Roma: saiba como conhecer o papa

Vaticano - Roma

Vaticano – Roma | Crédito: Shutterstock

Você já deve ter ouvido aquele ditado português “É como ir a Roma e não ver o papa” em algum momento da sua vida, não é mesmo? Caso esteja embarcando para a Itália e não queira passar pela frustação que a frase aponta, anote essas dicas que o Segue Viagem separou especialmente para você.

Simpático e muito cativante, o papa Francisco pode ser visto na cidade do Vaticano em dois dias diferentes: às quartas-feiras, durante a “Udienza Generale”, dia em que ele passa pertinho do público no papamóvel, e aos domingos, quando aparece da janela da biblioteca para a celebração do Angelus. Ambas as ocasiões têm lugar na Piazza San Pietro.

Udienza Generale

Udienza Generale – Vaticano | Crédito: Shutterstock

Momento de encontro do líder religioso com seus fiéis, a cerimônia é realizada a partir das 10h. O ideal é chegar o quanto antes, já que Francisco costuma percorrer os corredores com seu veículo antes do início do ato e pode começar a passeata a qualquer instante.

Para ficar na área cercada, na qual são disponibilizadas cadeiras para o público se sentar,  é necessário adquirir um convite no Vaticano. Existem duas formas de solicitá-lo diretamente à Prefeitura da Casa Pontifícia: uma delas é por meio do envio de um formulário por correio ou fax e, a outra, tentando a sorte no dia da audiência.

Caso opte pela segunda alternativa, chegue bem cedo e vá até o oficial da Guarda Suíça no Portão de Bronze, localizado ao lado direito da entrada da Piazza San Pietro, e pergunte se ainda há tickets. Caso tenha, você poderá retirar na mesma hora a quantidade que desejar.

Se não conseguir os bilhetes, dá para assistir à audiência de qualquer forma, mas de uma área em que não há cadeiras para se sentar. Nesta situação, pode ser que você também consiga um ótimo lugar para vê-lo, já que o papamóvel passa no meio das duas áreas. Existe uma exceção: se no dia da audiência o clima não estiver favorável, o evento é transferido para dentro do Vaticano, na Sala Delle Udienze de Paolo VI, tornando o convite obrigatório por conta da limitação do espaço.

Uma dica: leve algum objeto pessoal para ele abençoar.

Angelus

Angelus – Vaticano | Crédito: Shutterstock

Um dos cerimonias mais esperados pelos fiéis, o Angelus consiste em uma antiga oração católica. Esta celebração tem início a partir das 12h e pode ser vista da janela da biblioteca do Vaticano, prédio que fica ao lado direito da Piazza San Pietro.

Para este dia não é necessário convite, mas é importante, mais uma vez, chegar cedo para garantir um lugar privilegiado. Apesar de, nesta ocasião, só dar para observá-lo de longe, vale a pena a visita, pois a energia ali é incrível e, o momento, inesquecível.

É essencial verificar a agenda papal no site do Vaticano e se certificar de que o papa Francisco não está em algum evento ou visita em outro país ou cidade. Desta forma, é possível também ficar sabendo se ele vai realizar alguma missa nas igrejas próximas de você; caso isso aconteça, aproveite mais esta oportunidade para encontrá-lo!

É importante ressaltar que estas celebrações e audiências são gratuitas: não existe cobrança alguma pelos convites e nem pela entrada ao Vaticano e à Basílica de São Pedro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0