Guia de Destinos

O que fazer em Roma – Itália

Conheça Roma, a cidade eterna.


Atrações Imperdíveis

Patrimônio Mundial da Unesco e o cartão-postal mais famoso de Roma, o Coliseu é um dos maiores ícones arqueológicos do mundo. Símbolo do Império Romano, teve sua construção iniciada em aproximadamente 70 d.C., durante o mandato do imperador Vespasiano, e ...

Um pequeno país dentro de Roma, o Vaticano é uma daquelas paradas mais do que obrigatórias para quem passa pela Cidade Eterna. Considerado o menor Estado independente do mundo, nele está a famosa Piazza de San Pietro, local em que ...

Espetacular é pouco para definir esta fonte, uma das principais atrações de Roma. A Fontana di Trevi foi projetada por Nicola Salvi durante o império de Vespasiano e é a maior de toda a cidade, recebendo o nome de “trevi” ...

Galeria de Fotos

Pontos Turísticos

Conheça Roma

Roma é um dos destinos mais famosos da Europa, seja por sua importância histórica, pelo charme de suas ruas, por sua tradição gastronômica ou por seus inúmeros museus. A capital italiana foi elevada a este posto em 1870 e suas origens remontam ao ano 753 a.C., fazendo com que a cidade seja testemunha viva da história, quase um museu a céu aberto. Também chamada de Cidade Eterna, o destino recebe milhões de turistas de todas as partes do mundo anualmente.

Atrações noturnas

Especialmente nos dias mais quentes, as praças no centro da cidade, como a Piazza delle Copelle, Piazza della Rotonda, Piazza Trilussa e Piazza Santa Maria, são um grande ponto de encontro para um drinque. Quem busca bares e baladas pode ir para a Via Marmorata ou o bairro de San Lorenzo.

Para jantares seguidos por aquela esticadinha em algum pub, o bairro de Tratevere é uma ótima pedida. Os jovens costumam aproveitar a região de San Lorenzo, local onde fica a universidade.

Compras

Em Roma, até as lojas são históricas – há uma lista de lojas tão tradicionais, de restaurantes a marcas internacionais, que fazem parte do legado da cidade. Dá para conferir a lista aqui: www.negozistoricieccellenza.it. Lojas famosas e grifes de luxo estão instalados no bairro de Tridente, nas vias Condotti, Borgognona e Frattina. A cidade também conta com grandes redes de lojas de departamento, como a Coin e a La Rinascente.

Calendário de eventos importantes

Festa da Befana (janeiro)

Carnaval Romano (fevereiro)

Settimana dei Beni Culturalli (abril)

Natale di Roma (abril)

Feiras de Verão (junho/julho/agosto)

Como chegar

A cidade tem dois aeroportos, o Leonardo da Vinci/Fiumicino, onde chega a maioria dos voos internacionais, e o Ciampino, que costume receber voos domésticos e de outras localidades da Europa.

A melhor época para visitar Roma

Julho e agosto são os meses de mais calor e alta temporada. Prefira a primavera (março a junho) e o outono (setembro a novembro), quando as temperaturas são mais agradáveis e ainda há sol para aproveitar a cidade.

Informações extras

Sites oficiais

www.comune.roma.it (em italiano) / www.turismoroma.it (em espanhol e inglês)

Idioma oficial

Italiano

Visto

Não é necessário visto para permanecer durante 90 dias no país como turista. Os brasileiros devem entrar no país com passaporte com validade de no mínimo seis meses, e com comprovante de contratação de seguro/assistência de viagem para emergências.

Vacinas

A Itália não exige nenhum certificado de vacinação dos brasileiros.

Fuso horário em relação ao horário de Brasília

4 horas a mais.

Desconsiderar o horário de verão em ambos os países.

DDI

+39

Código de acesso da cidade

06

Telefones úteis

Polícia: 0646861

Emergência: 112

Informações turísticas

Moeda

Euro

Câmbio

R$ 4,36 (Última atualização: 21/02/2019 às 09:53:26)

Gorjetas

A gorjeta normalmente já é somada à conta, principalmente nos restaurantes e bares. Se estiver satisfeito com o serviço, também é comum arredondar a conta.

Internet

Grande parte dos hotéis oferece conexão gratuita à internet para seus hóspedes. Operadoras de telefonia, como a Tim, vendem cartões pré-pagos para quem preferir ter internet 3G em seu smartphone.

Segurança

Bem policiada e segura, Roma tem os mesmos problemas de outras grandes cidades. Por isso, evite andar com objetos de valor à vista, e fica atento a seus pertences. As grandes multidões facilitam a ação de batedores de carteiras. Quando for comprar ingressos e tíquetes de transporte, sempre o faça em postos autorizados e oficiais. O mesmo vale para os táxis – escolha sempre os veículos regulamentados e assinalados como tal.

Voltagem e tomadas

220V com tomada tipos C, F e L.

Tomada tipo C | Crédito Shutterstock.com
Tomada tipo F | Crédito Shutterstock.com
Tomada tipo L | Crédito Shutterstock.com

 

Telefone local de emergências

112

O que não pode faltar na bagagem

Roupas e sapatos confortáveis para andar pela cidade. Se for no verão, não esqueça o protetor solar.

Consulado brasileiro

Piazza Navona, 14 – 00186 – Roma (RM)

Piazza Navona, 14 - 00186 - Roma