismo sabe lidar com temperos e alimentos diferentes. Se você for alérgico a algum ingrediente específico, dobre a atenção sempre que for comer. Visando evitar esses problemas e não correr riscos de ingerir algo contaminado, procure se informar sobre o estabelecimento e o cardápio. Ao mesmo tempo, higienize as mãos antes das refeições e use o seu bom senso para escolher onde comer.
8. Contrate um seguro-viagem
Independentemente do destino escolhido, seja ele nacional ou internacional, aposte em um seguro-viagem, porque ele vai beneficiar você em diversos fatores. Além de garantir atendimento médico local, alguns planos oferecem cobertura para extravio de bagagem, acompanhamento familiar em caso de problema de saúde, retorno antecipado e prorrogação da estada, entre outros.
E aí, o que você acha de viajar sozinha da próxima vez, agora que já sabe desses cuidados básicos com a saúde? Conta pra gente nos comentários, inclusive se você tiver alguma dica que nós não mencionamos!
Ah, e não se esqueça de sempre consultar um agente de viagens antes cair na estrada, viu? Dessa forma você garante uma trip tranquila do começo ao fim.
Gostei muito das dicas, lamento ter perdido as primeiras dicas d viajar sozinha. Tem como eu ver?
Claro, Maricelia! Seu pedido aqui é uma ordem 🙂
Aqui a gente preparou um guia com dicas pra mulheres que querem viajar sozinhas e em segurança: https://www.segueviagem.com.br/geral/o-guia-da-mulher-aventureira-dicas-para-viajar-sozinha-com-seguranca/
Já esse é um post com dicas de destinos para esse tipo de viagem: https://www.segueviagem.com.br/destino-internacional/viajar-sozinha-5-destinos-imperdiveis-para-mulheres/
Não sei se te ajuda, mas esse post reúne algumas das principais dúvidas dos viajantes: https://www.segueviagem.com.br/destaques-blog/o-que-todo-viajante-precisa-saber/
E, como você se interessou por um post de saúde, talvez goste desse aqui também: https://www.segueviagem.com.br/destaques-blog/destinos-para-desestressar-e-relaxar-a-mente/
Espero ter ajudado!